Opinião
Qual a Pizza do seu desejo?
Home > Opinião > Qual a Pizza do seu desejo?
Um texto sobre técnicas diferentes e consciência sobre o negócio da pizza.
Atualmente, temos uma grande gama de massas de pizza, assim como também profissionais do ramo, com técnicas diferentes e produtos diferentes. Então, como saber qual escolher?
- Tipo de Massa, Tipo de Fermento e técnicas de Fermentação diversificada: Natural, Biológico, Biga, Poolish
- Tempo de Fermentação e Maturação
- Proposta de Valor Agregado a Custo
Mas vamos abordar um pouco de cada item.
1. Tipo de Massa, Tipo de Fermento e técnicas de Fermentação diversificada: Natural, Biológico, Biga, Poolish
Hoje temos, como dito, várias propostas de Massase Processostanto para Pizza, como a Panificação, e o mercado ficou um pouco mais completo ou complexo como resultado da facilidade dos meios de comunicação e divulgação e a constante fome de conhecimento e desenvolvimento dos profissionais. A depender do ponto de vista, alguns profissionais sabiamente estão praticando com mais ênfase as Técnicas de Panificação para a confecção das Massas de Pizza, então quer dizer que o Produto ficou gourmet?
Não, o produto ficou mais bem trabalhado com mais técnicas com a inserção dos mais variados tipos de grão e de técnicas de maturação com variações também de fermentação.
De maneira nenhuma estou dizendo que antigamente no Brasil não era feito ou não se fazia bem e com excelência, e sim até então (opinião) era pouco divulgado ou difundido com clareza, seja por existir um outro tipo de imprensa e a divulgação era feita de forma mais lenta, “boca a boca”.
2. Tempo de Fermentação e Maturação
Tipos de Fermentos e Tempo de Maturação: se me perguntar qual o ideal para os diversos paladares de hoje, a resposta seria simples: a que mais me agrada.
Então qual escolher? Para isso é preciso saborear e quebrar paradigmas, mas ter a mente e o palato abertos a inovações e sabores.
E Como? Na visão de quem esta atrás do balcão, transmitir os processos, a paixão que o levou a chegar naquele resultado. Além disso, hoje o conhecimento e a constante acesso (virtual) de milhares de pessoas, que diariamente assistem e compartilham opiniões e técnicas antes só encontradas em alguns livros, tornou tudo mais fácil, pois, aparentemente, o mundo está um pouco menor em termos de se fazer ouvir e divulgar opinião e ensinamentos.
No entanto, devemos, antes de mais nada (opinião), fazer um levantamento do perfil de clientes (Empresário) a serem atendidos e qual é a proposta ideal para o negócio, implantação de normas e hábitos, momentos de orientar e treinar *quem* *quando* e *onde* e, mais efetivamente, buscar profissionais e fazer a adequada gestão.
Não vou abrir um negócio sou cliente, bom sendo assim:
3. Proposta de Valor Agregado a Custo
Ideal é entender de cada lugar qual é o melhor produto e eu singelamente costumo classifica rusando eu mesmocomo exemplo. Lugares que:
- Excelentes, mas caros (relativo a proposta de valor percebido), que significa aquilo ou o que você compra (desde que não por impulso) sem se atentar tanto ao preço, (Dinheiro) valor não palpável atendimento produto qualidade;
- Bons para as horas de fome, famoso “Bom e Barato”; o que não significa que no universo da Pizza e Pão não consigamos bons produtos com preços competitivos, (desafio), mas, obviamente, que com matéria-prima inferior (às vezes) a proposta acima mencionada (às vezes);
- Aqueles que você vai uma vez, compra e nunca mais volta. (pior cenário).
Portanto, concluo:
Um produto pizzadeve ser bom, com qualidade agregada à técnica correta e sem invencionismos excessivos. As técnicas já existem e devemos utilizá-las ou adequá-las à nossa realidade. Há com certeza Mestres e Doutores, que se aprofundam aos extremos dos assuntos, mas utilizando sempre as mesmas bases do conhecimento, entender melhor ou saber avaliar melhor o profissional que dedicou tempo, paixão e estudo para agregar as técnicas corretas ao produto. Já o produto precisa ficar dentro do tão famoso CMV, dito por muitos como o mais cruel vilão (bonzinho). Mas “como assim vilão bonzinho?” Na minha opinião, o CMV é chato, mas também é um motivador a estimular a fazer certo, fazer o adequado, para que seu negócio (micro, pequeno, médio e grande) seja durador.
Para os clientes e apaixonados degustadores fica a difícil e saborosa missão de prova, comer, se apaixonar e surfar nas ondas dos criativos sendo permitido arrematar-se a degustar Pizzas e Pães com texturas sabores e harmonizações diferentes, com vários tipos de Grãos e Propostas de Moagem.
Mas fica para uma próxima, esta dos Grãos e Moagens.
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog