Receitas
Bolo de Natal Maria Lúcia
Home > Receitas > Bolo de Natal Maria Lúcia
Bolo de frutas, com um toque pessoal a partir de uma receita da autora Margareth Costa.
Antes de provar esse bolo, ainda na minha adolescência, eu detestava passas e outras frutas secas.
Meus tios estudaram nos Estados Unidos por um período, e trouxeram de lá o hábito deste bolo de frutas natalino. Inicialmente ele era encomendado de lá e vinha por correio. Posteriormente, com o aumento da dificuldade de trazer alimentos e das taxas de importação, minha tia Lúcia começou a fazer o bolo por aqui, todo o Natal.
Estimulado pelo sucesso dela, comecei a produzir a minha versão desse bolo de frutas, adaptada ao meu gosto pessoal a partir de uma receita da autora Margareth Costa.
Infelizmente a minha tia se foi cedo demais, dois anos atrás, mas continuamos com a tradição de fazer esse bolo de frutas no Natal, que agora carrega o nome dela.
Ingredientes
- 1750g de frutas secas diversas *
- 300g de farinha de trigo
- 300g de manteiga
- 300g de açúcar mascavo
- 1 casca de laranja ralada
- 1 casca de limão ralada
- 1 colher de sopa melaço ou mel
- 6 ovos batidos
- 1 colher de chá rasa da mistura de especiarias em pó **
- 1 colher de chá ou a gosto de noz moscada
- 1 colher de chá de puxuri ralado
- 6 colheres de sopa de cachaça, rum, uísque, xerez ou conhaque
Dica
- *Passas, frutas cristalizadas, nozes, amêndoas, cerejas cristalizadas, damascos, etc, proporção a gosto. Recomendo deixar as passas de molho em rum ou cachaça de boa qualidade por alguns dias antes de começar a receita.
- **Gengibre, canela, cardamomo, anis, cravo
Instruções
- Misturar todas as frutas em um bowl, junto com uma colher de sopa de farinha de trigo e misturar bem. Em outro bowl, bater a manteiga com o açúcar mascavo até a mistura ficar mais clara e aerada. Juntar as raspas e o melado. Adicione a seguir os ovos batidos**.
- Colocar a farinha misturada com o sal e especiarias e rum (ou outra bebida de escolha) suficiente para dar ponto de fita na massa. Depois, adicione as frutas secas e misture delicadamente.
- Após este processo coloque a massa em uma forma de silicone ou em uma forma metálica revestida com papel antiaderente. O bolo cresce mais no centro, então deixe essa parte central mais baixa, se quiser ter um bolo mais plano no final.
- A parte de cima da forma pode ser tapada com o mesmo papel antiaderente para evitar que o bolo doure rápido demais, mas isso varia muito de forno para forno.
- Pessoalmente nunca precisei tapar. Asse 20 minutos em forno pré-aquecido a 170ºC e depois baixe a temperatura para 150ºC e asse mais 40 minutos. Abaixe a temperatura para 140ºC e asse até que um palito espetado no centro saia limpo.
- A receita original falava em cinco horas de forno no total, mas não me recordo ter assado um bolo dessas mais de duas horas ao todo. Também é possível assar essa mistura em formas menores, como por exemplo, as de bolo inglês, apenas é preciso cuidado com os tempos de assamento que devem ser reduzidos.
- Depois de sair do forno, o bolo fica uma hora descansando antes de ser retirado da forma. Recomendo embalar ele em filme plástico e guardar dentro de uma lata por alguns dias antes de servir.
- Eu, pessoalmente, prefiro embalar a vácuo e guardar em local fresco por um mês ou dois antes de servir. Já consumi bolos de frutas conservados assim com mais de um ano de produção e em ótimo estado. Como nosso Natal é no verão, recomendo servir as fatias desse bolo com uma bola de sorvete de creme.
- *A minha mistura tem predominância de passas ao rum, seguido por nozes, um pouco de frutas cristalizadas e uma quantidade razoável de cerejas, porque adoro encontrar ao menos uma cereja na minha fatia.
- **Provavelmente a mistura vai talhar nessa etapa. No caso desta receita, isto não é um problema.
- Para um bolo grande de 22cm.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog