Press & Eventos
Chef Laurent lança oficialmente seu projeto social
Home > Press & Eventos > Chef Laurent lança oficialmente seu projeto social
O projeto social, visa a qualificação profissional em gastronomia voltado para jovens.
Na última quarta-feira, dia 9, o chef francês Laurent Suaudeau, lançou oficialmente o Instituto Laurent, na sua escola de culinária, localizada em São Paulo. O projeto social, visa a qualificação profissional em gastronomia voltado para jovens, entre 16 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social. Ele nasceu há dois anos, da vontade do chef em criar uma organização social que visasse ao aperfeiçoamento contínuo, à formação de cidadãos multifacetados e à inclusão deles na sociedade.
O grupo são de doze alunos que são escolhidos em testes elaborados por ele (que envolvem até bater uma maionese após sua explicação). O curso dura um ano e as aulas acontecem uma vez por semana. Com o Instituto Laurent, o chef pretende aumentar de um para quatro o número de turmas anuais e ter aulas duas vezes por semana, a partir de cotas de patrocínio.
“Por causa da escola, vi muita gente que gostaria de estudar gastronomia, mas não tinha condições financeiras. Muitas vezes são talentos desconhecidos, grandes profissionais, muito ágeis. E restaurantes precisam disso”, diz o chef francês.
No curso, Suaudeau ensina as bases da cozinha. “O que entendemos como emulsão a frio e a quente, com ovo e sem o que é um consomê, um creme, um caldo… Não são receitas. São métodos de trabalho.”
A noite foi toda especial, regada a muito espumante francês e um menu todo típico aos convidados. A alta sociedade paulistana, jornalistas, e a mais alta condecoração da França, a Ordem Nacional da Legião de Honra, marcaram presença no lançamento.
O Embaixador da França no Brasil, o Senhor Laurent Bili, entregou ao Laurent, a Ordre National de la Légion d’Honneur. Ela foi instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte e é a ordem máxima da nação francesa, reunindo personalidades célebres e cidadãos desconhecidos do grande público em torno do mérito pessoal de serviço à França. O chef francês, Suaudeau, recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra como reconhecimento de sua trajetória: mais de 35 anos de trabalho de valorização da França e seus produtos, e também por seu trabalho social.
Na mesma ocasião, também foram condecorados, com a Ordre du Mérite Agricole os empresários e parceiros de longa data do chef Laurent: Caroline Putnoki, da Cap Amazon Tropical Marketing, e Luciano Almendary, da Allfood.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog