O sonho é um dos doces mais clássicos da padaria e que não pode faltar na vitrine. Tradicionalmente é recheado com o creme de confeiteiro, mas recebe vários outros recheios como doce de leite, geleias e ganaches.
Apesar de ser um doce tão consumido no Brasil, o sonho não é um produto brasileiro, trata-se de uma receita portuguesa.
Acredita-se que tenha sido inventada no século XIV, mas precisamente na época de Frederico, o grande, que vendo Berlim sofrer uma ameaça de invasão, convocou uma grande quantidade de soldados para defender a cidade.
A receita teria sido inventada por um padeiro que em vez de assar os pães como normalmente fazia, resolveu acrescentar, ovos e manteiga, e ainda fritá-lo em óleo.
O doce é conhecido em vários países e recebeu variações durante os anos. Na Alemanha é conhecido como ‘berliners’ e tradicionalmente são recheados antes de serem fritos com geleias de damasco ou frutas vermelhas e depois de fritos são passados no açúcar e nos EUA a receita virou os ‘donuts’.
Quando faço sonho me faz voltar ao tempo no inicio da minha profissão, esse foi um dos primeiros doces que aprendi a fazer, abaixo deixo a receita que já faço há mais de 20 anos.
Espero que gostem um grande abraço e até a próxima!