Publicidade

Home >

Receitas >

Galette des Rois

Autor
Fernando de Oliveira
13 de dezembro de 2018
Receita da famosa Galette des Rois

Galette des Rois

Origem da Galette des Rois

Tudo começou no século 17, quando Luís XIV, o Rei Sol da França, resolveu homenagear o “dia da Epifania” (dia da Manifestação dos 3 Reis magos, comemorado no dia 6 de janeiro) com um doce em formato de coroa (rosca) chamado gâteau des rois. Alguns poucos anos depois, fizeram uma torta redonda, recheada com creme de amêndoas que começou a se tornar mais popular que a rosca de frutas cristalizadas. Surgiu então a Galette des Rois.

A Galette se tornou a preferida de outro rei, o Luís XV. Conta a lenda que o cozinheiro, para surpreender e presentear o rei, resolveu colocar uma jóia dentro da galette. Foi uma festa. O rei e seus convidados adoraram a idéia e então começou a ser difundida entre a aristocracia francesa e, ao invés de jóia, colocavam uma fava de baunilha.

Os anos se passaram e a brincadeira foi amadurecendo. Quem encontrasse a fava dentro da galette, seria rei por um dia. Em troca, compraria a galette do ano que vem. Hoje, as Galletes des Rois são vendidas com bonecos dentro (com peças de porcelana, ferro ou plástico) e com coroas de papelão (e quem achar a “fava ou o boneco” deverá usar a coroa e ser “o Rei do Dia”!).


Dica:Você pode acrescentar sobre o creme da receita abaixo, maçãs fatiadas, peras, bananas ou adicionar pasta saborizante de pistache.

Rendimento:4 unidades

Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Fabio Pasquale
Por Massa Madre Blog
Por Fernando de Oliveira, Johannes Jader Roos
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.