Ciabatta (literalmente “chinelo” em italiano, nome inspirado pela sua forma achatada e largura) é um típico pão branco italiano feito com farinha de trigo, trigo duram e fermento.
Nada está mais longe da realidade. O ciabatta, tal e como conhecemos hoje com esse formato e um pão de recente criação . Dificilmente ele veio para cumprir os 30 anos de existência, desde que foi criado em 1983 por Arnaldo Cavallari agora o chefe da Accademia del Panne.
A principal característica deste pão é a sua forma e textura: quase plana, massa fina e crocante e alvéolos grandes e irregulares.
Ciabatta conceitualmente foi produzido pela primeira vez em Liguria, mas hoje pode ser encontrado em quase todas as regiões da Itália. A área coberta pelo “Lago Como” tem uma crosta suave textura ligeiramente crocante, poroso e é muito leve ao toque. Na Toscana, Umbria, Marche, a variedade é maior, tem uns com uma crosta firme e miolo denso ao pão que tem uma crosta crocante e textura mais aberta.
Quando feito com farinha de trigo integral, que é conhecido como ‘Ciabatta Integrale’. Em Roma, é muitas vezes temperado com azeite, sal e orégano. Ele também é a versão típico com azeitonas pretas.
Sua forma moderna foi desenvolvida em 1982. Desde a década de 1990 tem sido muito popular em toda a Europa, especialmente na Espanha, (chapata) e os Estados Unidos, e é amplamente utilizado como um pão.