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Guia completo sobre franquia de padaria: leia antes de abrir a sua
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Não é novidade que a gastronomia é uma área que apresenta bons resultados mesmo em época de crise econômica. Em vista disso, muitos empreendedores pensam na possibilidade de abrir uma franquia de padaria, uma vez que tanto a panificação quanto a confeitaria são ramos que estão em franca expansão.
Assim sendo, se você pretende entrar no segmento de panificação deve ler o Guia completo sobre franquia de padaria que apresentaremos a seguir. Vamos conferir?
Como é o mercado de franquias no Brasil?
Sabemos que o mercado de franquias no Brasil é um dos maiores do mundo. Muitas pessoas conhecem alguém que já pensou em abrir uma delas, ou ainda, até você mesmo já considerou tal possibilidade, não é mesmo?
Afinal, esse modelo de negócio tem crescido a cada ano no país, sendo que aqui o mercado de franquias é bastante desenvolvido. Não por acaso, já que são anos de história e o tema tem sido muito recorrente no meio empresarial. Além disso, há vários portais que abordam exclusivamente esse mercado, o que mostra a sua relevância no cenário econômico atual.
Além disso, temos um suporte legal muito importante baseado na lei nº 8.955. A lei de franquias demonstra clareza, sendo bastante vantajosa ao estabelecer quais são as informações que o franqueador deve obter para abrir uma franquia.
Ademais, outro tópico relevante que confere apoio ao setor é a Associação Brasileira do Franchising (ABF), cuja instituição alimenta o mercado de franquias no país e representa os interesses do setor junto ao governo, reunindo mais de 1.000 associados, entre eles diversas redes de franquia, franqueados e fornecedores do franchising.
A cada ano, o órgão monitora e divulga os resultados das companhias do setor que, no ano de 2018, revelou alto crescimento e fortalecimento na economia brasileira.
E quanto ao mercado de panificação?
Muitos empreendedores entram ingressam no mundo empresarial por meio das franquias, uma vez que ele facilita o dia a dia daqueles que ainda são iniciantes e necessitam de retorno rápido do dinheiro investido. O mercado alimentício representa a chance com alto nível de sucesso!
Ao unir o útil ao agradável, a franquia de padaria é uma alternativa extremamente vantajosa, em especial para os aspirantes a empresários que gostam dos produtos do setor e não veem a hora de se tornar um verdadeiro empreendedor.
Os dados do setor nos últimos anos são bastante positivos, sendo que há diversas opções de franquias no Brasil atualmente.
O setor de panificação passou por um período complicado durante a crise econômica dos últimos anos. No entanto, atualmente, ele apresenta crescimento em diversos aspectos. No final dos anos 2000, o setor apresentou constante crescimento no volume de faturamento, passando de R$ 39 bilhões para R$ 92 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria.
Em 2007, o crescimento registrado foi maior que 13%. Desde 2013 iniciou-se uma queda mais acentuada. Com um aumento de 11,6% em 2012, o número desce para 2,7% em 2015. A partir daí, o índice de crescimento se mantém estável, com breve tendência de crescimento, mostrando que o mercado tem espaço de sobra para se recuperar da crise financeira — o percentual atual se encontra em 2,8%.
Já, o ticket médio e o fluxo de clientes são indicadores que demonstram a atuação financeira do negócio diante das possibilidades de faturamento e aumento da demanda. No segmento de panificação os índices apresentaram enorme variação de 2013 até 2016, porém sinalizaram estabilização a partir do ano seguinte.
Além disso, um dado relevante do momento atual do setor de panificação no país é que a produção própria vem conquistando cada vez mais espaço no que diz respeito ao faturamento. Em 2012, os artigos de revenda eram responsáveis por cerca de 45% do valor obtido, durante o tempo em que essa fatia despencava para algo em torno de 1/3.
O nicho de padaria é uma boa escolha para investir?
Do café da manhã no balcão até o lanche no final da tarde, as padarias estão sempre presentes na vida dos brasileiros, certo? Embora seja tradicional, o setor de panificação e confeitaria ainda cresce e vive em constante mudança. É possível observar que as principais tendências da área, abordam modelos de negócios, como a padaria artesanal, e oportunidades de inovação.
De acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), as companhias do setor obtiveram fases de significativa expansão até 2010. Depois, começaram a registrar declínio de crescimento. O indicativo de crescimento do ramo em 2017 gerou em torno de 3,2%, o equivalente a um faturamento projetado de aproximadamente R$ 90 bilhões.
Os resultados refletem o impacto de mudanças no comportamento do consumidor, assim como do aumento da concorrência, com a entrada no mercado dos famosos “atacarejos”, lojas de bairro, de conveniências e pequenos mercados. A produção própria foi o fator responsável por alavancar o faturamento do segmento em 2017, uma vez que representa 5 % da receita arrecadada nesse ano.
No Brasil, há 507.395 estabelecimentos no setor, sendo que eles representam a geração de 135.987 empregos diretos (janeiro a setembro de 2018).
Por necessidade de diferenciação e demanda do cliente, as panificadoras estão investindo no mix de produtos. As padarias têm oferecido, além dos pães, refeições, lanches, artigos artesanais e produtos de mercearia. Esses são apenas algumas das alternativas para aumentar o faturamento!
Outra tendência muito importante é a da preocupação com a saúde. Apostar em produtos, integrais, orgânicos e com baixo teor de gordura torna-se uma ação essencial para atender o público que opta pela alimentação saudável. Destaque também para os consumidores portadores de alergias ou restrições alimentares, como celíacos, diabéticos etc.
Os pães de fermentação natural ganham espaço, a fim de agradar os clientes mais entusiastas da boa saúde. A receita usada no início das atividades da panificação aponta vantagens à saúde quando comparada ao jeito de produção atual (as massas são produzidas com métodos de fermentação natural).
Modelos de negócio
Com a finalidade de atender ao público mais exigente e consciente, que necessitam fazer do seu dia a dia algo mais prático, é importante utilizar a criatividade. Apostar no modelo certo de negócio é o caminho para destacar-se perante a concorrência. Confira quais são elas!
Padaria online
Cada vez mais o setor de padarias e confeitarias marca presença na internet. Há aplicativos que proporcionam desde alertas de pão quente do estabelecimento favorito até a entrega de café da manhã na residência, misturando o modo online com offline.
Assinatura
O cliente paga uma mensalidade e recebe os produtos em casa. O benefício é favorecer a fidelidade das vendas e dos consumidores, ao permitir que o empresário tenha previsibilidade de faturamento. Ademais, por ser um modelo de assinaturas, não exige espaço físico para receber os clientes, reduzindo os custos de operação.
Super padaria
O tipo de negócio é mais uma opção às padarias que precisavam aumentar o público para além das vendas feitas pela manhã. Se diferenciam das versões tradicionais, porque também comercializam outros produtos — sopas, refeições diversas, pizzas, artigos de mercearia, vinhos etc. O formato Esse formato tem como diferencial os horários de atendimento diferenciados e a praticidade de encontrar quase tudo em apenas um local!
Ponto quente
A tendência surgiu na Europa e o conceito se resume aos estabelecimentos que fabricam seus produtos em um único espaço, distribuindo-os entre suas filiais (elas recebem os pães embalados, congelados ou resfriados, para somente assar e vender). O principal benefício é a ausência de um enorme espaço nas filiais, uma vez que não existe produção local e o estoque é reposto todos os dias, assim como há a redução de mão de obra.
Como abrir uma franquia de padaria?
Como já vimos até aqui, abrir uma franquia de padaria pode ser uma excelente oportunidade de investir suas economias e iniciar um negócio, com a vantagem de ter a opção de escolher a gastronomia como opção de negócio.
Para que almejam ser donos do próprio empreendimento, a franquia é o negócio perfeito. Porém, é necessário pesquisar e planejar muito bem para que ele dê resultados.
Muitos ainda desconhecem como iniciar o negócio e, por conta disso, precisam aprender o passo a passo que vamos apresentar a seguir!
Avalie seu perfil
Além de analisar qual a franquia de padaria pelo ponto de vista financeiro, você necessita ter certeza de que optou por uma rede que algo em comum com você. O mercado de franquias no setor de panificação está repleto de opções que podem se encaixar mais com seu perfil. Portanto, pesquise muito antes de fazer a escolha.
Defina seu investimento
Pense qual é seu investimento inicial — essa ação tem que ser considerado antes de tomar qualquer atitude. Existem franquias, cujo investimento gira em torno de 10 mil reais e outras de aproximadamente 1 milhão. Em vista disso, procure uma que esteja de acordo com suas economias.
Pergunte-se se há necessidade de pedir empréstimo? Se a resposta for afirmativa, pense qual seria o meio mais seguro? O retorno seria rápido? É imprescindível se questionar muito, a fim de obter uma resposta mais sensata.
Ponha o valor que você tem disponível ao lado do necessário para fazer o investimento e somente então comece a planejar a melhor maneira de abrir uma franquia de padaria.
Pesquise franqueadores
A dica aqui é pesquisar as principais franquias da mesma área que você pretende atuar. Observe de modo bem atento tanto o comportamento da equipe quanto da gerência, a lucratividade média mensal e anual, o nível de satisfação ou insatisfação dos consumidores, entre outros itens.
Observe também como é a dinâmica e a relação entre os funcionários e analise os padrões que a sua franquia também deverá seguir. Se for viável, leve papel e caneta para anotar e não se esquecer dos pontos analisados.
Busque informações e visite franqueados
Outro ponto destacável é procurar pelos donos de franquias de padarias para conversar abertamente sobre o negócio. Você pode começar o contato de maneira virtual, ao enviar um email, mostrando a sua intenção de iniciar um empreendimento. Ou, quando for analisar a franquia, você pode também deixar o seu contato com um funcionário para que seja repassado ao dono. Deixe bem clara sua intenção de somente aprender para obter um bom desempenho na empresa.
Verifique os concorrentes
Assim que escolher a rede da sua futura franquia, busque saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos, a fim de descobrir os pontos fortes e fracos. Desse modo, é possível traçar uma estratégia de atendimento, entre outras ações, e ainda observar quais itens necessitam ser mudados e quais devem servir de exemplo para adentrar no negócio.
Estude pontos comerciais de maneira estratégica
Você vai precisar de um lugar para abrir seu negócio, não é mesmo? Então, a dica é procurar um imóvel que esteja situado estrategicamente em pontos movimentados do bairro ou da cidade.
Pesquise em imobiliárias e com a ajuda de corretores quais são as melhores regiões para abrir uma franquia de padaria. Ainda é válido optar por lojas de tamanho condizente para manter uma gestão de estoque eficiente na sua padaria e ainda oferecer conforto aos seus futuros clientes. Também considere:
- local para estacionamento;
- infraestrutura para estoque;
- acessibilidade (instalação de rampas e corrimões).
Leia todas as questões contratuais
Após procurar o local onde vai abrir a franquia, é chegada a hora avaliar o contrato. Se você conhece pessoas que entendam do assunto, pode pedir uma ajuda. Analise todos os itens e tudo que não conseguir compreender.
Então, assinale e mostre para o advogado. É importante não deixar nenhuma dúvida, por menor que seja, sem resposta. Depois que assinar o contrato não há mais volta! Certifique-se de que o contrato atende tanto a você quanto à franquia escolhida.
Foque em máquinas de qualidade
Ao seguir o passo a passo, você não pode deixar de focar no maquinário que vai ser utilizado no negócio. Sendo assim, pesquise bastante quais serão as máquinas para padarias que vai precisar comprar.
Considere preços, formas de pagamento, marcas, garantias e manutenção de cada um deles, a fim de evitar danos durante a produção dos produtos que vão ser vendidos no local. Também não esqueça de escolher máquinas de qualidade, como o forno de padaria que será utilizado,pois elas valerão o investimento.
Quais os principais benefícios de apostar em franquias?
Até aqui pudemos entender o caminho que deve ser feito para abrir uma franquia de padaria. Esse tipo de negócio apresenta muitos benefícios para quem quer iniciar um empreendimento, seja para ganhar independência financeira e ter mais qualidade de vida. Além disso, a franquia concede a vantagem de você ser seu próprio chefe, fazendo o que gosta!
Ao apostar em franquias, o franqueado vai utilizar a marca e poderá vender o produto cedido pelo franqueador (dono da empresa). A partir disso, você estará apto a desenvolver as atividades de uma nova filial.
É fundamental que o franqueado siga os padrões, assim como o plano de negócio da marca para obter crescimento e resultados de sucesso.
Além apresentar um custo mais baixo se comparado a um negócio que é começado do zero, no qual é preciso desembolsar muito dinheiro, investir em franquias confere inúmeras vantagens. Confira quais são elas!
Modelo de negócio pronto e testado
Você já imaginou como é trabalhoso e arriscado começar uma empresa do zero? Você teria que escolher seu produto, avaliar os concorrentes, analisar o mercado e ainda definir seu público-alvo. Além disso, precisaria de um suporte financeiro grande para evitar falência devido aos imprevistos, que são bastante comuns em empresas novas. Ainda, e se der errado, vai ter que fazer tudo de novo!
Já com a franquia, vai ser possível receber todo o esquema pronto, bem definido e com dados de gestão e planejamento para que sua unidade cresça. Não é preciso apostar em produtos ou estratégias, porque essa questão já foi esquematizada de maneira consistente. Você vai trabalhar para que o negócio se destaque no mercado, assim como para que os consumidores recebam atendimento de excelência.
Investimento baixo e seguro
Apostar em franquias é mais seguro por conta de se eliminar as fases iniciais do planejamento de uma empresa. O risco de ter que trocar de estratégia, produto ou serviço oferecido e começar tudo novamente não está previsto no sistema de franquias.
Isso acontece porque o franqueado vai ter todo o conhecimento necessário para abrir e manter a nova unidade. Além disso, o valor da taxa de franquia e investimento inicial é menor para quem deseja ter seu primeiro negócio sem gastar muito dinheiro, sendo que o retorno é mais rápido, em uma média de 12 meses!
Suporte continuado
Como na franquia você vai trabalhar com a marca que já é conhecida no mercado, o franqueador tem todo o interesse em dar suporte ao franqueado com a finalidade da empresa tenha cada vez mais lucro, ao aumentar o número de clientes e, consequentemente, as vendas. Em vista disso, você vai ter acesso ao programa de treinamento inicial e de aperfeiçoamento.
O suporte do franqueador ao franqueado é contínuo, visando ajustes e melhorias na unidade, proporcionando ainda mais crescimento.
Marca conhecida no mercado
Uma das grandes preocupações em iniciar um novo negócio é tornar sua marca conhecida pelo público, concorda? Isso demanda tempo e alto investimento em marketing, o que gera mais gastos iniciais antes mesmo da empresa “abrir as portas”.
Contudo, quando você adquire uma franquia, o empreendedor vai trabalhar com uma marca já conhecida no mercado, não tendo empecilhos em conquistar novos clientes, uma vez que eles já saberão a proposta do negócio.
Condições para empréstimos
Por se tratar de um investimento de risco baixo, as franquias têm acesso facilitado aos empréstimos em instituições financeiras, e o franqueado tem autonomia em relação ao franqueador, em outras palavras, tem independência para pedir financiamentos.
Outro destaque é que geralmente as taxas são mais em conta para o franqueado que pede empréstimo, já que as franquias são consideradas pelos bancos como mais seguras, aumentando a margem de lucro para sua padaria.
Plano de marketing definido
Fundamental para o desenvolvimento de uma marca, o plano de marketing é definido por ações e estratégias para que sua empresa se torne conhecida. A ação ajuda a definir quem são os clientes e evita perdas e danos ao longo dos meses. Logo, elaborar um plano de marketing exige tempo e dinheiro.
Já com a franquia, você já vai ter acesso às estratégias dessa área, sendo importante mencionar que uma das taxas periódicas da franquia é a do fundo de propaganda, cuja ação engloba o marketing e a publicidade — o franqueador é responsável por eles!
Custo menor com produtos e materiais
Além de economizar com as ações de marketing e publicidade, as franquias também dispendem menos dinheiro com produtos, tendo em vista que, o franqueador já tem uma rede fidelizada de fornecedores. Caso a empresa tenha várias filiais, torna-se mais fácil obter descontos na compra dos materiais necessários.
Devido ao alto volume de produtos comprados, até para abastecer os locais e manter o padrão, o gasto é mais baixo. Além disso, o franqueado já vai saber onde adquiri-los, evitando assim perder tempo ao procurar por bons fornecedores.
Independência financeira e qualidade de vida
Em um cenário de instabilidade econômica, por exemplo, optar por iniciar uma franquia de padaria é uma excelente oportunidade. O negócio oferece baixo risco, os valores gastos são menores e o retorno do investimento é rápido.
Ademais, você já imaginou que vai ser seu próprio chefe na filial, determinando seus horários e adequando o trabalho com a vida pessoal? Ao trabalhar em algo que se gosta, há mais satisfação e motivação para obter sucesso, uma vez que, trabalhando para os outros você fica limitado ao salário oferecido, assim como submetido às condições do emprego.
Portanto, se você pretende abrir uma franquia de padaria, esperamos tê-lo ajudado com o guia completo sobre o assunto que apresentamos aqui. Por meio desse modelo de negócio, os resultados dependerão somente da sua determinação em fazê-lo dar certo!
Para saber mais sobre panificação e confeitaria, entre em contato com a equipe da Ramalhos Brasil. Estamos sempre prontos para atendê-lo!
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