fbpx
CURIOSIDADES

Padaria artesanal: veja como montar a sua com sucesso!

Escrito por Massa Madre Blog
19 de setembro de 2019

Quando se fala em empreendimentos do setor alimentício, contar com produtos de qualidade, personalizados e com ingredientes naturais é uma necessidade e demanda da maior parte dos clientes. É nesse contexto que a padaria artesanal ganha espaço no mercado, sendo uma ótima oportunidade de negócio.

As padarias artesanais estão passando por um momento de expansão, mas, para garantir o sucesso, é essencial que você conte com equipamentos de qualidade, capazes de potencializar a produção sem perder em qualidade. Esse pode ser o diferencial da sua padaria, garantindo a credibilidade da marca perante o mercado.

Quer saber como montar uma padaria artesanal de sucesso? Continue a leitura e descubra!

A infraestrutura que suporta os melhores pães artesanais

Para montar uma padaria artesanal, o primeiro passo é montar a estrutura perfeita para fazer os seus pães. Afinal, você precisa de um espaço adequado tanto para a produção quanto para o comércio dos produtos.

Descubra agora as nossas dicas de ouro sobre o assunto!

Pense no tipo de padaria e local

Inicialmente, é essencial que você tome decisões sobre o modelo de negócio da sua padaria artesanal. Entenda quem é o seu público e como deseja realizar as suas vendas. Afinal, esses são elementos essenciais para que você tome a melhor decisão sobre onde abrir o seu comércio.

O primeiro passo aqui é se a sua padaria terá ou não balcão. Isso, porque é possível que você abra uma padaria apenas para entrega. Também entenda qual a melhor região da cidade para iniciar o negócio e o tamanho de loja de que você precisa.

Conte com mesas para o trabalho

Com o local definido, é hora de preparar a infraestrutura para o início das atividades. Nesse aspecto, você precisa instalar mesas de trabalho, em que os pães serão confeccionados. O material indicado para essas mesas é o alumínio, uma vez que é resistente e de fácil limpeza, garantindo a higiene dos produtos.

Além disso, instale também mesas de apoio, ou seja, locais que servirão de suporte à produção.

Tenha um estoque de secos

Para produzir os seus pães, você precisa comprar grandes quantidades da farinha que será utilizada. Portanto, lembre-se de reservar um espaço limpo e em boas condições para estocar os secos.

Conte com armários e prateleiras

Quando o pão sai do forno, é preciso contar com um local para armazená-lo até que ele esfrie e possa ser embalado. Além disso, você também precisa reservar espaços adequados para armazenar os pães prontos para serem vendidos. Portanto, adquira bons armários e prateleiras para colocar os pães.

Lembre-se do balcão expositor e de cobrança

Se você optou por uma padaria de balcão, é preciso investir também em um local para expor os seus produtos. Portanto, instale, na loja, um balcão expositor que seja coerente com o estilo da padaria e chame a atenção para os seus pães. Um balcão de cobrança também é necessário.

Os equipamentos que possibilitam a sua produção

Com a infraestrutura pronta, é hora de descobrir quais são os equipamentos essenciais para a sua produção. Isso, porque esse é um tipo muito específico de padaria, exigindo equipamentos de qualidade para garantir que os seus pães saiam do forno com qualidade impecável!

Os equipamentos que possibilitam a sua produção são:

Masseira

Para produzir uma grande quantidade de pães, é essencial que você conte com uma masseira de qualidade. O equipamento deve ser grande o bastante para misturar os ingredientes do seu pão artesanal, porém precisa se ajustar ao espaço de produção da padaria.

Além disso, lembre de levar em consideração a qualidade da máquina e as normas de segurança, uma vez que a masseira precisa cumprir algumas exigências para garantir que não oferece riscos a quem a opera.

Câmara fria

Quando você está produzindo os seus pães, é preciso contar com uma câmara para armazenar as massas prontas e garantir que o crescimento delas seja interrompido até o momento de assá-las. Afinal, quando você deixa a massa do pão em temperatura ambiente por muito tempo, corre o risco de que ela passe do ponto e perca em beleza e qualidade. Essa é a função da câmara fria.

Caso você tenha uma produção muito pequena, pode substituir esse equipamento por um armário refrigerado, mais compacto e com a mesma função.

Forno de lastro

Como você sabe, quando está assando os seus produtos, o ideal é que o forno não seja aberto até que eles estejam prontos. Por isso, o forno de lastro pode ser o mais indicado para você.

Ele consiste em um forno composto de 3 ou mais câmaras individuais. Além de mais moderno e tecnológico, é possível controlar cada uma das câmaras individualmente, garantindo qualidade impecável para os seus pães artesanais.

Estufa para fermentação

Quando se fala em pão artesanal, a fermentação é o processo-chave para garantir a qualidade dos seus produtos. Por isso, é essencial que você também conte com uma estufa para fermentação de qualidade, garantindo que os seus pães fermentem perfeitamente.

Utensílios que não podem faltar na sua padaria artesanal

Com a cozinha montada e equipada, é hora de adquirir os utensílios que não podem faltar para a produção dos seus pães artesanais. São eles:

  • assadeiras, que podem ser de diversos tamanhos e tipos, dependendo do formato dos seus pães;
  • espátula;
  • luva térmica;
  • faca;
  • embalagens plásticas ou sacos de pão para preparar o produto para o consumidor.
  • bannetons, tecidos, ou ambos?

A padaria artesanal está em alta no mercado, e a tendência é que ela ganhe cada vez mais clientes, que buscam por produtos personalizados e de qualidade. Apesar de não existir receita pronta para o sucesso, o planejamento, a dedicação diária e equipamentos de qualidade são ótimos ingredientes para o êxito do seu negócio. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a montar a sua padaria artesanal de sucesso!

Se você tem interesse em conhecer mais detalhes sobre os equipamentos necessários para esse tipo de negócio, aproveite a sua visita ao nosso blog e leia nosso próximo artigo para descobrir agora mesmo quais são os 15 principais!


Massa Madre News


2019

Alimentação fora de casa 2019: 8 tendências para seu negócio
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes
Massa Madre Blog

COOKIES

Produtos de padaria: veja 4 itens que não podem faltar!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Afinal, quanto custa abrir uma padaria?
Quanto custa abrir uma padaria? Será que vale mesmo a pena investir nisso? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Massa Madre Blog

BRANDING

Manual de identidade: um guia de branding para sua padaria
Quer saber como constituir a marca da sua padaria? Confira os pontos importantes neste artigo.
Massa Madre Blog