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Nomes de padaria: 7 dicas para surpreender!
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Sabemos que, entre as mais diversas etapas que permeiam a abertura de um negócio de panificação, a que gera mais dúvidas na cabeça da maioria dos empreendedores é como escolher nomes de padaria que sejam criativos e emblemáticos.
Por ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, o mercado é suprido por praticamente uma padaria a cada esquina, que têm como objetivo oferecer sempre novos produtos para agradar aos clientes todos os dias.
Assim sendo, criar algo que represente exatamente o que o empreendimento significa e que, do mesmo modo, conquiste e convide o público é uma missão bastante desafiadora.
A princípio, pode parecer uma tarefa muito difícil, porém, com paciência e muita pesquisa, você vai saber quais são os principais tópicos para a criação de nomes de padaria e escolher o melhor para seu negócio. Confira 7 dicas incríveis para que isso aconteça!
1. Aposte na clareza e objetividade
Tanto a sonoridade quanto a sensação que o nome de sua padaria vai transmitir ao público precisam sugerir exatamente o que sua marca representa, ou seja, um nome como “Ki Gostoso” sugere uma relação ao setor de alimentos, não sendo o nome mais adequado para um negócio de logística, por exemplo.
O nome se tornaria um tanto confuso e desencorajador, sendo que uma empresa desse tipo deveria utilizar uma denominação relacionada a números, planilhas, livros etc. Da mesma maneira, o nome escolhido deve ser objetivo a fim de direcionar a mente do consumidor para o negócio, mesmo que ele ainda não saiba do que se trata.
Além de ser claro e objetivo, o nome precisa ser descritivo, o que, em outras palavras, significa transmitir informação sobre o segmento da empresa, assim como sua atitude e metas. No entanto, isso não implica ser literal ao produto ou serviço oferecido, devendo apenas capturar a essência, a experiência e os benefícios de uma empresa do setor de panificação.
2. Opte por um nome curto
Apesar de a capacidade de armazenamento do cérebro ser considerada ilimitada, normalmente, existe certa dificuldade para guardar, processar e memorizar muitas informações. Em vista disso, não crie problema para seus clientes ao escolher um nome muito extenso para sua padaria.
Além de serem registrados mais facilmente pela mente, é possível criar palavras curtas e charmosas para o negócio, sem precisar sofisticar ou “inventar muita moda”.
3. Invente um nome fácil de lembrar
O cérebro humano apresenta uma certa dificuldade para memorizar nomes, pois arquiva esse tipo de informação na memória de curto prazo. É como uma máquina que trabalha com muitos registros ao mesmo tempo. Em certo momento, o sistema tende a travar.
Por isso, lembre-se de que, para ser facilmente lembrado, o nome precisa estar associado a uma sensação ou sentimento. Desse modo, o cérebro vai apresentar mais facilidade para armazenar dados. A dica é escolher um nome que seja sucinto e soe familiar aos ouvidos dos consumidores.
4. Escolha um nome fácil de soletrar
Outra dica importante na hora de escolher nomes de padaria é não criar um que seja variante de uma palavra simples com letras diferentes (por exemplo, “padarya”). Isso serve apenas para confundir o público no momento de soletrar o termo. Esses casos valem somente quando a palavra for completamente nova.
Sempre é bom lembrar que quanto mais simples for o nome, mais bonito e memorável vai se tornar e, consequentemente, ser destaque em um mercado tão concorrido quanto o de alimentos!
5. Seja único e criativo
Ao adentrar o mercado, uma marca passa a competir com as demais a fim de ser lembrada pelas pessoas. Entretanto, se ela falha ao captar a atenção do público, certamente, vai ter problemas logo no início.
Sendo assim, podemos dizer que são características exclusivas que prometem reforçar a identidade da marca. Aqui, vale ressaltar a importância de pesquisar muito todas as referências que puder para criar o nome da padaria.
6. Faça um brainstorm
Provavelmente, você já ouviu dizer que duas ou mais cabeças pensam melhor que uma, não é mesmo? É esse conceito que você tem que colocar em prática nessa fase de criação do nome de padaria.
O método consiste em ser o encontro de familiares, amigos ou funcionários de uma empresa a fim de concentrar o máximo de ideias possíveis sobre um assunto determinado. De modo resumido, cada um dos participantes deve dizer ou escrever todos os nomes que vêm na cabeça sobre o tema, sendo que no final será selecionado apenas o mais oportuno e condizente ao negócio.
Esse tipo de encontro é uma ótima oportunidade de estimular a criatividade e abrir a mente para a concepção de nomes interessantes e até inusitados que possam surpreender os clientes de sua padaria.
7. Fique de olho nas tendências
Se a intenção é agradar a um público mais moderno, o nome pode dar uma sensação de inovação e vanguarda. Contudo, é necessário tomar cuidado para que a marca não carregue um aspecto exagerado de futurista.
O nome tem que continuar adequado daqui a dez anos, por exemplo. Além disso, é muito importante escolher um nome cujo domínio esteja disponível na internet para que não haja problemas ao registrar o site da empresa.
Até aqui, temos visto que um nome precisa cativar o consumidor. Então, a fim de eleger o nome perfeito da padaria, é necessário entender qual é a linguagem utilizada pelo público-alvo. Pergunte-se:
- qual é o estilo das pessoas?
- Qual é a faixa etária delas?
- Qual é a média salarial e o grau de educação?
- Qual é o nível de sofisticação?
Ao escolher nomes de padaria, os empreendedores devem estar cientes da importância que eles exercem tanto para o sucesso quanto para o fracasso de um negócio. Portanto, não tenha pressa de definir o seu nem opte pelo primeiro que vier à cabeça. Pense com muita calma.
Além disso, pense na identidade visual de todos os materiais que estarão em seu estabelecimento e planeje a forma de inserir o nome escolhido, como placas de promoções e preços, cardápios, rótulos, entre outros.
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