CURIOSIDADES

Ponto quente: como usar esse conceito na sua padaria?

Escrito por Massa Madre Blog
16 de setembro de 2019

Oferecer pão quente a toda hora é um grande diferencial de qualquer padaria, mas calcular a quantidade de pães em cada fornada é uma tarefa quase impossível. Afinal, o movimento da padaria sofre grandes influências de sazonalidade, tanto ao longo do ano quando em um mesmo dia, tendo picos de clientes em momentos específicos.

É aí que o ponto quente entra como um grande aliado do negócio. Afinal, ele é uma forma de oferecer o pão quente quando o cliente quiser, de acordo com a demanda do consumidor.

Quer saber o que é ponto quente e como usar esse conceito na sua padaria? Então, leia e descubra mais sobre o assunto!

O que é o ponto quente?

O ponto quente é um conceito utilizado nas padarias que se refere ao processo de assar o pão no momento em que é solicitado pelo cliente. Isso é possível com a aquisição ou preparo de pães pré-assados, que levam poucos minutos no forno para ficarem prontos.

Como é preparado o pão oferecido no ponto quente?

Você pode estar se perguntando: como é possível assar pães rapidamente? A resposta para isso está na metodologia de preparo e tipo de massa utilizada nesses produtos.

Os pães são preparados até o início do assamento. Nesse momento, você interrompe o processo no meio para armazenar o pão pré-assado. Para garantir a qualidade do produto, é preciso que, após retirado do forno, o pão passe por um processo de ultracongelamento.

Esse último processo é realizado por um equipamento chamado ultracongelador. Ele é capaz de reduzir a temperatura de produtos alimentícios muito rapidamente, de forma a congelarem em alguns minutos. Esse processo é o que garante as características físicas e nutricionais do produto, ao contrário do congelamento tradicional.

Após o ultracongelamento, o pão deve ser armazenado em uma câmara fria até o momento de ser assado. Dessa forma, quando o cliente solicitar o pão quentinho, basta colocar no forno por poucos minutos, e você terá um produto de excelência para conquistar os consumidores.

Quais os diferenciais do ponto quente para os clientes?

Para os clientes, o ponto quente gera uma série de benefícios. O primeiro deles está relacionado à possibilidade de eles terem acesso ao pão quente a qualquer momento. Portanto, ao entrar na sua padaria, eles já sabem que sairão com um pão de qualidade e pronto para ser consumido.

Além disso, a massa do pão também é um diferencial. Para o ponto quente, é preciso investir em uma massa mais hidratada. O resultado é um pão perfeito, macio por dentro e crocante por fora.

E para a padaria, quais os benefícios de usar o ponto quente?

Para a padaria, os benefícios também são enormes. O fato de ter o diferencial do pão quente a qualquer momento já permite que a sua padaria se posicione no mercado à frente da concorrência.

Uma outra vantagem é contar com o pão sendo assado como um atrativo para os clientes. Quando você assa o pão na hora, mantém o cheiro de pão novo, quase irresistível para muitas pessoas, o tempo todo. Além disso, o cliente pode ver o pão sendo assado. Tudo isso atrai os consumidores e aumenta as suas taxas de fidelização, potencializando os lucros do negócio.

Porém, as vantagens ainda vão além. Quando você investe no conceito de ponto quente, pode parar de produzir os pães na sua própria padaria para comprá-los de uma indústria. Isso reduz custos do negócio e aumenta o espaço disponível para que você invista em uma loja inovadora a atraente para os consumidores. Também é possível agilizar o processo de produção com o uso do ponto quente, tornando a sua padaria mais eficiente.

Como usar o conceito do ponto quente na sua padaria?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios de adotar o ponto quente na sua padaria, é hora de entender como fazer isso. Confira as nossas dicas de ouro!

Faça orçamentos

Comece pesquisando o preço dos pães pré-assados em indústrias especializadas. Você pode investir em diversos tipos de pão, desde o tradicional francês até alguns diferenciados. Faça orçamento, teste produtos e busque identificar qual o melhor fornecedor para a sua padaria.

Tome decisões sobre a produção de pães

Quando você investe em ponto quente, tem uma decisão muito importante em mãos. Afinal, precisa entender se vale mais a pena produzir os pães pré-assados ou comprá-los de um fornecedor especializado.

Nesse aspecto, é importante considerar que a produção desse tipo de produto exige espaço e equipamentos especializados. Além disso, é preciso capacitar a equipe para fazer os pães da forma correta, garantindo a qualidade.

Portanto, coloque na ponta do lápis e entenda se esse investimento realmente vale a pena. Afinal, ao comprar de uma indústria especializada, você pode obter os mesmos resultados com economia de recursos, tempo e energia da sua equipe, enxugando a produção da sua padaria.

Invista em equipamentos de qualidade

Mesmo quando você decide comprar os pães de um fornecedor, é importante investir em alguns equipamentos para implementar o ponto quente. A qualidade dessas máquinas é um dos diferenciais que garantem que o seu pão chegue em perfeito estado até as mãos do cliente.

O primeiro equipamento necessário é a câmara fria ou armário refrigerado. Isso, porque os pães precisam ser armazenados a baixas temperaturas para garantir sua integridade física e nutricional.

Além disso, é essencial que você invista em um forno de qualidade, capaz de assar pequenas ou grandes quantidades de pão, assegurando a qualidade do produto. Aproveite e considere colocar o forno em um local visível na sua padaria, como forma de criar um diferencial para o negócio e atrair ainda mais clientes!

O ponto quente é um conceito recente no mercado das padarias, mas que vem se mostrando como um grande diferencial para esse tipo de negócio. Agora que você já entende mais sobre o assunto, aproveite para fazer os cálculos e começar a implementar esse conceito!

Não deixe de conferir nossas dicas para otimizar o seu processo produtivo!


Massa Madre News


2019

Alimentação fora de casa 2019: 8 tendências para seu negócio
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes
Massa Madre Blog

COOKIES

Produtos de padaria: veja 4 itens que não podem faltar!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Afinal, quanto custa abrir uma padaria?
Quanto custa abrir uma padaria? Será que vale mesmo a pena investir nisso? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Massa Madre Blog

BRANDING

Manual de identidade: um guia de branding para sua padaria
Quer saber como constituir a marca da sua padaria? Confira os pontos importantes neste artigo.
Massa Madre Blog