Publicidade

Home >

Artigos >

Know-How, Opinião >

Programa 5S

Cerimonia Cha
Autor
Renan Zacchi
3 de maio de 2020

Programa 5S

Olá pessoal! 

Hoje vamos falar de um assunto que não envolve receita. Mas que pode lhe auxiliar desde o seu Mise in place, até a gestão de qualidade em sua equipe ou empresa. 

Hoje vamos falar sobre o método (ou programa) 5S.

Esse método foi desenvolvido no Japão pelo mesmo criador do diagrama de Ishikawa (outra ferramenta da qualidade) e então reconhecido como o guru da qualidade Dr. Kaoru Ishikawa.

Assim como também outras ferramentas, o 5S foi responsável pela reconstrução do Japão após o período pós-guerra.

Ele é utilizado atualmente por empresas como Coca-Cola, Ford, Petrobras dentre muitas outras.

Acredite, você irá notar de forma muito nítida um local que aplica essa ferramenta.

Mas afinal o que é 5S?

5S é um método muito simples e básico, porém transformador. 

Fácil de aplicar e difícil de manter, sendo nada mais do que cinco palavras que tem como foco principal a redução de desperdício e que se aplicado corretamente e de forma contínua gera resultados como a maximização da eficiência na operação e fluxo de produção, engajamento da equipe, redução de falhas e consequentemente melhora no lucro da empresa. Um dos benefícios lá na ponta da cadeia é um produto com mais qualidade perceptível para o cliente.

O programa 5S é composto pela seguinte sequência de aplicação:

SEIRI: Senso de Utilização – Em um processo, local ou setor, analisar o que é útil e separar apenas o que irá ser usado desde objetos, utensílios, materiais, ferramentas ou ingredientes. 

“Obter o necessário, na quantidade necessária.”

SEITON: Senso de Organização – Somente será organizado no local aquilo que já foi separado para ser utilizado. A ideia aqui é obter acesso rápido ao que é útil e de forma segura.

“Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.”

SEISO: Senso de limpeza – Ambientes ou objetos limpos e em condições adequadas de uso facilitam a detecção de desvios, anomalias ou quebras e estas por sua vez devem ser tratados para a condição ideal de trabalho. A ideia da palavra limpeza aqui é ampla e envolve higiene e segurança, assim como bem-estar das pessoas.

“Não basta estar limpo, tem que parecer limpo.”

SEIKETSU: Senso de padronização e segurança – Agora que só está no local aquilo que se utiliza, cada coisa em seu lugar e limpa e pronta para uso. Elaboram-se padrões para a organização, higiene e saúde, definindo, identificando e ilustrando sem deixar com que as pessoas envolvidas tenham de adivinhar como se faz algo. Tudo deve estar muito bem explicado e escrito, pois é nesse ponto do programa que ocorre a maior parte dos erros ou abandono do método.

“Fale, escreva e mostre – repita mais uma vez.”

SHITSUKE: Senso de autodisciplina – É fundamental que as pessoas estejam engajadas com todos os S anteriores e evitem acúmulos desnecessários, fluxos confusos ou desorganização seguindo de forma religiosa todos os fundamentos do programa 5S. Com isso haverá a redução de tempo nas operações com a procura de itens, aumento da área de produção diante da organização e clima organizacional mais leve e eficiente.

“Aprender o correto da forma correta.”

O programa 5S, se vinculado ao método Kaizen (filosofia de melhoria contínua Japonesa), pode ser adicionado mais um S, o SHUKAN. Que nada mais é do que ter o hábito de revisar todos os processos, adequar e atingir a melhoria constante. 

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.”

Repare como o programa 5S é altamente aplicável e recomendado para a área de alimentos. Seja em toda a organização visando um modelo holístico ou em determinados departamentos de forma pontual.

É importante frisar que o programa 5S não é a mesma coisa que realizar um “mutirão” de limpeza e organização a cada três meses.

Ele deve ser visto como uma filosofia aplicada a cada tarefa simples como a trivial realização do M.E.P. indo até a atividades mais complexas como a implementação em todo um setor de produção ou em toda a empresa, desde a gerência até a produção, entrega e atendimento. Exigindo em alguns locais completa mudança de comportamento e filosofia empresarial.

Porém, não se desespere, tenha certeza de que “toda a simplicidade é a complexidade resolvida” (Constantin Brancusi). Vá por partes, comece pequeno e de forma gradativa, mas firme e focado. Aplique o programa em situações simples e que possam dar margem para erro, vá adaptando e resolvendo de forma que em longo prazo e pouco a pouco toda a sua organização já esteja consciente dessa nova filosofia de qualidade e redução de desperdícios. 

Bom… Essa foi uma explanação muito breve sobre umas das ferramentas da qualidade que tem o poder de transcender as barreiras do negócio e “contaminar” positivamente nosso estilo de vida. 

Deixo aqui para vocês uma frase que eu gosto muito e que te leva a uma reflexão global de nossos negócios.

“Toda corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.

Grande abraço e até a próxima!

Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Massa Madre Blog
Por Massa Madre Blog
Por Tiago Ishikawa
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.