Os alimentos chamados multigrãos, nada mais são do que a mistura de grãos, como quinoa, linhaça, gergelim, chia, semente de girassol e outras sementes.
Ricos em fibras, vitaminas e minerais, estes grãos estão presentes em pães, bolos, biscoitos e arroz. Agora, entraram na lista produtos como margarina, chips, farofa… e pasmem, nuggets multigrãos. Eca!! E olha que a lista é grande!
Quando fui fazer o meu primeiro pão multigrãos, logo surgiram dúvidas. Torro ou não as sementes? Hidrato ou não as sementes? Qual semente cria aquela “gosminha”? A gosminha interfere ou não no sabor? O pão fica pesado? Massudo?
Li muitas coisas a respeito, várias opiniões e poucas informações. A maioria das receitas, deste maravilhoso pão, não traz todas as respostas. Então, fui em busca delas, colocando a mão na massa…. Ops! Nos grãos!
Só para esclarecer, a gosminha se chama mucilagem – “substância gelatinosa de estrutura complexa, que reage com a água, aumentando de volume e formando uma solução viscosa, presente em diversas plantas, e no invólucro de muitas sementes, com a função de reter a água”.
Abaixo, segue a receita e as respostas deste delicioso Pão Multigrãos, com castanha do Pará, da Padoca do Alex.