Opinião
Como escolher um bom Azeite de Oliva
Home > Opinião > Como escolher um bom Azeite de Oliva
Entenda como escolher um bom azeite de oliva para sua casa, produção e receitas!
Como escolher um bom azeite de oliva?
Um “bom” azeite de oliva depende muito do paladar de cada um. Existem pessoas que preferem azeites mais suaves e doces, enquanto outras pessoas preferem os azeites mais intensos e acentuados. Porém, algumas características são primordiais para um azeite ter qualidade.
O Azeite de Oliva Extra Virgem de qualidade é saboroso, aromático e fresco.
A variedade de marcas é imensa e é fato que o produto AZEITE DE OLIVA é um óleo que mora no coração de uma grande parte das pessoas pelo mundo inteiro, principalmente pela diversidade em que se apresenta.
Portanto, comprar um Azeite de Oliva de qualidade torna-se uma tarefa um pouco trabalhosa, mas de extrema importância.
Abaixo fizemos uma lista com alguns dos principais fatores para escolha de um bom azeite:
- Rótulo: Ler o rótulo é muito importante. Sempre veja a validade do produto, o Azeite de Oliva tem que ser consumido rapidamente. Azeite jovem é muito melhor. O rótulo deve estar limpo e não “melecado”, rasgado, e, principalmente, violado.
- Data de validade: Antes de comprar, certifique-se que a data de validade do Azeite de Oliva esteja com até 12 meses. Azeite com mais de 01 (um) ano de validade já pode ter suas características de aroma e sabor modificados por conta da oxidação do produto. Item importante para que não haja desapontamentos.
- Acidez – cuidado! Acidez não é fator de qualidade. Ao comer um azeite você não vai sentir a acidez no sabor nem no aroma, pois ela é imperceptível ao paladar. A acidez do azeite não está vinculada ao ácido como nos vinagres. O parâmetro da acidez de um azeite se refere a quantidade de ácidos graxos livres que estão presentes no óleo. Por exemplo, para azeites extra virgem, a acidez máxima é de 0,8%, enquanto para azeites virgens, o valor máximo é de 2%.
- Embalagem – a função da embalagem é a correta preservação das qualidades e características do produto, além de atrair o consumidor. No caso do Azeite de Oliva, a embalagem que melhor oferece proteção é a garrafa de vidro de cor escura, seguida pela lata. O vidro escuro tem vantagens sobre a lata, pois dificulta a passagem da luz.
- Preço: Às vezes é preciso ponderar sobre o preço. Não existe um bom azeite de oliva com preço baixo, pois produzir azeite de oliva é caro. Outra ponto essencial é saber quando o assunto é custo, o preço do azeite de oliva de qualidade é sempre mais alto.
- Armazenamento – O azeite de oliva deve ser armazenado longe da luz e do calor.
Agora que você já tem uma noção sobre como comprar um bom Azeite de Oliva, vamos sugerir dois ou três azeites para propostas diferentes:
Azeites para usar na massa do pão – Quando for necessário utilizar azeite de oliva em uma massa que ainda será assada, você poderá utilizar azeites mais comuns, não precisa ser um gourmet, pois os compostos aromáticos do azeite de oliva irão se dissipar com o calor, ficando apenas um leve sabor.
Azeite para comer com pão – Azeites para comer com pão dependerão muito da massa do pão, do fermento, do sal e da própria farinha.
A intensidade de sabores do Azeite também interfere. Pães diversos quando saboreados com azeite de oliva, terão o casamento de sabores. Para este fim, utilize azeites mais frutados e picantes.
Azeites para saladas – Para folhas claras, você deve utilizar azeites frutados suave até o frutado médio.
Para folhas escuras, recomenda-se azeites de frutados médios até picantes.
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog