Know-How
Você sabe o que é markup? Veja como aplicar na sua padaria!
Home > Know-How > Você sabe o que é markup? Veja como aplicar na sua padaria!
12 de abril de 2021
Saber o que é markup pode ser a diferença entre a sobrevivência a longo prazo de uma padaria ou o seu lento declínio. Muitos empreendimentos desse tipo não percebem, mas podem ser duramente afetados por uma precificação incorreta de seus produtos. Tanto dos itens produzidos “dentro de casa” quanto aqueles adquiridos para posterior revenda.
Neste artigo você encontrará o auxílio que precisa para saber exatamente qual preço cobrar pelos produtos que vende em seu estabelecimento. Você verá qual é o conceito de markup e qual é a importância de conhecê-lo. Saberá também quais são as variáveis que o compõem e como ele deve ser calculado. Confira!
Qual é a importância de precificar corretamente os produtos de uma padaria?
Qualquer produto que seja vendido dentro de uma padaria tem custos associados. Seja aqueles itens que foram produzidos internamente ou alguma mercadoria que foi adquirida para revenda. Dessa forma, faz parte da lógica de um empreendimento que o preço de venda corresponda a um valor que cubra todos os gastos efetivados e que ainda seja capaz de proporcionar lucro.
Dessa forma, variáveis intrínsecas ao negócio devem ser consideradas. Estamos falando de gastos com energia para movimentar todas as máquinas necessárias, folha de pagamento referente ao pagamento de funcionários e custos de insumos, entre tantos outros.
Outro ponto essencial que muitas vezes é negligenciado por muitos gestores é o valor intangível que compõe o preço. Trata-se da percepção que um cliente tem de determinado produto ou serviço. Ele não é quantificável, mas está presente na relação da empresa com seu público. Quanto mais valor for percebido, maior a disposição em pagar mais por uma aquisição.
Assim, para que um preço maior possa ser cobrado convém conhecer bem o volume de vendas, fatia de mercado e público consumidor. Precificar baixo demais, por sua vez, pode trazer prejuízos para a padaria. Para resolver todo esse impasse, uma ótima técnica de precificação pode ser utilizada. Ela é conhecida como markup.
O que é markup?
O markup é um índice que serve como referência para a precificação de um produto ou serviço. No caso das panificadoras, ele tem a serventia de ser uma base para a definição de preços dos itens de produção própria e das mercadorias que funcionam em modo de revenda. O markup não deve ser tomado de forma isolada, mas é um bom ponto de partida já que considera o custo envolvido na pessoa jurídica como um todo.
Como o markup funciona?
A princípio, o custo de produção deveria ser a referência pela qual se guia a precificação de um produto. No entanto, existem variáveis não consideradas nessa metodologia, como os custos indiretos, por exemplo. O índice de markup corrige essa distorção acrescentando ao preço da mercadoria outros custos incluídos de forma não direta. Isso traz muito mais segurança e previsibilidade para a atividade da padaria.
Quais são os componentes de um markup?
Para que um markup seja definido de forma correta, todos os seus componentes devem estar inseridos na formação do preço. Dessa forma, as despesas e margem de lucro obrigatoriamente farão parte dessa conta a fim de que seja encontrado o valor a ser cobrado pelas mercadorias de uma padaria. Vejamos com mais detalhes a seguir.
Despesa fixa
Para que uma padaria possa continuar sempre funcionando, existem custos associados de forma perene. Ou seja, independentemente do volume de vendas ou valor faturado, essas contas deverão ser pagas. São exemplos de custo fixo, portanto, o eventual aluguel de uma edificação e a folha de pagamentos de funcionários. Essas despesas devem ser rateadas para entrar na precificação de cada produto.
Despesa variável
Já esta categoria de despesa tem um comportamento diferente frente ao negócio. Como seu próprio nome diz, ela sofre variações ao longo do tempo. Ou seja, de acordo com alguma variável pertencente à padaria, ela pode ser maior ou menor. Geralmente, elas estão associadas ao processo produtivo, pois quanto mais se produz, mais elas aumentarão. A energia elétrica e aquisição de insumos podem ser incluídas aqui.
Margem de lucro
Por fim, o objetivo da empresa privada deve ser satisfeito com a inclusão da margem de lucro. É isso que justifica a existência da padaria. Portanto, após serem encontradas a contribuição das despesas fixas e variáveis, deve haver acréscimo da margem de lucro ao preço de um produto. Dessa forma, o markup mínimo está composto e o valor final pode ser definido de modo que reflita racionalmente as necessidades da padaria e seu objetivo de lucro.
Como deve ser feito o cálculo de markup?
As variáveis descritas no tópico anterior devem ser expressas de forma percentual para que a composição do preço de um produto possa ser alcançada. A partir daí deve-se conhecer o índice de markup, pois será ele quem norteará a precificação de todos os produtos vendidos pela padaria. A fórmula para chegar ao índice é descrita da seguinte forma: 100 / [100 – (DF + DV + ML)].
Tomemos um exemplo para entender melhor a sistemática. Suponha que um dado produto tenha um custo de produção de R$ 5,00. Se as despesas fixas forem de 5%, as despesas variáveis de 10% e a margem de lucro definida como 25%, o índice seria conhecido pelo resultado da seguinte expressão: 100 / [100 – (5 + 10 + 25)]. O índice de markup seria, portanto, igual a 1,67.
O valor de markup encontrado deve ser aplicado ao preço do produto em questão (e também dos demais). Como usamos um exemplo definido para ilustrar a situação, pode-se então fazer a multiplicação de R$ 5,00 x 1,67. Assim, para que a precificação obedeça à metodologia explicada, o valor de venda do produto em questão deve ser de R$ 8,35.
Definitivamente, saber o que é markup e aplicar o conceito a uma padaria faz total diferença na condução desse tipo de empreendimento. Comumente se vê padarias menores sem um conhecimento adequado para a correta precificação de seus produtos. No entanto, profissionalizar o negócio traz muito mais vantagens, além de aumentar as probabilidades de sucesso no longo prazo. Aplique o markup em sua padaria e os resultados serão muito satisfatórios.
Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário indicando qual foi o seu maior aprendizado com o artigo que acabou de ler!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog