PADARIA
GOURMET
PANIFICAÇÃO
PÃO
KNOW HOW
MMB

Padaria gourmet: descubra como funciona essa nova tendência

15 MAIO,2017

 

Em praticamente cada esquina das grandes cidades brasileiras, lá está ela, com seus pães fresquinhos e cafés quentes para ajudar a começar bem o dia. Quase um patrimônio nacional, a padaria faz parte do dia a dia dos brasileiros. 

 

Seja para comprar o pão francês do café da manhã ou o bolo do fim da tarde, ir à padaria é uma tradição que tem se firmado cada vez mais no Brasil. Como os consumidores do país andam mais exigentes com a qualidade da alimentação e com o valor agregado dos serviços que adquirem, esse estabelecimento ganhou um novo status.

 

A padaria gourmet oferece aos clientes mais do que pães, bolos e rosquinhas. Nela, o público encontra tudo o que precisa para café da manhã, almoço, jantar, lanches, confraternizações e todas as ocasiões que se possa imaginar.

 

Para entender um pouco mais sobre essa tendência que tem ganhado o país, separamos algumas informações e curiosidades. Acompanhe!

 

Padaria gourmet: bons produtos para todas as horas

 

Broa de fubá quentinha, comida japonesa, pizzas italianas e croissants franceses super crocantes. O que todos esses produtos têm em comum?

 

Podem ser encontrados em grande parte das padarias gourmet do país, cuja ideia principal é oferecer produtos de qualidade, com apresentação impecável e uma grande variedade no cardápio. 

 

Se formos simplificar, a ideia da padaria gourmet é unir comodidade, qualidade e praticidade. Tudo isso em um ambiente bem decorado e agradável, que seja convidativo para um almoço de negócios durante a semana e, também, para um café da manhã demorado com a família aos domingos.

 

Além do cardápio extenso, com o objetivo de atender a um consumidor bem exigente, esses estabelecimentos investem em atendimento personalizado e ingredientes de origem segura. Cada detalhe é planejado com atenção e cuidado pelo dono, que está sempre pensando em agradar a clientela.

 

Gourmet X tradicional: as principais diferenças

 

Assim como nas casas tradicionais, o pão continua sendo a grande estrela da padaria gourmet. Porém, os novos estabelecimentos buscam por diferenciais que atraiam, agradem e conquistem um público exigente. 

 

Normalmente, os empreendimentos gourmet apostam em ingredientes finos para fornecer produtos sempre frescos e artesanais. Além do tradicional pãozinho, eles também contam com opções para diversos momentos.

 

Assim, eles acabam se transformando em uma espécie de ponto de referência da região, onde o consumidor sabe que encontrará uma enorme gama de bons serviços e produtos.

 

Tendências

 

Outro ponto em que as padarias gourmets se diferenciam das tradicionais é, justamente, a inovação. Enquanto as casas habituais se apoiam na tradição e em costumes passados por diversas gerações, as gourmets devem sempre trazer novidades que se adaptem às tendências — não só as do mundo gastronômico. 

 

Para alcançar o sucesso, o proprietário de uma padaria gourmet também deve estar por dentro dos perfis e das preferências de consumo do seu público no que diz respeito à ambientação, ao atendimento e muito mais. 

 

De olho nos detalhes: como montar um negócio nessa área

 

Colaboradores

 

Para iniciar o seu negócio de panificação gourmet, é importante investir, antes de tudo, em uma equipe qualificada. Busque por funcionários com certificação e experiência, mas que também tenham um perfil sociável e saibam atender bem ao público.

 

Como o atendimento personalizado é importante em uma padaria gourmet, preocupe-se, também, com a qualidade de vida de seus colaboradores e com um bom ambiente de trabalho.

 

Decoração

 

A decoração é outro ponto que deve ser considerado ao se montar uma padaria gourmet. Clientes exigentes esperam um ambiente aconchegante, funcional e agradável. Por isso, é importante contratar um designer de interiores que pensará no espaço como um todo.

 

Móveis planejados e artigos decorativos são bons aliados nesse momento. Arranjos de mesa com flores também são bem vistos pelo público, além de ajudarem a refinar ainda mais o local.

 

Equipamentos 

 

A tecnologia é outra grande aliada dos negócios gourmet. Como os consumidores esperam produtos frescos e rápidos, é importante investir em alguns equipamentos que podem ajudar a agilizar o trabalho na cozinha. Procure por marcas de qualidade, com experiência e relevância no mercado.

 

Fornos industriais 

 

Para garantir uma boa variedade de produtos sempre frescos, é preciso otimizar a produção. Os fornos modulares ainda permitem a confecção de várias fornadas simultâneas, com estabilidade na temperatura e rapidez. 

 

Estufas de fermentação

 

Esses utensílios podem ajudar a otimizar e acelerar o processo de fermentação de pães em geral. Além disso, permitem que o processo aconteça em um ambiente adequado, seguro e higiênico. 

 

Fornecedores

 

Outra preocupação relevante de quem está montando uma padaria gourmet de sucesso é procurar fornecedores de confiança. Em um estabelecimento onde se espera sempre por bons produtos, é preciso saber de onde vêm os ingredientes e, assim, garantir a qualidade, além de prezar por uma boa relação com os fornecedores. 

 

Cases de sucesso

 

Le Vin Boulangerie

Inaugurado no ano 2000, esse bistrô bem conhecido em São Paulo desde 2008 produz, hoje, pães artesanais de qualidade para os clientes e para diversos outros estabelecimentos da cidade. Segundo o proprietário, Francisco Barroso, a preferência é por pontos próximos ao seu negócio (no bairro Jardins) para, assim, garantir o frescor dos produtos.

 

Le Pain Quotidien

Fora do Brasil, o conceito das padarias gourmet já é bem conhecido pelo público. A Le Pais Quotidien é uma rede belga que faz sucesso desde a década de 80 e, hoje, possui franquias em diversos países. No Brasil, foi trazida pelos empresários Xavier Pipart e Ricardo Rinkevicius.

 

Marie-Madeleine: 

Trata-se de outro estabelecimento com influência estrangeira. Sob o comando da chef Izabel Pereira da Silva, com consultoria do padeiro francês Jean-Louis Clément, a Marie-Madeleine é conhecida pela qualidade dos croissants.

 

A casa aposta em produtos sem fermentos químicos e, por isso, investiu em uma equipe qualificada, ambientes climatizados e uma estufa de fermentação para acelerar esse processo. 

 

Mão na massa

 

Os casos de sucesso não param de surgir por todo o país. E a receita é muito simples: variedade no cardápio, produtos de qualidade, ambiente agradável e atenção com o atendimento ao cliente. Com esses 4 pilares considerados, o negócio tem tudo para se firmar cada vez mais. 

 

Gostou do conteúdo de hoje? Agora que você já sabe como funciona uma padaria gourmet, que tal conhecer as principais curiosidades do pão sírio?

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >