Know-How
Gargalo na produção: saiba como identificar e corrigir
Home > Know-How > Gargalo na produção: saiba como identificar e corrigir
Evitar que um gargalo na produção se perpetue é uma disfunção da administração. Não porque ele é prejudicial aos processos produtivos e ao faturamento da empresa, mas porque ele nem deveria existir. Se os gargalos estiverem presentes, é sinal que a gestão já falhou. Nesses casos, o mais indicado é identificar os pontos problemáticas e solucioná-los. Logo após, a gerência deve ser instruída para não mais errar.
Este artigo fala a respeito desse problema de alta inconveniência nas empresas com linha de produção industrial. Você saberá exatamente o que é um gargalo de produção. Mais ainda, conhecerá quais são os principais tipos que atormentam as empresas e aprenderá como fazer para identificá-los. Esteja certo que muito conhecimento está ao seu alcance agora, basta que continue essa leitura.
Aproveite!
O que é um gargalo na produção e quais são os principais tipos?
Um gargalo de produção pode ser definido como sendo qualquer entrave ou obstáculo que prejudique o processo produtivo. Sendo assim, eles devem ser identificados e sanados mais rápido possível, pois causam uma grande perda de faturamento. Ao não cumprir prazos e ter a qualidade dos produtos diminuída, uma organização acaba perdendo espaço para a concorrência.
Os principais gargalos presentes em uma linha de produção são os descritos a seguir.
Carência de matéria-prima
A falta de insumos em um processo produtivo coloca toda a operação em declínio. Sem eles, não é possível fabricar produto algum e sua escassez provoca problemas sérios, como paradas não programadas e mão de obra ociosa. No fim, acaba por ser uma perda dupla, pois ao mesmo tempo que o faturamento é prejudicado, gasta-se com pessoal sem eles trabalharem de fato.
Vale observar que esse tipo de acontecimento denota falhas graves na gestão da indústria. Dois setores seriam os principais responsáveis por esse problema: o departamento de compras e, consequentemente, o planejamento e o controle da produção.
Falha no acompanhamento do processo produtivo
Esse tipo de gargalo está relacionado com o nível gerencial de uma planta produtiva. Isso quer dizer que não é suficiente que a programação da produção esteja bem-feita, deixando o corpo operacional da empresa por conta própria. Isso pode trazer profundas perdas para o empreendimento.
Dessa forma, os gestores precisam atuar de forma ostensiva no controle de toda a operação, cada um em seu departamento. Isso não quer dizer que é preciso acompanhar a produção como se fosse um capataz. O modo recomendado do trabalho a ser feito por um gestor é acompanhar as métricas dadas pelos indicadores, verificando se o planejamento foi cumprido.
Custos de produção elevados
Sim, é isso mesmo. O descontrole financeiro também deve ser entendido como um gargalo. Afinal, ao adquirir insumos e peças de reposição com preços muito acima do mercado, por exemplo, pode prejudicar a produção. Em algum momento, haverá falta de recursos, por conta do gasto elevado, e isso resulta em parada de produção.
Ter isso muito claro na cultura organizacional é vital para a sobrevivência a longo prazo. Os planejamentos pertinentes precisam ser bem elaborados e conduzidos com firmeza. Muitas vezes, aquilo que é colocado no papel está bem desenhado, mas a gestão não tem competência suficiente para executar o plano. Observar esse ponto é essencial para evitar esse tipo de gargalo.
Como identificar e corrigir os gargalos na produção?
Conviver com gargalos no processo produtivo pode significar uma ameaça real. Eles drenam a capacidade de crescimento de uma empresa, podendo até mesmo levá-la à falência. Acompanhe a seguir os principais meios de encontrar os gargalos, a fim de saná-los.
Faça o mapeamento dos processos
Toda cadeia de produção é composta por diversos processos. Quando um gargalo surge em uma indústria, existe uma forte possibilidade de que ele seja decorrente de alguma falha procedural. No entanto, não haverá como identificar essa causa se os respectivos processos são desconhecidos da própria companhia.
Por isso, é especialmente importante fazer um mapa detalhado de todos os processos produtivos existentes. Por meio dessa iniciativa será possível saber dos desvios ocorridos sempre que eles aparecerem. Essa também é uma forma muito eficiente de fazer rearranjos produtivos rumo a uma maior eficiência operacional.
Defina a causa raiz dos gargalos
Com o mapa dos processos completo fica mais fácil corrigir problemas. No entanto, um ponto específico precisa ser observado: a intenção deve se concentrar em identificar e corrigir a raiz do problema, e não seus resultados. Pode parecer estranho, mas acontece muitas vezes.
Nesses casos, os retrabalhos costumam acontecer repetidamente. Essa é a principal razão pela qual o foco deve estar na origem de todas as perturbações. Assim, é possível eliminar um problema que causa perdas na produção.
Implemente o uso de indicadores
Esse é um ponto determinante do trabalho de identificação e correção de gargalos. Implementar ações somente não é suficiente, é preciso mensurar seus resultados para conhecer sua efetividade. Nesse sentido, faz-se necessário implementar indicadores de acompanhamento na organização.
São esses índices que poderão mostrar quais ações dão certo e quais podem ser descartadas. Enquanto a gestão elabora planejamentos, os indicadores se tornam responsáveis por indicar seu desempenho e isso torna possível à empresa colocar em prática seu plano estratégico.
Use softwares de gestão
Por fim, temos uma importante aliada na tarefa de sanar gargalos: a tecnologia. Ela consegue potencializar todo e qualquer tipo de ação que se coloque em prática para alcançar o fim desejado. Com ela, procedimentos administrativos e de acompanhamento podem ser implementados de forma automática.
Um bom exemplo dessa aplicação são os softwares de gestão. Eles podem integrar os vários departamentos organizacionais, promovendo um trâmite de informações mais rápido e eficiente. Também, é possível fazer o acompanhamento de indicadores por meio desses sistemas, promovendo pleno suporte à gestão.
Um gargalo na produção representa muito mais que tempo de linha de produção parada. Quer dizer desperdício de recursos, ao permitir a ociosidade da mão de obra, por conta de paradas não programadas. E mais ainda, representa também um péssimo desempenho financeiro, pois mercadorias deixarão de ser produzidas ou terão suas quantidades bastante reduzidas. Controlar os processos é fundamental para evitar que isso aconteça, pois a queda no faturamento pode ser muito acentuada nesses casos.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog