Press & Eventos
Biblioteca de Massa Madre da Puratos, tem 3 amostras brasileiras
Home > Press & Eventos > Biblioteca de Massa Madre da Puratos, tem 3 amostras brasileiras
A Puratos foi além para demonstrar sua paixão pela arte de fazer pão.
A Puratos foi além para demonstrar sua paixão pela arte de fazer pão e fazer com que outros apaixonados possam guardar suas criações por longos anos.
Após quase 100 anos se dedicando a descobertas e criações que desafiam o paladar do consumidor em aromas e sabores, a Puratos idealizou a primeira Biblioteca de “Massa Madre” do mundo. Ela fica próxima à sua sede, no interior da Bélgica.
A massa madre, ou “pé de massa” como é mais conhecida, é um organismo vivo, um fermento natural. Cada Massa tem suas características únicas, que se evidenciam quando dão origem a pães especiais.
Os padeiros mais tradicionais conhecem bem o efeito que o fermento natural traz para sua produção. Porém, ao longo dos últimos anos, muitas padarias deixaram de trabalhar com esse tipo de fermento, buscando alternativas rápidas, o fermento biológico.
É justamente aí que entra a iniciativa da Puratos. Para os pães, tempo é o mesmo que sabor, e a falta dele, implica em padarias com menos cheiro de pão quentinho e também pães com muito volume, mas com pouca acidez e um sabor padronizado.
Para esse projeto, foram selecionadas 3 Massas Madre tradicionais no mercado brasileiro.
As Padarias Benjamin e Cepam, e a indústria Brico Alimentos terão suas amostrar armazenadas com segurança e mantidas “vivas” pelos próximos anos, conservando as receitas de pães que foram criadas e aperfeiçoadas por essas panificadoras há mais de 50 anos.
As 3 primeiras amostras de massa madre brasileiras rumam à Bélgica neste mês.
Centro de pesquisa científica sem fins lucrativos, a Biblioteca de Massa Madre é um presente da Puratos para o futuro da panificação, para guardar uma história viva da panificação no mundo. Em parceria com uma universidade na Itália, são feitas análises laboratoriais para identificar os principais micro-organismos e enzimas que atuam no sabor dos pães e como são marcantes as características de cada região.
Essa iniciativa é uma forma da Puratos mostrar a sua dedicação pela panificação e sua às pesquisas, adiantando-se às necessidades futuras dos sabores e texturas do mercado mundial.
Fonte: Divulgação
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog