Publicidade

Home >

Artigos >

Know-How, Opinião >

Sobre a Seletiva para o Mundial de Panificação

Fernando de Oliveira conta sobre sua preparação para a Seletiva para o Mundial de Panificação.
Autor
Fernando de Oliveira
27 de agosto de 2018

Sobre a Seletiva para o Mundial de Panificação

Foram oito finais de semana de treinamento, sendo que durante a semana fazia as pesquisas e os testes das receitas que foram desenvolvidas exclusivamente para a Seletiva Brasil Mondial Du Pain Puratos.

A escultura do índio, levou três finais de semana para ser definida, entre desenhar, esculpir, preparar os moldes e montar a peça em 3D. A primeira escultura caiu depois de 30 minutos após o termino da montagem, neste momento houve um misto de decepção e medo, mas foi bom ter acontecido durante o treinamento, porque ali pude perceber que o projeto precisava passar por mudanças para que a peça pudesse permanecer em pé.

A escultura de 1,40 cm, toda em massa de pão, tinha um alto grau de dificuldade, pois haviam muito detalhes, além do equilíbrio também a havia a face esculpida do índio.

O rosto precisava ser realista, não infantilizado ou que pudesse lembrar uma caricatura e sim um rosto que pudesse ter características do rosto humano.

O tema escolhido foi “Inspiração à Natureza”, tanto a escultura Índio Guerreiro – Guardião da Floresta, quanto os pães lembravam elementos da natureza.

Depois de definidas as receitas, estudar o regulamento, treinar exaustivamente os pesos dos pães – antes e depois de assados, comprometi-me com os treinamentos oficiais, cronometrados. No primeiro treinamento oficial, consegui entregar os 130 pães e a escultura faltando 20 minutos para encerrar o tempo previsto no regulamento, e com os treinos seguintes consegui melhorar ainda mais o tempo.

O treinamento foi fundamental. Há vários fatores que podem interferir durante a competição, a plateia que tem curiosidade e quer tirar dúvidas, amigos que desejam falar com os participantes, o nervosismo, a pressão de ser julgado, o tempo de prova, a ansiedade, o medo, as necessidades fisiológicas, etc. Porém, são fatores que o candidato pode prever e tentar criar soluções caso aconteça algum imprevisto.

Eu me recordo da ansiedade e do medo de não conseguir entregar tudo o que estava previsto ainda no primeiro treinamento. Já no segundo treinamento, consegui controlar a ansiedade e obtive mais confiança.

Como já havia disputado outras competições internacionais – Mundial panificação, chocolateria e confeitaria, essa experiência foi fundamental para me preparar para a Seletiva. 

Uma outra decisão foi levar todo o meu material de trabalho, panelas, tigelas, balanças, etc. Foram 10 caixas de utensílios, ingredientes e as peças da escultura. 

Logo chegará o Mundial, em 2019 na França. Sou grato por poder contar com o apoio de profissionais como o meu treinador Johannes Roos, um expert em panificação e tem um ampla experiência em campeonatos. Com os treinamentos já agendados, o objetivo inicial será definir o que será feito para o Mundial e não medir esforços para representar bem o Brasil e também todos os nossos padeiros.

Sem dúvida alguma, para um padeiro conquistar a Seletiva é um prêmio e também um reconhecimento por todo o trabalho que o chef fez ao longo de 25 anos de profissão. E também ter a oportunidade de mostrar a todos os padeiros que a profissão pode sim ser valorizada, é só ter dedicação e acreditar que os resultados chegam!

A Puratos, fabricante Belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates, organizou pela primeira vez a “Seletiva Brasil Mondial Du Pain” – maior campeonato brasileiro de panificação, que reuniu 12 competidores de todo Brasil.


*Fernando de Oliveira foi o vencedor do último Campeonato de Panificação que ocorreu na FIPAN 2018
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Massa Madre Blog
Por Massa Madre Blog
Por Tiago Ishikawa
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.