Receitas
Sericaia Alentejana
Home > Receitas > Sericaia Alentejana
Textura fofa servida com uma boa ameixa em calda, é uma experiência única, esta receita.
Ah o Alentejo… terra de bom vinho, bom pão, bom azeite, bom presunto, lindas paisagens, lindas cidades, se fosso aqui citar todas as qualidades daria um texto imenso, mas não é sobre o Alentejo que quero falar e sim sobre um dos seus doces mais famosos, a Sericaia.
Há quem diga que veio da Índia, há quem diga que veio do Brasil, mas a verdade é que o doce começou a ser comercializado por conventos alentejanos, nomeadamente o Convento das Chagas em Vila Viçosa e o Convento das Clarissas de Elvas.
Rivalidades a parte, cabe aqui salientar que para mim é um dos melhores doces de Portugal, a sua textura fofa servida com uma boa ameixa em calda, é uma experiência única, vale a pena experimentar.
receita
Ingredientes
- 800g de açúcar
- 160g de farinha de trigo
- 16 ovos
- 1L de leite
- Casca de um limão
- 2 paus de canela
- Canela em pó para polvilhar
- Ameixas de boa qualidade em calda
Instruções
- Leve a ferver numa panela, o leite a casca de limão e os paus de canela, após dois minutos de fervura, tire as cascas de limão e os paus de canela e reserve.
- No tacho da batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme branco e homogêneo, adicione a farinha e bata, a seguir adicione o leite em fio mexendo sempre, volte o preparo a panela e mexa até ferver e ficar um creme tipo pudim, reserve.
- Entretanto bata as claras em castelo e junte ao preparo já morno, mexendo delicadamente de maneira a não tirar o ar das claras.
- Deite em colheradas desencontradas o preparo para uma caçoila de barro grande ou várias pequenas, polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc por aproximadamente 25 minutos.
- Na hora de servir, junte duas ameixas com um pouco de cauda por cima da Sericaia.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog