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10 dicas de gestão para ter uma padaria de sucesso
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Ter uma padaria de sucesso é o objetivo de 10 entre 10 empresários que atuam no setor de panificação. Alcançá-lo, porém, não é tarefa fácil, já que a concorrência é acirrada.
Ter uma padaria de sucesso é o objetivo de dez entre dez empresários que atuam no setor de panificação. Alcançar este feito, no entanto, não é tão simples assim, já que a concorrência no setor é bastante acirrada.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), existem cerca de 70 mil padarias e confeitarias espalhadas no Brasil. Um número bastante expressivo, não é verdade?
Como você pode imaginar, diferenciar-se nesse mercado competitivo é imperativo para atingir o sucesso. Nesse sentido, é importante combinar a dose certa de trabalho e paixão, manter a qualidade dos pães lá em cima e, principalmente, fazer a gestão de padaria com muita sabedoria e dedicação.
Para lhe ajudar nessa tarefa, trouxemos dicas incríveis de gestão de padaria que certamente lhe auxiliarão a virar referência na arte da panificação. Entre elas, estão: apostar em embalagens diferenciadas para suas mercadorias, conhecer bem seu público-alvo e diversificar o mix de produtos e serviços oferecidos.
Acompanhe a seguir dez dicas para ter uma padaria de sucesso agora mesmo. Boa leitura!
1. Aposte em embalagens diferenciadas
O primeiro contato do cliente com a sua marca é visual. Nesse sentido, ter embalagens diferenciadas, que representem a identidade e os valores da empresa, consiste em um passo muito importante.
Segundo estudo realizado pela Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra ocorrem em frente às gôndolas. A pesquisa ainda mostra que, antes de adquirir um produto, o consumidor leva em consideração a marca (54%), a quantidade (18%), a variedade da mercadoria (16%) e, por fim, o tamanho (13%) e o tipo de embalagem (11%).
Colocando esses números em evidência, podemos afirmar que para gerenciar uma padaria de sucesso não basta investir em um produto de qualidade, certo? É preciso se preocupar também em como ele será visto e entregue para o consumidor.
Então, primeiramente, certifique-se de que a embalagem pode ser carregada com facilidade. Lembre-se, ainda, de que o cliente muitas vezes não quer consumir os produtos na padaria e, por isso, buscará praticidade para carregá-los.
Além da facilidade no transporte, é essencial que o embrulho preserve as características do item. Conforme destacamos acima, um visual alinhado com a identidade de sua padaria também figura como aspecto importante, assim como a conveniência.
É interessante apostar na utilização de embalagens sustentáveis. Elas são consideravelmente mais baratas em relação às tradicionais, causam menos danos à saúde e demonstram preocupação em adotar práticas sustentáveis. Trata-se do tipo de atitude que aumenta as chances de destaque como um negócio correto do ponto de vista ecológico e social.
Outra recomendação consiste em apostar em embalagens que possam ir direto ao freezer ou ao micro-ondas. Pela versatilidade, costumam encantar consumidores, pois facilitam bastante o dia a dia.
2. Conheça bem o público-alvo
Um dos passos mais importantes no caminho para ganhar credibilidade e ter uma padaria de sucesso é conhecer o público-alvo. Saber quem são as pessoas que mais compram no estabelecimento, além de seus gostos, desejos e necessidades, permite que você faça adaptações essenciais para que o negócio venda mais e melhor.
Existem duas formas práticas de fazer isso: por meio de pesquisa com os consumidores mais fiéis e pela observação dos hábitos da clientela. Desse modo, atente-se aos produtos com mais saída e aos que ficam muito tempo parados no estoque. Descubra os hábitos de consumo dos clientes e veja quais serviços poderiam deixar a vida deles mais fácil e agradável.
Caso a sua padaria se localize em um bairro com alta concentração de idosos, por exemplo, por que não implantar um serviço de entrega em domicílio para que eles não precisem se deslocar para consumir seus produtos? Aí está um modo de se diferenciar da concorrência!
3. Diversifique o seu mix de produtos e serviços
Foi-se o tempo em que o consumidor ia a alguma padaria apenas para comprar um pão quentinho. Ter sempre uma fornada do produto saindo continua importante mas, para se destacar em um mercado cada vez mais complexo, é vital dar passos adiante e disponibilizar diferentes opções.
Tendo em mente quem é seu público-alvo e seus respectivos gostos e características, busque diversificar o mix de produtos oferecido. Assim, consegue-se não só atender às necessidades do seu cliente como também surpreendê-lo de forma positiva.
Ficar atento às mais importantes tendências para padarias figura como ponto fundamental para o crescimento do negócio. A alimentação saudável, por exemplo, é uma preocupação cada vez mais presente na vida das pessoas.
Segundo pesquisa da consultoria internacional Euromonitor, nos últimos cinco anos as vendas de itens considerados saudáveis aumentaram 95%. Espera-se ainda que o setor movimente 110 milhões de reais e obtenha crescimento de ao menos 50%.
Considerando os dados supracitados, por que não investir em uma linha de pães integrais e outros acompanhamentos mais leves? Ao observar as tendências, você não apenas agrada sua clientela como aumenta as chances de conquistar novos consumidores, garantindo a alta lucratividade do negócio.
4. Procure fornecedores de qualidade para seus produtos
Independentemente de tendências e variedade de itens, uma coisa é certa: os clientes procuram por qualidade. Por isso, para ter uma padaria de sucesso, o cuidado com a escolha dos fornecedores é determinante para atingir bons resultados de venda.
Assim como acontece em negócios de outras áreas, buscar preços competitivos é primordial. No entanto, tenha cuidado para o valor do produto não interferir em sua qualidade. Lembra daquele ditado “o barato sai caro”? Quase sempre ele está certo.
Então preste atenção ao que acontece no mercado e, além disso, não deixe de acompanhar o que a concorrência direta vende. Dessa maneira, você tem a certeza de que está oferecendo para seus consumidores o melhor produto possível.
5. Tenha atenção à mão de obra
A equipe pode ser o ponto fraco de uma padaria. Isso acontece porque muitas vezes a rotatividade da mão de obra é grande, por vezes comprometendo o atendimento e os processos de produção. Para não ter problemas nessa área, fique atento à contratação do seu time.
Selecione colaboradores realmente comprometidos e alinhados com a missão, a cultura e os valores da sua empresa e que tenham disposição para respeitar regras, como as práticas higiênico-sanitárias.
Treinamento é outro ponto que merece bastante foco. Para disponibilizar o melhor atendimento, a equipe precisa conhecer a fundo os produtos vendidos. Sendo assim, existe a possibilidade de recomendar para o cliente o pão mais adequado ao que ele procura, itens complementares e serviços capazes de realmente atender às suas necessidades e expectativas.
Para manter o time sempre preparado, recomendamos o investimento contínuo em treinamento. É necessário se certificar de que seus colaboradores estão atualizados acerca de diversos aspectos do negócio, como a legislação do setor, o manuseio correto de máquinas e equipamentos e boas práticas de atendimento.
6. Busque a diferenciação
Para alcançar o sucesso, é preciso se destacar. Por isso, como dissemos, não deixe de observar o que seus concorrentes diretos estão ofertando — produtos vendidos, promoções realizadas, serviços disponibilizados para os clientes etc.
Ao saber o que os outros fazem, você pode ter ideias de fato originais para conquistar novos consumidor e fidelizar os antigos.
7. Adote outro viés para o seu negócio
Como mencionamos, as padarias já não concentram suas vendas unicamente em pães, leites e derivados. De uns tempos para cá, o cenário mudou de maneira drástica. Hoje, é comum encontrar estabelecimentos com refeições completas, buffets e itens diversificados, como frios, carnes e até mesmo verduras.
Existem ainda aquelas padarias que trabalham com serviços personalizados e diferenciados, como encomenda de produtos para festas, banca de revistas e jornais e caixas eletrônicos de bancos, por exemplo.
Para que você compreenda melhor o novo cenário, apresentamos a seguir três tipos de padarias existentes. Confira as características de cada uma e veja qual delas pode ser a ideal para atender o seu público!
Padaria Boutique
A padaria boutique é direcionada a um público que tem alto poder aquisitivo. Localizada normalmente em bairros nobres, ela oferece produtos diferenciados e de alta qualidade. Nesses estabelecimentos é normal encontrar mercadorias importadas, como azeites, vinhos e embutidos, além de itens artesanais e de fabricação própria.
Padaria de Serviços
Nessas padarias são comercializados produtos convencionais de confeitaria e panificação e também refeições completas, serviços de bar, venda de salgados etc. É comum ver esse tipo de estabelecimento em locais com grande circulação de pessoas, como ruas comerciais e centros urbanos.
Padaria de Conveniência
Normalmente instalada em um bairro residencial, a padaria de conveniência é um modelo de negócio bastante comum no país. De modo geral, comercializa produtos de necessidade imediata que são encontrados em supermercados, como frios, ovos e cafés, além de pães, leite e derivados.
8. Utilize os aromas do negócio como marketing
É difícil achar alguém que resista ao cheiro de um pão fresquinho, crocante e recém-saído do forno, verdade? Então use esse aroma delicioso como atrativo para o seu negócio, fazendo com que ele chegue às ruas e consequentemente aos pedestres que passam por perto da padaria.
A possibilidade de chamar a atenção de uma clientela diferente com essa tática supersimples é gigantesca. Vale o teste!
9. Invista em tecnologia
A tecnologia chegou para remodelar diversos âmbitos de nossa sociedade, sobretudo os empreendimentos de modo geral. Com o ramo da panificação não poderia ser diferente: em virtude dos avanços tecnológicos, hoje é possível reinventar processos de produção e investir em diferentes modelos de trabalho.
Para assegurar a alta lucratividade e se destacar em relação aos concorrentes, inúmeros estabelecimentos têm apostado em novos equipamentos, máquinas e práticas que prometem aumentar a produtividade de padarias e agilizar o fluxo de trabalho.
Outra dica relevante é a utilização de softwares de gestão, que apresentam soluções práticas para a gestão de padaria. Esses recursos tecnológicos simplificam processos do dia a dia e modernizam operações. Por meio deles, é possível integrar setores de um negócio, centralizar informações e ter acesso aos mais variados relatórios rapidamente.
10. Aceite críticas e sugestões
Por fim, uma dica valiosíssima: aceite as críticas e as sugestões do seu consumidor. Não faz sentido ter medo do que ele tem a dizer, afinal de contas o empreendimento existe para atendê-lo, certo? Portanto, esteja sempre aberto para os feedbacks, independentemente do conteúdo.
Ouça de forma atenta o que seus clientes acham do negócio. É possível que você se depare com uma crítica que o desanime, mas jamais leve para o lado pessoal. Ouvir o público-alvo com bastante bom senso, pensar friamente no que é dito e ponderar se a pessoa tem razão consiste em uma excelente maneira de evoluir.
Tome essa questão como um ponto positivo para a sua padaria. A partir de uma observação exterior, você consegue aperfeiçoar diversos aspectos do negócio, conquistar e fidelizar clientes e corresponder às expectativas e necessidades deles.
Coloque-se no lugar do consumidor: você provavelmente voltaria em um estabelecimento que preza por sua opinião e está disposto a atendê-lo sempre da melhor forma possível, não é? Lembre-se de que o cliente é a melhor pessoa para avaliar seus serviços e produtos.
Depois de conhecer dez dicas para aperfeiçoar a gestão de padaria, está claro para você quais são as consequências da falta de planejamento no setor de panificação? De certo, uma administração ineficiente pode fazer com que o negócio feche as portas rapidamente. Como conferimos, para ter uma padaria de sucesso não basta apenas paixão pela arte da panificação.
Atender às expectativas e necessidades de compra do seu público-alvo não é uma tarefa simples. Para tal, deve-se aliar todo o amor pelo negócio às melhores práticas de gestão. A partir daí, investir em um planejamento estratégico estruturado, escutar a clientela e estar constantemente atento às tendências e inovações do setor formam o caminho mais adequado a seguir.
Agora que já conhece dicas para ter uma padaria de sucesso, que tal começar a pensar em maneiras de aliar a qualidade dos seus produtos às técnicas que o ajudarão a se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo?
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