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O guia completo para implementar a Black Friday na sua padaria
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Leia as dicas do guia completo de como realizar um evento Black Friday na sua padaria
A Black Friday, quando bem aproveitada e planejada, é uma grande oportunidade para a sua padaria se destacar e fidelizar clientes. No entanto, é importante seguir alguns passos para que você tenha lucro. Além disso, é imprescindível ter uma boa estrutura para atender o seu público.
Afinal, de nada adianta ter bons preços e produtos exclusivos se você não tem estoque para isso, não é mesmo? Pensando em lhe ajudar, fizemos este guia para que você prepare o seu negócio e tenha ótimos resultados nessa data tão valiosa para o comércio. Confira!
O que é Black Friday?
A Black Friday — ou sexta-feira negra — é o termo utilizado para definir a última sexta-feira de novembro, que é sempre após o dia de Ação de Graças (Thanksgiving). Nessa ocasião, acontecem grandes descontos e promoções em lojas, padarias, supermercados e outros serviços variados.
Essa tradição surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 90. Ganhou esse nome porque era um dia com muito congestionamento e comércios lotados, já que o pós-feriado abria o período das compras de natal.
Por que a Black Friday é uma oportunidade de negócios para minha padaria?
Como dissemos, a Black Friday caracteriza-se por descontos e promoções de até 80% e que dificilmente são encontrados no restante do ano. Assim, é uma ótima oportunidade para vender mais e atrair novos clientes.
Em momentos de crise financeira, é comum que as vendas apresentem queda, já que as pessoas tendem a economizar. Contudo, datas como essa costumam manter a importância e ainda chamam a atenção do consumidor. Então, é uma boa chance se você está tentando recuperar vendas ou conquistar novos clientes.
Como preparar a minha padaria para a Black Friday?
Não basta simplesmente baixar os preços do seu mix de produtos. É preciso planejar todo um processo que vai desde a avaliação do custo de matéria-prima até a preparação dos seus funcionários. A seguir, confira algumas dicas importantes que não devem ser esquecidas.
Planeje-se
A sua padaria tem capacidade de atender uma grande quantidade de clientes e permitir uma circulação confortável? Tem estoque para uma saída alta de produtos? O seu processo produtivo dá conta da demanda?
Antes de tudo, é preciso estar pronto para a Black Friday e, para tanto, é importante avaliar a precificação e ter um bom relacionamento com os fornecedores. Além disso, é necessário que você selecione criteriosamente os itens que estarão em promoção ou com descontos.
Prepare toda a sua equipe
Para que o seu planejamento funcione, toda a equipe deve estar alinhada quanto aos objetivos comerciais da data. Dessa forma, você tem certeza de que seus funcionários passarão as informações corretas, como formas de pagamento e os produtos que estão em promoção.
Fidelize clientes
A Black Friday, além de ser um ótimo dia para as vendas, lhe ajuda a conquistar novos clientes. Isso acontece porque as promoções e descontos acabam chamando a atenção dos consumidores nessa data, em que as pessoas já saem de casa com a intenção de comprar.
Assim, capriche no atendimento, fique de olho na gestão de qualidade e, até mesmo, ofereça degustações de seus produtos. Esses fatores são essenciais para fidelizar os clientes.
Divulgue
Após planejar todas as etapas desse dia e preparar a sua equipe, é o momento de focar na divulgação. Afinal, as pessoas precisam conhecer os seus descontos e a sua marca.
Para isso, coloque informativos na sua padaria alguns dias antes da Black Friday e abuse das redes sociais, como Instagram e Facebook. Mas lembre-se de ser sempre transparente na divulgação para evitar quaisquer tipos de mal-entendidos.
Quais ações posso implementar na minha Black Friday?
Para que você tenha um bom faturamento durante essa data, é indicado adotar diferentes estratégias para que a possibilidade de vendas aumente. Confira, a seguir, algumas das ações que você pode combinar.
Faça uma semana inteira de descontos
Como dissemos, a Black Friday acontece sempre em uma sexta-feira de novembro. Contudo, nada lhe impede de fazer uma semana inteira de descontos para chamar ainda mais a atenção de diferentes consumidores.
Uma boa dica é colocar um item em promoção para cada dia da semana até chegar a sexta — o grande dia. Por exemplo, você pode fazer a segunda dos bolos, a terça dos pães rústicos e assim por diante.
Promova os seus produtos com melhor reputação e vendas
A Black Friday é uma ótima oportunidade para promover e consolidar as vendas dos itens que são mais vendidos, ao contrário de muitos lojistas e gestores que usam a data apenas para vender o estoque antigo. O pão ciabatta, por exemplo, tem uma boa saída? Então, capriche em um desconto para esse produto ou faça o “leve mais por menos”.
Disponibilize um programa de fidelidade
Clientes adoram e valorizam os programas de fidelidade, pois os enxergam como uma forma de agradecimento pela preferência. Você pode utilizar um sistema ou cartão para anotar as pontuações e, então, oferecer promoções e descontos nas próximas compras.
Faça uma parceria com fornecedores
Para ter sucesso na Black Friday, é preciso adotar uma gestão de fornecedores eficientes. Assim, você conseguirá preços melhores para repassar os descontos ao seu consumidor. Para isso, faça uma boa negociação das condições e das demandas para esse dia.
Crie pacotes de produtos
Os pacotes do tipo “leve 3 pelo preço de 2” ou “leve 2 e pague 1” são uma boa alternativa para conquistar vendas e fazer com que os seus clientes conheçam uma gama maior dos seus produtos. Essa prática é benéfica até para os fornecedores, pois quando você vende mais, eles também aumentam o faturamento.
Dê atenção para a decoração
A imagem é a primeira impressão que fica, isso é inevitável. É preciso colocar a sua padaria em evidência durante a Black Friday, ou até mesmo alguns dias antes. Então, aposte na decoração e coloque cartazes chamativos nas vitrines e do lado de fora do seu estabelecimento. As cores mais vibrantes, como vermelho e amarelo costumam chamar mais a atenção e transmitir alegria.
Exponha os produtos que estão em promoção
Para que o consumidor identifique os produtos que estão com desconto, é preciso que eles estejam expostos e de fácil alcance. Assim, você consegue potencializar as vendas e deixar os itens mais atrativos. Para isso, coloque-os na altura dos olhos dos clientes — cerca de 1,60m acima do chão — e de modo organizado.
Desperte a curiosidade de seus clientes
Que tal fazer uma “caça aos descontos”? Estratégias como essa funcionam como atração para despertar a curiosidade dos seus consumidores e aumentar as suas chances de sucesso na Black Friday. Você pode colocar indicativos ou adesivos para que os clientes encontrem as promoções.
Como usar a tecnologia a seu favor?
Além das redes sociais e do marketing digital, a tecnologia é uma grande aliada para as suas vendas. O Google tem uma funcionalidade chamada “Google Meu Negócio”. Nela, é criado um site totalmente gratuito que permite a avaliação de clientes, aumentando a confiança na sua marca. Com isso, você poderá dar um salto na relevância da sua padaria.
Cuidado com o estoque
Como já dissemos por aqui, é preciso ter atenção e planejar com antecedência o seu estoque. A Black Friday aumenta muito o fluxo de clientes, promovendo uma grande saída de produtos.
Então, é imprescindível que você tenha uma boa reserva de produtos para que nada falte durante as promoções e você não perca vendas importantes. Os produtos da Black Friday são separados em duas categorias: aqueles que são mais vendidos e os que estão no estoque a mais tempo.
Nesse sentido, sempre mantenha um bom relacionamento com os fornecedores, prepare as quantidades com antecedência, estude e conheça os hábitos dos seus clientes e esteja por dentro das principais tendências — ou seja, a chave é programar-se!
A Black Friday é um dia muito importante para o comércio por ser uma ótima chance de aumentar o faturamento e conquistar novos clientes. Contudo, é preciso adotar estratégias e planejar tudo com antecedência. Releia nossas dicas e prepare o seu negócio para essa data!
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