Receitas
Pão de Forma Brasileirinho
Home > Receitas > Pão de Forma Brasileirinho
Um pão de forma especial com as cores do Brasil.
O pão brasileirinho foi desenvolvido por mim e para a nossa equipe apresentar na final da Copa do Mundo de Panificação em 2016 na França.
Trata-se de um pão de forma que tínhamos que desenvolver para um atleta de alta performance de algum esporte. Como o Brasil é o país do futebol, criamos este pão destinado ao jogador de futebol. Confira os benefícios dos ingredientes que escolhemos para desenvolver este pão. Espero que gostem!
Benefícios: Pão para um atleta consumir pós treino.
Por conter espinafre, o pão contém grande quantidade de fibra, e é repleto de antioxidantes, vitaminas (principalmente A, K e folato) e minerais que ajudam o corpo a funcionar de forma otimizada.
Mandioquinha (batata salsa): é altamente recomendada para a alimentação de atletas que tenham grande queima de calorias em seus treinos, pois é rica em carboidratos e seu amido é livre de antinutrientes.
O açafrão-da-terra, para a recuperação de danos musculares de atletas que participam de grandes treinos durante o dia ou até maratonas.
receita
Ingredientes
- 1210g de farinha de trigo
- 22g de sal
- 36g de fermento biológico fresco
- 48g de leite em pó
- 48g de açúcar refinado
- 90g de manteiga
- 30g de creme de leite
- 350ml de água
- 157g de mandioquinha cozida
- 48g de açafrão da terra
- 100g de espinafre cozido
- 38g de farinha de espinafre
Instruções
- Coloque todos os ingredientes na masseira exceto a manteiga e deixe bater por 5 minutos na 1ª velocidade e mais 5 minutos na 2ª velocidade.
- Acrescente a manteiga na 1ª velocidade e deixe misturar, passe para a 2ª velocidade e deixe bater por mais 2 minutos. Ao fim do batimento a massa deve estar com uma temperatura entre 25ºC. Divida a massa em duas partes iguais e em uma parte volte para bater com o açafrão e a mandioquinha e deixe bater até a massa ficar lisa novamente.
- Caso precise, enxugue a massa com farinha de trigo.
- Repita o mesmo processo com a outra parte da massa, adicionando a farinha de espinafre e o espinafre
- Coloque a massa na mesa e deixe descansar por 1 hora coberta com um plástico. Após o descanso corte a massa em pedaços de 265g cada e deixe descansar por mais 10 minutos.
- Modele os pães, abrindo um pedaço da massa de açafrão e a outra de espinafre e enrole as duas juntos, igual um rocambole. Coloque dentro de formas para pão de forma e leve para fermentar em armário fechado por um tempo aproximado de 1h30min.
- Após a fermentação coloque a tampa das formas e leve para assar com as seguintes temperaturas: Forno tipo lastro a 180ºC. Forno tipo turbo a 140ºC, por um tempo aproximado de 40 minutos.
Sugestão de recheio
- Peito de frango: carne com alta porcentagem de proteína por porção, mas bem magra, de fácil digestão e rápida absorção. O atum pode dar força extra aos atletas e prevenir doenças. É uma excelente forma de reposição de proteínas pós-treino e/ou para alimentação de controle de peso. Além de ser rico em ômega-3, “gordura do bem” importantíssima para a saúde das membranas celulares, encontradas em todo o corpo humano”.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog