Know-How
Gestão de qualidade: por que é um item obrigatório nas empresas?
Home > Know-How > Gestão de qualidade: por que é um item obrigatório nas empresas?
A gestão de qualidade permite identificar e corrigir processos ineficientes ou que não são saudáveis para o seu negócio através da padronização e organização de processos.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo. Dessa forma, é de extrema importância disponibilizar produtos de qualidade e que prezam pelo cuidado desde a produção até ser colocado à venda. A gestão da qualidade é parte fundamental dessa tarefa e é o setor responsável por garantir bons produtos.
Para apostar no diferencial e conquistar seus clientes proporcionando bons produtos, continue acompanhando este post e confira o que é e como implementar a gestão de qualidade no seu negócio. Confira:
O que é gestão de qualidade?
A gestão de qualidade pode ser definida como um conjunto de métodos e princípios que visam garantir a satisfação do cliente e gerar melhorias em seus produtos. Essa prática coordena os processos de uma empresa para superar as expectativas dos clientes, fidelizar os consumidores e reduzir custos.
Na década de 50 já existiam tentativas de criar métodos para garantir a qualidade e padronização da produção. Com as inovações, essa atividade começou a atingir o atendimento ao cliente, os custos de produção e até mesmo os fornecedores de uma empresa.
A gestão da qualidade independe do porte do seu negócio, número de funcionários, atividade principal ou faturamento, pois todo e qualquer estabelecimento deve ter como prioridade a satisfação dos seus clientes e a disponibilização de produtos de qualidade. No entanto, é preciso encontrar um método que seja eficaz para seu negócio.
Qual a importância da gestão de qualidade?
A gestão de qualidade, por meio da padronização e organização de processos que garantem bons produtos, auxilia na tomada de decisões que interferem na sua busca por crescimento, visibilidade e melhoria contínua.
Com isso, é possível identificar e corrigir processos ineficientes ou que não são saudáveis para o seu negócio. Possibilita também a implementação de atitudes que gerem crescimento ao seu negócio.
Quais são os benefícios para as empresas?
Com o envolvimento e dedicação dos responsáveis pela administração de uma empresa, a gestão de qualidade proporciona:
Redução de custos
Um dos objetivos da gestão de qualidade é buscar mais eficiência na produção. Com isso, são reduzidos os níveis de perda de produtos e desperdício de matéria-prima. Como essa prática aumenta a otimização nos processos e corrige erros que gerariam custos adicionais, o resultado será a redução de custos operacionais.
Satisfação do cliente
Quando o cliente sai satisfeito de um estabelecimento, encontra os produtos que precisa e em alta qualidade, lembrará automaticamente da sua marca.
A gestão da qualidade contribui para aumentar esse nível de satisfação e, com isso, a sua taxa de fidelização aumentará, já que o seu negócio atende completamente as necessidades do cliente.
Aumento na competitividade
Com uma gestão de qualidade eficiente e com bons níveis de satisfação do cliente, o seu negócio aumenta a competitividade e garante espaço no mercado. Isso permite maior visibilidade para sua empresa.
Aumento na produtividade dos funcionários
Com processos de produção eficientes, os seus funcionários produzirão mais e a força de trabalho do seu negócio também aumenta. No entanto, o aumento na produtividade de seus funcionários não significa somente maior quantidade.
O aumento na produção proporcionado pela gestão de qualidade também implica em maior qualidade e menor custo. Uma boa produção auxilia na motivação dos seus colaboradores e cria um ambiente de trabalho mais saudável, alegre e com funcionários dedicados.
Melhora na lucratividade
Trabalhar de forma eficiente, com baixo custo, maior produtividade e fidelização de clientes são fatores que resultam no aumento da lucratividade da sua empresa. A gestão de qualidade tem se feito necessária em negócios que visam bons lucros e que querem se manter em um mercado tão competitivo.
Quais são as melhores práticas para implementar a gestão de qualidade?
Agora que já aprendeu o que é a gestão de qualidade e quais são os seus benefícios, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, existem algumas práticas que devem ser adotadas. São elas:
Mapeie os processos
Antes de estabelecer metas, melhorar as suas atividades e produtos e definir etapas, é preciso entender como cada procedimento funciona. Sendo assim, você deve começar mapeando todos os seus processos.
Dessa forma, você identifica falhas e entende como cada etapa se relaciona com outra, analisando cada setor da sua empresa. Na panificação, por exemplo, analise como funcionam os fornecedores, atendimento ao cliente e disponibilização de produtos.
Identifique a melhor metodologia
Existem métodos eficazes para implementar a gestão de qualidade no seu negócio, alguns já são bem conhecidos e consagrados no mundo empresarial.
Dentre eles, podemos citar a matriz FOFA, SWOT em inglês, que identifica as ameaças, oportunidades e possíveis fraquezas da sua empresa, ajudando na tomada de decisões para correções. O método Lean é outra ferramenta que visa a redução dos desperdícios por meio de uma melhor utilização dos recursos.
Acompanhe os resultados
Após implementar métodos para gestão de qualidade é preciso acompanhar e administrar os resultados. Acompanhe cada efeito e como as modificações têm se comportado. Também avalie se adaptações serão necessárias.
No mais, o indicado é que você adote processos e práticas de melhoria contínua para que o seu negócio busque sempre por aperfeiçoamento, movimentação e otimização.
Qual a relação da gestão de qualidade com a ISO 9001?
A ISO 9001:2015 é a principal norma que orienta as empresas acerca da qualidade. Esse regulamento indica que os estabelecimentos direcionem o seu trabalho com foco no cliente, melhoria contínua, envolvimento de pessoas e que tomem decisões baseadas em fatos e de acordo com o seu relacionamento com os fornecedores.
A ISO 9001 define os requisitos para implementação da gestão de qualidade. Vale ressaltar que essa norma é um método e não procedimentos específicos. Com isso, qualquer tipo de segmento pode adotar essa certificação.
A gestão da qualidade proporciona benefícios que são essenciais para o funcionamento saudável do seu negócio, sendo um item obrigatório para a sua empresa. Entretanto, para que sua atividade funcione de forma eficiente é preciso identificar a metodologia que mais se adapta à sua empresa.
O que você achou dos benefícios da gestão de qualidade? Ótimos, não é mesmo? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas fiquem atualizadas sobre o assunto!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog