Opinião
Natal 2021: 25% mais lucrativo! Ações que você deve preparar para vender mais!
Home > Opinião > Natal 2021: 25% mais lucrativo! Ações que você deve preparar para vender mais!
A sua empresa precisa se preparar para esse final de ano, pois percebo como um potencial de se ter um dos melhores finais de ano da história. Confira dicas importantes para seu negócio!
A música que ecoa nesta época do ano não é Jingle Bells, como clássico natalino. Trocarmos por uma versão mais brasileira, com o samba “como será o amanhã? Responda quem puder. O que irá me acontecer? O meu destino será como Deus quiser – e como eu fizer”. A última frase é uma adaptação, mas desde já sugiro que mantenha o seu foco nela, pois suas ações serão determinantes para o sucesso.
No que depender do mercado, as perspectivas são para lá de otimistas. Com base nos indicadores que compilamos na @consultideal, podemos esperar um Natal com vendas 25% superiores ao ano passado e faturamento melhor do que era antes da pandemia.
Previsibilidade foi palavra rara nos últimos dois anos. A pandemia mudou comportamentos e impeliu de forma desafiadora novos modelos de gestão, mas, em contraponto, foi grande escola para os que dispuseram a aprender. Veja a indústria de turismo: por quase todo esse período acumulou prejuízos, foi marcada por fechamento de inúmeras agências, hotéis e empresas relacionadas. Mas agora o cenário é completamente diferente. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, projeta-se uma recuperação com as viagens de fim e começo de ano (dezembro, janeiro e fevereiro), além de estimar que haja o retorno de pelo menos 30% do faturamento médio.
Cifras tão animadoras são explicadas de forma muito simples. O cliente ficou por quase dois anos sem viajar, sem viver novas experiências positivas. Com o avanço da vacinação e boa parte da população adulta imunizada, as férias e viagens se tornaram reais (e não em casa!). Todos querem aproveitar e comemorar, porque o valor à vida nunca foi tão palpável. O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos outros pequenos prazeres, como sair para jantar, encontrar os amigos para um vinho, café da manhã dos domingos na padaria etc.
Um final de ano ótimo
Por isso a sua empresa precisa se preparar para esse final de ano, pois percebo como um potencial de se ter um dos melhores finais de ano da história. A sensação de liberdade, ainda que comedida, provocada pela vacinação, reforça ainda mais a indulgência. As pessoas viveram com tantas limitações que agora vão buscar recompensar o “tempo perdido” de não terem encontrado com pessoas queridas e retomar a cultura do presentear, comum no final de ano. Todos querem expressar o sentimento acumulado e isso significa economia em alta!
Se prepare para as dicas, mas é apenas o começo: elaborei e disponibilizarei a partir do dia 1º de outubro um ebook completo sobre as vendas de fim de ano. Você vai encontrar um material sobre a organização de encomendas, escala de horários, planejamento da produção para aproveitar a antecedência no pré-preparo de produtos, dicas de marketing e muito mais. É tudo gratuito e estará disponível no meu site www.consultideal.com.br. Além disso, vamos ter lives para te ensinar como preparar a sua loja para as vendas.
Planejamento
Para aproveitar esse momento otimista de mercado, aposte no planejamento. Você já percebeu que estamos vivendo – e ainda há uma expectativa de viver isso com mais intensidade – a falta de matérias primas e embalagens no mercado, com índice elevado de rupturas e aumento de preços. Vale a lei da oferta e da procura, então essa escassez vai se intensificar com a proximidade do fim de ano e a demanda por esses itens. Quem se antecipar vai conseguir matéria prima e embalagens mais disputadas e com melhor preço.
Segurança😷 em 1º lugar
Os clientes já estão preocupados com maior antecedência dos encontros, mas é claro que vai haver uma preocupação também com os protocolos sanitários. Não descuide desse tópico! Se você já tem estrutura para espaços de confraternização, reforce os protocolos sanitários, pois assim seu espaço será um dos espaços utilizados para as pessoas confraternizarem com segurança. Coloque informativos com a chamada “confraternize com segurança aqui” e prepare-se para receber esse público.
Presentes, não produtos
Há a necessidade e desejo de expressar o carinho por pessoas que estão próximas, então o consumidor vai presentear amigos e familiares. Tudo o que foi falado nos últimos anos se faz real, pois vamos vender presentes e não produtos. De acordo com sua estrutura disponível, transforme seus produtos em presentes. Use o poder do laço, pois um laço pode transformar qualquer produto gostoso em um presente inesquecível.
Ficha Técnica
Outro ponto de atenção é no levantamento de custos para a formação de preços adequados. Diante das altas de insumos e embalagens e do próprio custo operacional, aproveite o planejamento antecipado e apresente preços compatíveis. De nada adianta gastar toda a energia para fazer um trabalho maravilhoso e seu preço de venda não ser compatível com o custo – o que consequentemente te leva a não enxergar retorno. A sua competência precisa ser remunerada.
Equipe: rotinas e processos
Outro ponto é trabalhar é a equipe. A escassez de mão de obra qualificada já é grande e com a proximidade do fim de ano a necessidade por esses profissionais fica ainda mais sensível. Reforce a equipe com capacitações, ensine as rotinas e processos e, principalmente, trabalhe na valorização dos profissionais competentes que você tem. Tire o foco daquelas pessoas que não são as mais habilidosas e foque em quem é bom. Para de falar de quem é ruim! Não existe um time de futebol com 11 jogadores do perfil Neymar, até porque as habilidades das pessoas são diferentes. Reconheça e enxergue na sua equipe as habilidades positivas de cada um e tenha a competência de posicioná-los onde eles podem lhe trazer resultado. Isso é ser gestor.
Ainda sobre o tópico de equipe, vale ressaltar ainda a necessidade e a importância das dinâmicas de meritocracia. Sempre é importante que os profissionais sejam reconhecidos pelos seus esforços. Isso vai trazer uma equipe que vai vestir a camisa da empresa e preocupada com o cliente e suas necessidades.
Comunicação é a chave
Não adianta nada preparar tudo e não se comunicar bem. Saiba comunicar com o cliente tudo o que você está fazendo para oferecer ao mercado e nesse momento tão importante na vida das pessoas. Não faça isso como uma imagem comercial, mas sim com o foco que você está resolvendo uma demanda dele, para encantar as pessoas queridas, para encontrar e confraternizar com a família e os amigos. Comunique-se com o consumidor a mensagem que você está ali para entregar o que ele precisa.
Tenha atenção à imagem da sua loja. Isso significa mais do que nunca reforçar os protocolos de segurança sanitária, mas também ter a loja como um ambiente agradável para as pessoas. Não precisa de grandes investimentos: um som ambiente agradável, se possível ligado ao tema de fim de ano, decorações temáticas e até seus produtos embalados de forma bonita. O seu próprio produto já é uma decoração.
Com base então no planejamento, você precisa pensar também na gestão da produção, para que consiga atender a tempo e quantidade os produtos que serão ofertados. É importante ter estruturado a gestão de processos produtivos para que você não seja surpreendido com uma demanda e não tenha condições de entregar. Esse planejamento é essencial para que você faça muito com o esforço necessário, colocando a energia no lugar que é essencial.
Espero que você aproveite esse momento e faça o dever de casa. O mercado não vai responder apenas pelo momento de consumo, ou seja, para a grana entrar no caixa é preciso correr atrás. A oportunidade é boa para quem está preparado! Te espero com esse material incrível que será lançado no nosso site e desejo que tenha boas vendas!
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog