fbpx
CURIOSIDADES

Entenda os principais pontos de atenção sobre a fiscalização sanitária em sua padaria

Escrito por Massa Madre Blog
10 de junho de 2019

Quando você atua na indústria alimentícia, deve seguir uma série de normas e leis relacionadas à qualidade dos produtos e segurança para os consumidores e trabalhadores. Na sua padaria a situação não é diferente. É preciso que você entenda os principais pontos de atenção sobre a fiscalização sanitária e adote estratégias eficientes para seguir à risca o que é proposto pela legislação.

Quer saber quais são eles e como seguir cada um? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

Estrutura física da padaria

Existem diversas exigências relacionadas à forma como o ambiente de uma padaria deve ser organizado para atender às normas da vigilância sanitária. Em primeiro lugar, é importante instalar lavatórios para que os colaboradores higienizem mãos e braços sempre que forem manipular os alimentos. Eles precisam conter pia, sabão e álcool para garantir a higienização adequada.

Outras normas também devem ser cumpridas. A caixa de gordura, assim como os vestiários, devem ser posicionados distantes do local de manipulação de alimentos. Além disso, toda a estrutura deve ser impermeável, lisa e de fácil higienização, incluindo paredes e pisos, assim como bancadas e pias utilizadas para manipular os alimentos. A ventilação também precisa ser ampla, mas sem atuar diretamente nos alimentos.

Um dos itens mais cobrados das padarias é relacionado ao local onde a farinha de trigo é armazenada. Ele deve ser protegido contra roedores e insetos. Por fim, todo o layout e estrutura física da sua padaria deve ser aprovada pela vigilância sanitária antes que você comece a atuar.

Equipamentos

A sua padaria contém uma série de equipamentos que também deve estar de acordo com as normas da vigilância sanitária. Os fornos, por exemplo, precisam ter um sistema de exaustão para evitar que a temperatura do ambiente fique muito alta.

Além disso, as masseiras precisam estar protegidas, de forma que só funcionem com a tela de proteção acionada, para evitar acidentes envolvendo os colaboradores. De forma semelhante, os equipamentos como cortadores de frios também precisam conter um sistema de proteção contra acidentes.

Nesse aspecto, vale consultar a NR 12, que regulamenta acerca da higiene dos equipamentos de quem atua na área alimentícia. Ela exige que os equipamentos sejam higienizados periodicamente. Além disso, os recipientes que contém alimentos precisam ser feitos de material transparente.

Colaboradores

Há também normas de vigilância sanitária referente à equipe que trabalha com os alimentos no estabelecimento. Esse é um outro elemento ao qual você deve ficar atento para garantir a higiene e qualidade dos produtos que são feitos em sua padaria.

Em primeiro lugar, é importante que esses colaboradores tenham acesso à uniformes limpos, que devem ser brancos e trocados diariamente. Eles também devem utilizar toucas para prender os cabelos, botas, luvas e avental.

Não é permitido o uso de esmalte ou unhas grandes. Além disso, também não se deve utilizar joias e maquiagem durante a manipulação de alimentos na sua padaria.

Uma forma de garantir o cumprimento dessas normas é criar um checklist para que os colaboradores sigam todas as exigências antes do início do turno de trabalho dentro da sua padaria.

Documentação

Alguns documentos são exigidos para que a sua padaria funcione dentro das normas da vigilância sanitária. Em primeiro lugar, é preciso obter o alvará de funcionamento do município, que autoriza que o negócio funcione.

Além dele, é importante também solicitar a licença sanitária, que é emitida pela secretaria de saúde da cidade. Também é importante que a sua padaria tenha um Manual de Boas Práticas, que deve indicar aos colaboradores quais são as ações que eles devem realizar para garantir as melhores condições de higiene e qualidade aos produtos da sua padaria.

Por fim, é importante que você esteja atento aos rótulos dos produtos. Todos precisam conter data de validade e ingredientes utilizados. Dependendo da mercadoria, outros elementos são exigidos e a ausência deles pode gerar uma série de penalidades para o seu negócio.

Higiene

Quando se trabalha com alimentos, é essencial evitar qualquer tipo de contaminação dos produtos, antes, durante e depois da produção. É aí que entram as normas relacionadas à higiene que devem ser cumpridas pela sua padaria.

Você deve evitar que os produtos das áreas de recebimento de mercadorias, local no qual eles ainda não foram higienizados após o transporte, cruzem com os que estão nas áreas limpas, ou seja, de produção. Toda mercadoria que entra no setor de manufatura deve atender aos padrões mínimos de higiene e não pode contaminar esse setor da padaria.

Todo o local da produção deve ser lavado periodicamente, incluindo paredes e pisos. É por isso que eles precisam ser de um material liso, resistente a essas lavagens ao longo do tempo. Também não podem apresentar rachaduras ou vazamentos que indiquem contaminação do local por agentes externos.

Além de proteger o local de armazenamento da farinha, também é importante adotar práticas para evitar que qualquer tipo de praga urbana tenha contato com a área de produção de alimentos da sua padaria. O lixo também deve ser retirado diversas vezes por dia, de forma a não entrar em contato com os alimentos que estão sendo produzidos.

Por fim, é importante que todo o local seja pintado com cores claras, que evidenciem a limpeza. Os locais que não estão esterilizados e adequados para a preparação de alimentos devem estar isolados e, sempre que um colaborador passar de um para outro, deve higienizar novamente as mãos e braços, de forma a evitar a contaminação.

Trabalhar com alimentos é coisa séria. Afinal, você está lidando com a saúde e nutrição dos clientes da sua padaria, sendo sua responsabilidade garantir que todos sejam preparados nas melhores condições possíveis.

Seguir as normas de fiscalização sanitária é uma forma de cumprir essa tarefa. Com isso, além de evitar multas e outros prejuízos para a sua padaria, você ainda garante produtos de qualidade e em boas condições para os clientes.

Quer continuar recebendo dicas sobre fiscalização sanitária e outros assuntos para melhorar a produção e as vendas da sua padaria? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba novidades diretamente no seu e-mail!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

Pães veganos: veja as opções e receitas para saborear no dia a dia
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Guia completo sobre a química do pão e seus diferentes tipos
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Padaria no final de ano: 5 estratégias para o seu sucesso!
Massa Madre Blog

2019

Alimentação fora de casa 2019: 8 tendências para seu negócio
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes
Massa Madre Blog