Publicidade

Home >

Receitas >

Piadina Romagnola

Autor
25 de março de 2019
Receita de Piadina Romagnola.

Piadina Romagnola

Piadina Romagnola, ou simplesmente Piadina.

Apaixonado pela panificação italiana não poderia deixar de descrever para vocês minha receita dessa maravilha italiana, a Piadina Romagnola.

Com origens provenientes do Império Romano, que ao invadir a Etrúria (atual Toscana) agregou em suas tradições alimentares uma massa de pão fina, muito equivalente à preparada pelos etruscos, assadas em brasas, recheadas com carnes e verduras, esta massa era geralmente produzida com trigo ou cevada e foi usada como um substituto do pão rústico e redondo na Idade Média devido ao valor elevado de matéria prima. Em razão disso, a Piadina tornou-se a comida dos nobres e plebeus em todas as suas refeições.

Entretanto, somente em 1371 surge o primeiro documento histórico sobre a Piadina: o Cardinal Angélico Grimoard disponibiliza a receita no manuscrito Descriptio Romandiola e solicita à uma cidade da Emília Romagna como pagamento do tributo 2 Piadinas. Nos anos seguintes, Giovanni Pascoli (poeta italiano) deu vida cultural e fama à Piadina com suas obras, considerando-a “o pão rude de Roma”.

Em meados das décadas de 40, com a utilização de ingredientes mais sofisticados e com as aberturas de quiosques em zonas turísticas italianas, a Piadina passa a ser comercializada no mundo inteiro e apreciada por milhões de pessoas, e recheada com queijos e presuntos italianos, carnes e verduras, é uma verdadeira tentação gastronômica!

A Piadina é, sem dúvida, um lanche bastante adequado por ser uma refeição rápida, saborosa e nutritiva, ótima opção para as famílias que desejam algo diferente do tradicional, sendo ainda uma refeição para qualquer momento.

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
  • 250g de água
  • 50g de banha
  • 5g de sal
  • 5g de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

  • Misture o bicarbonato, o sal e a farinha em uma superfície, abrindo um buraco no meio. Adicione a água e a banha, amassando a mistura com as mãos até que ela se torne homogênea.
  • Divida a massa em 5 pedaços.
  • Faça bolas com cada um dos pedaços e deixe-os descansar por 15 minutos.
  • Abra as massas com um rolo de massa.
  • Asse-as em uma frigideira antiaderente, chapa lisa ou na brasa, por ambos os lados até que alguns pedaços fiquem mais torrados.
  • A Piadina deve ficar crocante e ao mesmo tempo macia em seu interior.
    Recheie com os ingredientes de sua preferência.
Sobre o autor:
Charlie Tecchio
Charlie Tecchio é chef internacional formado pela UCS/ICIF, com mestrado em Turismo e Hospitalidade, especializado em padaria regional brasileira e técnicas de levedura selvagem. Como padeiro master pela escola Levain, desenvolve uma abordagem gastronômica que valoriza ingredientes locais e técnicas tradicionais de panificação. Com experiência internacional, incluindo passagem pelo restaurante Martin Berasategui na Espanha, Charlie é vencedor do Reality Show Super Chef 2011 e sócio-proprietário da Charlie Bakery em Caxias do Sul-RS. Atualmente, concilia sua atuação como chef e empresário com projetos de consultoria gastronômica e desenvolvimento de técnicas inovadoras em panificação artesanal.
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Tiago Ishikawa
Por Alexis
Por Massa Madre Blog
Por Fabio Pasquale

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.