Opinião
Eu e a 1900, uma história de amor e muita pizza
Home > Opinião > Eu e a 1900, uma história de amor e muita pizza
Era uma tarde qualquer, sem nada de especial. Meu pai puxou a porta de ferro para cima que se enrolou em um único movimento. Entramos no galpão e ali contemplamos uma construção do início do século XX. O endereço? Rua Estado de Israel, antiga Rua do Tanque. Local onde meu bisavô Ermenegildo, meu avô Luigi e meu pai Giovanni moraram.
É aqui que a história da família continua e se transforma através das mãos do meu pai. Mãos de músico, violista e maestro de orquestra. Maestro, o “mestre” em italiano, é aquele que conduz, orienta, lidera. E foi assim que meu pai orquestrou com minha mãe Katia, minha nonna Dima e meu irmão Edrey, o nascimento da 1900 que viria a acontecer muitos meses depois, em maio de 1983.
As noites frias no nosso sítio eram um desafio e tanto para o meu pai que cobria as tábuas de massa com cobertores para garantir a fermentação. Eu e meu irmão como dois bons garotos travessos, ficávamos tentando saber o que se passava debaixo dos cobertores. Qualquer tentativa de mexer naquele santuário para bisbilhotar provocava a ira em nosso pai, pois poderíamos colocar tudo a perder. Uma das minhas primeiras lições foi aprender a ter paciência e aguardar o tempo em que as coisas precisam acontecer. Ainda mais quando pensamos em processos tão delicados quanto fascinantes como a fermentação. Eu não fazia ideia, mas esse era o “LABORATÓRIO MODE ON”* do meu pai. Era lá no sítio que ele estava focado nas receitas, nos processos, e apurando a técnica para conduzir o que viria a ser uma das maiores pizzarias de São Paulo.
Trinta e nove anos depois, com dez operações e mais algumas em planejamento, estou aqui escrevendo este texto e pensando em você, pizzaiolo(a), padeiro(a) ou empreendedor(a) do universo do trigo. Reflito sobre tudo que vivenciei nestes quase quarenta anos que poderia compartilhar aqui e, atrevo-me a dizer, que ajudaria você em algo transformador. Então, vamos à parte boa da história, aquela que olha para o futuro.
Todo o desenvolvimento da 1900 foi um conjunto de decisões, certas ou erradas, de várias pessoas, ao longo de vários anos. Muitas foram proveitosas e nos ajudaram a crescer. Algumas nos atrapalharam e criaram dificuldades por anos. Mas, o fundamental de todas as nossas ações foi que sempre estávamos buscando melhorar. Em qualquer momento de nossa história, a 1900 sempre se propôs a ser melhor que si mesma. A busca incansável da perfeição é um motor para nós. Não temos a pretensão de atingir algo tão ilusório quanto inconcebível como a “perfeição” em si só, mas entender que há um caminho a ser percorrido é o que nos faz dar importância ao movimento.
Foco
Olhando aqui para o século XXI, com internet em todo lugar, textos, vídeos, áudios em maior volume do que seríamos capazes de absorver, é fácil se dispersar. Hoje temos acesso rápido a informações e técnicas de qualquer lugar do mundo. Mas precisamos também ser muito seletivos, entender o que realmente importa e fará diferença. O que podemos levar de proveitoso de cada momento dedicado em aprendizado e busca por conhecimento? Minha única e atrevida sugestão a você é FOQUE EM ALGO e não se desvie do seu caminho. Evite tentar colocar tudo em prática. Seja seletivo.
Como exemplo, conto mais um detalhe da nossa história. Em 2014, quando abrimos nossa sétima operação, eu estava vindo ano após ano com um desafio que crescia junto com a empresa: padronizar nossas pizzas. Como fazer todas ficarem praticamente iguais com equipes e lojas tão diferentes? Como fazer com que nossa equipe seguisse um padrão em um produto extremamente artesanal sem perder a nossa essência? Estas questões me levaram a buscar mais conhecimento e esta busca me fez explorar por diversos caminhos. Eu praticamente virei um “buscador”. Tudo que eu podia ter acesso a conteúdo, leitura, contatos etc fui atrás. Viajei, fui a feiras, visitei locais, fiz cursos, e em um determinado momento, no meio de tanta diversidade de informações, encontrei o que parecia ser a solução. “É isso!”, pensei. Foram longos meses de busca, mas sempre com o mesmo questionamento: “Isto vai me ajudar no que eu preciso agora?”. Este é o foco que mencionei logo acima. Na minha jornada em busca de uma solução, encontrei muita coisa boa, fiz grandes amigos, conheci lugares fascinantes. Mas o foco no negócio, no desenvolvimento e no futuro é que estavam me norteando.
E aqui eu deixo minha singela colaboração pra vocês. Foquem em algo que realmente vai fazer a diferença pra vocês e persistam. Ele vai se tornar o patamar inicial para o próximo passo de uma longa jornada que vale muito a pena.
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog