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Entenda como realizar a gestão de fornecedores internacionais
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Um bom relacionamento com fornecedores internacionais é a condição fundamental para o andamento de uma empresa como um todo. A qualidade dos produtos fornecidos, bom preço e seriedade com os prazos são questões que devem ser avaliadas na gestão de fornecedores.
Um bom relacionamento com fornecedores internacionais é a condição fundamental para o andamento de uma empresa como um todo. A qualidade dos produtos fornecidos, bom preço e seriedade com os prazos são questões que devem ser avaliadas na gestão de fornecedores.
Para isso, você deve manter um relacionamento de parceria, já que para “alimentar” a sua empresa, é imprescindível boa matéria-prima. Pensando nisso, reunimos neste post, algumas boas práticas para você realizar a gestão de fornecedores internacionais. Confira:
Encontre os fornecedores
Algumas empresas de fornecedores internacionais têm escritórios ou representantes no Brasil para facilitar a negociação e relacionamento. No entanto, há também a possibilidade de você participar de feiras e eventos no seu segmento.
Dessa forma, você encontrará no mesmo local, diferentes empresas que disponibilizam os serviços e produtos em estandes para que você os conheça. No entanto, caso seja inviável o comparecimento nesse tipo de evento, o indicado é que você procure pelos representantes em pesquisas na internet ou até mesmo catálogos especializados no segmento.
Para começar a sua busca por fornecedores internacionais é preciso definir o tipo de produto e serviço que você procura, pois existem fornecedores que podem ser fabricantes, atacadistas ou somente distribuidores de algumas marcas.
Após isso, não deixe de pesquisar sobre a reputação do fornecedor por empresas que trabalham ou já trabalharam com esse prestador. Para isso, você pode usar a internet e sites de reclamações.
Negocie prazos e preços
As negociações de preços e prazos demandam mais atenção em fornecedores internacionais. Essa negociação deve fazer parte do dia a dia do gestor de fornecedor, pois, é preciso entrar em acordo na moeda. O valor será cobrado e as transações serão em dólar ou real, por exemplo.
Fique atento ao local de onde os seus produtos sairão para não correr o risco de atrasos na entrega, para definir as negociações de prazo e para que você possa se organizar de acordo com os prazos que foram estipulados.
Outro fator importante a ser avaliado neste quesito é a negociação com intermediários. Algumas empresas especializadas em exportação e importação realizam o relacionamento por meio de intermediários.
Contudo, fique atento a essa opção que, apesar de facilitar muito as questões burocráticas, podem apresentar a cobrança de taxas. Então mesmo que demore mais, considere o contato direto ao fabricante.
Realize testes com os produtos
Uma matéria-prima de qualidade é fundamental para o seu produto final e consequentemente para o sucesso do seu negócio. Sendo assim, é indicado que você faça a solicitação de amostras para avaliar se o produto é realmente de qualidade e se está dentro dos padrões da sua empresa de panificação.
Com isso, além de avaliar o produto em si, você consegue ter uma breve noção do comprometimento com o prazo de entrega, a forma que o produto é embalado, armazenado e manuseado durante o transporte e também a qualidade no atendimento da empresa.
Aposte no diferencial
O mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores cada vez mais exigentes. Com isso, para que o seu negócio sobreviva e se sobressaia na concorrência, é inevitável apostar em inovações e no diferencial. Os clientes já estão cheios do mesmo.
Fornecedores internacionais são um ótimo caminho para isso. O mercado exterior tem muitas novidades que ainda não chegaram no Brasil. Tanto equipamentos quanto produtos de última geração e de alta performance será um grande diferencial para proporcionar mais força no seu negócio.
Estreite o relacionamento
Como dissemos, o seu relacionamento com os fornecedores deve ser de parceria. Assim, fica mais fácil para que ambas as partes entendam como os processos funcionam e entrem em um acordo que possa suprir as necessidades.
Então busque sempre manter um canal de comunicação facilitado e instantâneo para garantir total interação. Os fornecedores de confiança poderão indicar os melhores produtos para o seu negócio e lhe auxiliar até mesmo a encontrar novos parceiros. Estreite os laços!
Saiba quais são as vantagens e desvantagens
Trabalhar em conjunto com fornecedores internacionais tem muitas vantagens, mas existem alguns pontos que demandam mais atenção. Confira quais são os prós e contras dessa prática:
Vantagens
Fornecedores competitivos
Os mercados internacionais são muito dinâmicos e competitivos, o que gera empresas com alta capacidade produtiva e de diferencial. Com isso, você será beneficiado com um bom atendimento, preços, produtos e serviços de qualidade.
Preços atrativos
Mesmo com os encargos tributários que incidem sobre a prática de trabalhar com fornecedores internacionais, ainda sim é vantajoso apostar na importação dependendo do produto ou da tecnologia.
Variedade
Assim como as tecnologias, existem variedades de produtos que não encontramos no Brasil ou que são mais caros e de difícil acesso. A gama de produtos internacionais pode ser maior. Isso aumenta o seu mix de produtos disponibilizados e, no caso de matéria-prima, aumenta a qualidade do seu produto final.
Desvantagens
Diferença cultural
A diferença cultura é refletida no modo de negociação e nas práticas de negócio. Esses aspectos podem ser bem diferentes do que você está acostumado a lidar.
Comunicação
A barreira do idioma pode ser um dificultador na comunicação entre você e seu fornecedor internacional. Certifique-se de que você conseguirá se comunicar com a empresa e com o seu parceiro antes de fechar um acordo, pois, caso ocorra algum imprevisto ou empecilho, a comunicação pode facilitar ou dificultar a tomada de decisões.
Prazos
Dependendo da localidade que o seu fornecedor está, a entrega será mais demorada, sem contar os processos da alfândega. Então não deixe de conhecer cada detalhe da entrega, principalmente o prazo e cumprimento das datas, já que o atraso de entregas prejudica diversos setores do seu negócio.
A localidade também inviabiliza ou dificulta que você faça visitas ao seu fornecedor. Com isso, vale a dica de somente fechar contrato com empresas conhecidas no mercado e que sejam sérias, para que não aconteçam situações que se façam necessária o seu comparecimento na empresa.
Encontrar fornecedores internacionais nem sempre será um processo fácil. Sendo assim, é preciso fazer uma investigação detalhada de cada parceiro a fim de evitar prejuízos e dores de cabeça no futuro.
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