Know-How
Sustentabilidade na indústria de alimentos: o que é e quais as boas práticas
Home > Know-How > Sustentabilidade na indústria de alimentos: o que é e quais as boas práticas
A sustentabilidade na indústria de alimentos é uma maneira de minimizar os impactos que as atividades desse segmento provocam no meio ambiente. Além disso, as ações geradas nesse conceito melhoram a visibilidade dessas empresas diante da sociedade.
O crescente aumento da população mundial forçou as indústrias de alimentos a produzirem em escala exponencial. Diante disso, esse setor precisa trabalhar dessa forma para não faltar o pão de cada dia nas nossas mesas.
Para não entrarmos em colapso e escassez, esse ramo de atividade deve trabalhar de maneira racional. Elaboramos este artigo com a intenção de demonstrar por que as boas práticas da sustentabilidade são tão importantes para a humanidade e para esse setor.
Acompanhe este material e entenda como a sua empresa pode aproveitar esse conceito para obter mais sucesso em seus processos e atingir os melhores resultados!
O que é o conceito de sustentabilidade?
O conceito de sustentabilidade na indústria de alimentos pode ser interpretado como um apelo da sociedade. De maneira que as gerações atuais usem os recursos do presente com consciência para que não falte alimento no futuro.
Os recursos energéticos naturais utilizados para alimentar a cadeia de suprimentos desse setor nem sempre são renováveis — e quando são, levam muito tempo para se recomporem dentro de um período compatível com as nossas necessidades.
Logo, a sustentabilidade na indústria de alimentos não é apenas uma série de dicas politicamente corretas. Esse é um conceito que deve ser concebido e praticado indo muito além do mundo das ideias.
Quais são as boas práticas da sustentabilidade no setor de alimentos?
Como dissemos, a sustentabilidade deve ser desenvolvida por meio de ações. Sendo assim, listamos as principais boas práticas que toda empresa desse setor deve praticar. Veja agora quais são elas.
Descarte correto de resíduos
A indústria de alimentos gera diversos tipos de resíduos. São restos de alimentos, plásticos de embalagens, metais, papelão, óleo entre outros. Tudo isso deve ser separado em recipientes próprios para a devida coleta e destinação.
Uso de embalagens sustentáveis
Grande parte das indústrias de embalagens trabalham com materiais sustentáveis e tecnológicos. Procure entregar os seus produtos em invólucros biodegradáveis que possam ser aproveitados ou agredir menos o meio ambiente.
Otimização do processo produtivo
Otimizar os processos produtivos é trabalhar de maneira que se aproveite ao máximo os recursos humanos e materiais. Isso pode ser feito por meio de uma gestão que faça, por exemplo, o uso da tecnologia para acompanhar os resultados.
Fazendo isso, o empreendimento evita momentos de ociosidade de seus colaboradores e de desperdício de insumos. Para isso, todas as atividades por mais simples que sejam, devem ser computadas.
Reaproveitamento da água
Para reduzir o risco de contaminação dos alimentos, a indústria de produtos alimentícios consome um elevado volume de água para higienização dos ambientes e vasilhames. O reaproveitamento da água é uma maneira de contornar esse gasto.
As águas que saem das pias e tanques podem ser coletadas e direcionadas para reservatórios de reúso. Com isso, elas podem ser utilizadas para limpeza de pisos externos, vasos sanitários entre outros. Existem empresas especializadas no desenvolvimento desse tipo de projeto.
Aproveite a energia do sol
Aproveite a energia do sol. Quanto maior for a adoção das indústrias pela opção da energia solar, menor será a necessidade de implantação de hidrelétricas e termelétricas. Isso evita a inundação de áreas florestais e o uso de combustíveis fósseis para geração de energia.
A energia solar é infinita e renovável. Além disso, não polui e não faz barulho. A maior parte dos municípios do Brasil tem sol praticamente o ano inteiro e suas placas coletoras podem ser instaladas em regiões consideradas como remotas.
Mantenha-se sempre atualizado
Manter-se atualizado diante das inovações é uma prática do conceito de sustentabilidade. Isso se explica porque a cada dia novas soluções de produtos e processos executivos são lançados no mercado.
Normalmente, produtos tecnológicos são mais eficientes e econômicos, pois a tendência do mercado é a busca de soluções sustentáveis. Para isso, faça cursos, participe de palestras, assine revistas, siga canais e blogs ligados a indústria de alimentos.
Desenvolva pesquisas
Faça parceria com faculdades e universidades públicas ou particulares. Muitas soluções de produtos que utilizamos hoje partiram dessas instituições. Tanto é possível oferecer quanto pedir ajudar para desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Quais os benefícios da sustentabilidade para a indústria de alimentos?
A indústria de alimentos os seus gestores e empreendedores podem conquistar uma série de benefícios com as ações recomendadas pelas boas práticas de produção sustentáveis. Fique por dentro das principais vantagens.
Visibilidade positiva no mercado
Empresas que adotam procedimentos sustentáveis obtêm visibilidade positiva tanto no mercado consumidor quando em toda a cadeia em que mantém relacionamento comercial. Como nos órgãos fiscalizadores, parceiros de negócios, instituições financeiras entre outros.
Melhoria nos lucros
Normalmente, os processos sustentáveis desenvolvem práticas que aproveitam com mais eficiência os recurso energéticos, a mão de obra e a matéria-prima. Isso faz com que os preços de seus produtos se tornem mais lucrativos.
Reconhecimento da marca como referência
Empresas sustentáveis demonstram para a sociedade as práticas de fabricação de seus produtos. Isso faz com que tenham melhor aceitação no mercado. Uns dos resultados disso é que elas se tornam referência no mercado.
Atração de talentos
As empresas que se tornam famosas por suas práticas sustentáveis, atraem talentos para os seus postos de trabalho. Isso porque os melhores profissionais buscam as melhores empresas em seus ramos de atuação.
Abertura de novos mercados
A implantação dos processos da sustentabilidade na fabricação de produtos chamam a atenção do mercado. Isso faz aumenta a possibilidade de convite dessas empresas para parcerias em outras regiões no âmbito nacional ou internacional.
Conquista de certificações ambientais
Os procedimentos e comprovações de processos sustentáveis possibilitam para as empresas a conquista de certificações e selos que atestam que a fabricação dos produtos do empreendimento são feitos com comprometimento na proteção do meio ambiente.
Portanto, perceba que a sustentabilidade na indústria de alimentos é essencial para a nossa permanência no planeta com saúde e bem-estar. Isso porque ela mantém o meio ambiente produzindo os recursos que precisamos. Junto a isso, as suas iniciativas ajudam gestores e empresários em suas tomadas de decisão.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog