Opinião
Programa 5S
Home > Opinião > Programa 5S
“Toda corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco”
Olá pessoal!
Hoje vamos falar de um assunto que não envolve receita. Mas que pode lhe auxiliar desde o seu Mise in place, até a gestão de qualidade em sua equipe ou empresa.
Hoje vamos falar sobre o método (ou programa) 5S.
Esse método foi desenvolvido no Japão pelo mesmo criador do diagrama de Ishikawa (outra ferramenta da qualidade) e então reconhecido como o guru da qualidade Dr. Kaoru Ishikawa.
Assim como também outras ferramentas, o 5S foi responsável pela reconstrução do Japão após o período pós-guerra.
Ele é utilizado atualmente por empresas como Coca-Cola, Ford, Petrobras dentre muitas outras.
Acredite, você irá notar de forma muito nítida um local que aplica essa ferramenta.
Mas afinal o que é 5S?
5S é um método muito simples e básico, porém transformador.
Fácil de aplicar e difícil de manter, sendo nada mais do que cinco palavras que tem como foco principal a redução de desperdício e que se aplicado corretamente e de forma contínua gera resultados como a maximização da eficiência na operação e fluxo de produção, engajamento da equipe, redução de falhas e consequentemente melhora no lucro da empresa. Um dos benefícios lá na ponta da cadeia é um produto com mais qualidade perceptível para o cliente.
O programa 5S é composto pela seguinte sequência de aplicação:
SEIRI: Senso de Utilização – Em um processo, local ou setor, analisar o que é útil e separar apenas o que irá ser usado desde objetos, utensílios, materiais, ferramentas ou ingredientes.
“Obter o necessário, na quantidade necessária.”
SEITON: Senso de Organização – Somente será organizado no local aquilo que já foi separado para ser utilizado. A ideia aqui é obter acesso rápido ao que é útil e de forma segura.
“Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar.”
SEISO: Senso de limpeza – Ambientes ou objetos limpos e em condições adequadas de uso facilitam a detecção de desvios, anomalias ou quebras e estas por sua vez devem ser tratados para a condição ideal de trabalho. A ideia da palavra limpeza aqui é ampla e envolve higiene e segurança, assim como bem-estar das pessoas.
“Não basta estar limpo, tem que parecer limpo.”
SEIKETSU: Senso de padronização e segurança – Agora que só está no local aquilo que se utiliza, cada coisa em seu lugar e limpa e pronta para uso. Elaboram-se padrões para a organização, higiene e saúde, definindo, identificando e ilustrando sem deixar com que as pessoas envolvidas tenham de adivinhar como se faz algo. Tudo deve estar muito bem explicado e escrito, pois é nesse ponto do programa que ocorre a maior parte dos erros ou abandono do método.
“Fale, escreva e mostre – repita mais uma vez.”
SHITSUKE: Senso de autodisciplina – É fundamental que as pessoas estejam engajadas com todos os S anteriores e evitem acúmulos desnecessários, fluxos confusos ou desorganização seguindo de forma religiosa todos os fundamentos do programa 5S. Com isso haverá a redução de tempo nas operações com a procura de itens, aumento da área de produção diante da organização e clima organizacional mais leve e eficiente.
“Aprender o correto da forma correta.”
O programa 5S, se vinculado ao método Kaizen (filosofia de melhoria contínua Japonesa), pode ser adicionado mais um S, o SHUKAN. Que nada mais é do que ter o hábito de revisar todos os processos, adequar e atingir a melhoria constante.
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.”
Repare como o programa 5S é altamente aplicável e recomendado para a área de alimentos. Seja em toda a organização visando um modelo holístico ou em determinados departamentos de forma pontual.
É importante frisar que o programa 5S não é a mesma coisa que realizar um “mutirão” de limpeza e organização a cada três meses.
Ele deve ser visto como uma filosofia aplicada a cada tarefa simples como a trivial realização do M.E.P. indo até a atividades mais complexas como a implementação em todo um setor de produção ou em toda a empresa, desde a gerência até a produção, entrega e atendimento. Exigindo em alguns locais completa mudança de comportamento e filosofia empresarial.
Porém, não se desespere, tenha certeza de que “toda a simplicidade é a complexidade resolvida” (Constantin Brancusi). Vá por partes, comece pequeno e de forma gradativa, mas firme e focado. Aplique o programa em situações simples e que possam dar margem para erro, vá adaptando e resolvendo de forma que em longo prazo e pouco a pouco toda a sua organização já esteja consciente dessa nova filosofia de qualidade e redução de desperdícios.
Bom… Essa foi uma explanação muito breve sobre umas das ferramentas da qualidade que tem o poder de transcender as barreiras do negócio e “contaminar” positivamente nosso estilo de vida.
Deixo aqui para vocês uma frase que eu gosto muito e que te leva a uma reflexão global de nossos negócios.
“Toda corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.
Grande abraço e até a próxima!
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog