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Atividades que agregam e não agregam: revise seus processos!
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Você sabe quais atividades realmente agregam valor na sua produção? E quais não? Isso precisa ser resolvido!
Olá pessoal, neste artigo vamos explorar a questão de avaliar quais atividades precisamos efetivamente realizar em nosso dia a dia. Por vezes, incorporamos o espírito “sempre foi feito assim”, mas neste momento precisamos revisar toda oportunidade que possa existir em nosso negócio.
Vamos explorar quais são os tipos de atividades que existem:
Atividades que agregam valor e são necessárias
São aquelas que são realizadas conforme o objetivo do nosso negócio, por exemplo, em um restaurante a atividade de elaborar a refeição agrega valor e é necessária, mas devemos sempre procurar realizar de forma mais rápida e produtiva, nesse caso, fazer a cocção de vários filés de frango usando um forno combinado ao invés de usar uma chapa, para obter maior velocidade, padronização, saudabilidade e bem estar do colaborador. Numa padaria, utilizar um divisora/boleadora vai dar agilidade para produção de pão de hambúrguer, por exemplo.
Atividades que não agregam valor, mas são necessárias
Aquelas que inicialmente existem como apoio ao nosso negócio, o cardápio não agrega valor, mas em um primeiro entendimento é necessário. Portanto, o exercício é refletir como podemos eliminar por um app no Smartphone do cliente, Tablet nas mesas, etc. Dessa forma vamos eliminar a necessidade de emissão de novos cardápios sempre que ocorrer uma alteração, seja por variedade de pratos ou por ajustes de valores. Outro exemplo seria a limpeza do salão, geralmente, temos um colaborador com MOP ou pano de chão por horas esfregando em restaurantes de médio e grande porte. E se utilizar uma máquina de lavar e secar piso? Não teríamos uma maior produtividade, qualidade e bem estar do colaborador.
Atividades que não agregam valor e não são necessárias.
Essas são as que TEMOS QUE ELIMINAR. Uma simples que existe nos restaurantes é não ter o enxoval completo para o atendimento, ou seja, não ter pratos e talheres suficientes para o número de clientes atendidos, necessitando dessa forma um colaborador lavando e secando durante o atendimento. Se possui 100% do enxoval, poderá realizar a lavagem com a mesma equipe que preparou a refeição, utilizando o conceito de multifuncionalidade.
Horas extras é outra “atividade” que precisa ser eliminada
Mas de que forma? Montando um quadro de atividades onde será definido quem, como, quando, onde e enquanto tempo devem ser realizadas suas atividades.
Vimos acima quais tipos de atividades existem e como devemos tratar cada uma delas. Sugiro efetuar uma relação de todas as atividades que existem no seu negócio, classificando como agrega valor e não agrega valor, em seguida coloque ao lado de cada uma se são necessárias ou não necessárias. Depois, reflita as que são necessárias e se existe tecnologia, processo, parceiros, etc. que possam realizar as mesmas. Por fim, as que não são necessárias, simplesmente elimine.
Pode ser que você não tenha o conhecimento necessário para realizar esse estudo, procure no mercado uma consultoria que poderá lhe ajudar, quem tem o conhecimento de Lean Manufacturing é um bom candidato para realizar com sucesso.
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