PROGRAMAS DE CULINÁRIA
CONFEITARIA
PANIFICAÇÃO
TV
KNOW HOW
MMB

7 programas de culinária que você precisa assistir

11 OUTUBRO,2017

 

Você já notou que, de uns tempos para cá, foram surgindo na televisão diversos programas de culinária no mundo inteiro e com especialidades diferentes?

 

Sejam eles reality shows, episódios educativos ou competições entre profissionais, o fato é que esses programas são capazes de oferecer ao telespectador novas técnicas gastronômicas, permitindo, assim, que ele adquira mais conhecimento e aprenda com outros cozinheiros.

 

Pensando nesse assunto, resolvemos apresentar no post de hoje alguns dos principais programas de culinária que você precisa conhecer. Lembre-se de que neles existem profissionais da área ou cozinheiros amadores que têm muito a oferecer. Ficou curioso? Continue a leitura do artigo! 

1. Que seja doce

 

Tradicionalmente constituído por três grandes jurados (Carole Crema, Roberto Strongoli e Lucas Corazza) e um apresentador que também é chef de cozinha (Felipe Bronze), o “Que seja doce” é um programa nacional que passa na GNT.

 

Nele, três confeiteiros disputam o prêmio final em basicamente três etapas, que se passam em um único episódio de cerca de 1 hora. A primeira se trata da apresentação aos jurados dos próprios confeiteiros, que levam de casa um doce que os representam.

 

A segunda é uma prova realizada com um tema específico sobre a história da confeitaria e com tempo controlado. Nela, os participantes apresentam os pratos feitos no programa e um deles é eliminado.

 

Na última etapa, já com apenas dois confeiteiros, ocorre uma nova prova com um tema específico. Os participantes devem fazer outra preparação e, depois, apresentá-la para os jurados. No final, há apenas um ganhador, que leva para a casa o troféu do “Que seja doce”.

 

2. Ace of Cakes

 

Exibido no Food Network, Ace of Cakes” (ou “O Mestre dos Bolos”) é um programa americano comandado especialmente por Duff Goldman, grande chef confeiteiro.

 

Com um elevado número de temporadas, os episódios mostram a produção em grande número de incríveis bolos artísticos, todos feitos em um curto período de tempo.

 

O trabalho é realizado pelo chef confeiteiro juntamente com a sua equipe, sempre buscando uma descontração dentro da cozinha para aliviar toda a tensão. Além disso, o profissional é conhecido por usar utensílios não-convencionais em suas criações, como serras elétricas e lixadeiras de correia.

 

3. Rainha da Cocada

 

Comandado por Raíza Costa, uma chef confeiteira brasileira, o "Rainha da Cocada" é gravado em Nova Iorque e transmitido pela GNT, além de ser inspirado no primeiro canal online destinado à confeitaria, o Dulce Delight.

 

Nele, a chef reproduz receitas com as verdadeiras técnicas da panificação e da confeitaria francesa — como fraisage e genoise — de uma maneira descontraída e, ao mesmo tempo, irresistível e surpreendente.

 

Além disso, Raíza mostra como substituir ou fazer alguns ingredientes indispensáveis na cozinha, mas que apresentam um valor elevado e/ou são difíceis de encontrar no Brasil.

 

4. Cake Boss

 

Protagonizado por Buddy Valastro, um famoso chef confeiteiro e dono da padaria Carlo’s Bakery— que, inclusive, possui uma loja no Brasil —, o “Cake Boss” é um programa americano transmitido pelo Discovery Home & Health e também pelo TLC.

 

Os episódios mostram a rotina de Buddy em sua padaria especializada em bolos esculturais. O confeiteiro trabalha com toda a família, que também é responsável pelo estabelecimento em Nova Jersey. 

 

Eles mostram como é árduo o cotidiano na cozinha, mas também como é gratificante entregar um trabalho finalizado, mesmo depois de longas horas sem parar de trabalhar.

 

5. The Taste Brasil

 

Inspirado no programa americano "The Taste", o “The Taste Brasil” possui o formato de talent show, onde cozinheiros amadores ou profissionais da área mostram seu trabalho em uma única colher para os jurados (Felipe Bronze, Claude Troisgros, Helena Rizzo e André Mifano), que estão às cegas. 

 

Após provarem as colheres, cada chef jurado fica com uma equipe de três participantes, trabalhando com eles ao longo dos episódios.

 

A cada programa, há uma imunidade concedida na primeira etapa por um chef convidado e, depois, uma eliminação, que é feita pelos próprios jurados após a realização de uma nova prova.

 

Os cozinheiros devem preparar receitas dentro de temas específicos e apresentar todo o sabor, aroma e textura em uma única colher. No programa, é possível notar incríveis profissionais com receitas inovadoras e técnicas diferenciadas.

 

6. MasterChef Profissionais

 

Apresentado por Ana Paula Padrão e com os chefs Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin de jurados, "MasterChef Profissionais" é um programa transmitido pela Band que consiste em uma competição entre grandes profissionais da gastronomia.

 

Em formato de reality show, inicialmente com 14 ou 16 profissionais, o programa trabalha, em sua maioria, com duas etapas de prova.

 

A primeira concede a imunidade, tanto para as provas realizadas individualmente, quanto para as em grupo. Já a segunda define a eliminação de um participante.

 

Vale mencionar que todas as provas são desafiadoras e necessitam de profissionalismo, técnica e agilidade dentro da cozinha, já que o tempo de preparo é curto e os jurados são extremamente exigentes com os pratos apresentados.

 

7. Bela cozinha

 

Apresentado por Bela Gil, uma baiana culinarista que busca fazer receitas saborosas e ao mesmo tempo saudáveis, “Bela cozinha” é um programa nacional transmitido pela GNT.

 

Nele, a chef ensina o telespectador a fazer pratos deliciosos com ingredientes frescos, naturais e que não afetam o bom funcionamento do organismo. De um jeito descontraído, ela também visita agricultores locais e vai atrás de seus ingredientes, sempre valorizando aquilo que o Brasil tem de melhor: a comida.

 

Também é importante falar que a cozinheira recebe convidados famosos e apresenta suas receitas para eles, mostrando como é possível mudar os hábitos alimentares sem deixar de comer pratos tão saborosos.

 

Para isso, Bela Gil reproduz inúmeras preparações, passando por entradas, petiscos, pratos principais, pães e sobremesas.

 

Agora que você já conhece alguns dos principais programas de culinária transmitidos na televisão, não perca tempo e reserve um tempinho para que você possa aprender novas técnicas e receitas com outros cozinheiros. Não se esqueça de que, além de aumentar o seu aprendizado, essa é uma maneira descontraída de aproveitar o seu tempo livre!

 

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos alguns programas que eles também podem assistir e acompanhar junto com você. Até a próxima!

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >