Essa receita é uma adaptação minha dos pães Sourdough de São Francisco. Em respeito ao pão mais famosos do Estados Unidos, eu chamo o meu pão de “Tipo Sourdough”, porque em São Francisco existe uma espécie de bactéria (levedura selvagem) encontrada apenas lá, a Lactobacillus sanfranciscensis, o que confere aos pães feitos com os fermentos naturais criados lá, são únicos!
Aqui, no Sul do Brasil, ainda é raro os pães feitos com fermento natural, logo o sabor mais azedo, característicos desses pães, ainda é estranho para o pessoal daqui. Vocês vão notar que nesta receita faço duas alimentações para a levedura que vamos usar no pão, uma mais longa e a outra curta. Isso irá criar um levain balanceado entre a fermentação láctea e a acética.
É muito importante fazer a blocagem dessa massa para que ela mature bem e adquira mais sabor. A técnica de blocagem é literalmente “bloquear” a fermentação no refrigerador. Fiquem atento a temperatura da massa. Para que essa técnica seja bem sucedida, é importante que a temperatura fique dentro do especificado. Não deixe de tostar os grãos. Vocês vão se surpreender com o resultado. Boa fornada!