Publicidade

Home >

Artigos >

A farsa da alimentação fora do lar como necessidade

Meus dias são corridos. Muitas vezes tiro meu tempo para escrever para o blog dentro de um Uber ou Cabify.
Autor
Bruno Moraleida
12 de janeiro de 2018

A farsa da alimentação fora do lar como necessidade

Meus dias são corridos. Muitas vezes tiro meu tempo para escrever para o blog dentro de um Uber ou Cabify. Acho que isso chama atenção dos motoristas, afinal, a maioria dos passageiros só quer saber de colocar os pés para cima do banco e ir escutando seu fone de ouvido de uma ponta a outra do trajeto. O que levaria, então, um passageiro a abrir o laptop no banco de trás, conectar no hotspot do celular e ir trabalhando em um trajeto de apenas 15 minutos?

“Você usa muito aplicativo?” – Normalmente é a primeira pergunta que vem por parte do motorista.

“Sim, muito mesmo!” – Respondo enquanto continuo trabalhando.

“Trabalha com o que?” – Ele retorna.

“Eu ajudo empreendedores a montarem seus negócios de alimentação de forma segura, produtiva e rentável. Sou Engenheiro de Alimentos e consultor.” – É sempre bom estar com o seu pitch em dia.

DICA: PITCH é um discurso rápido e impactante de apresentação de sua empresa ou trabalho. Nele, os primeiros 10 segundos são fundamentais para chamar a atenção do seu ouvinte.

“Poxa, que legal! Esse mercado de alimentação é bom né: NÃO TEM CRISE! TODO MUNDO PRECISA COMER!

Nessa hora eu paro de trabalhar. A minha mente não consegue mais prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. Começo a imaginar como é que aquele motorista que trabalha 12 horas por dia, no mínimo, sem a menor previsibilidade de estar perto ou longe de casa, escolhe as suas refeições.

Imagino ele entrando na primeira padaria que vê:

– O senhor aceita um cardápio? – diz o atendente

Ele muito seguro de si diz:

– Não precisa. Eu já sei o que vou querer.

– Pois não, senhor. Pode falar.

– Eu quero qualquer coisa… só preciso comer. Pode custar qualquer preço, ter qualquer qualidade, ser bem ou mal servido, faça o que você quiser, mas me traga comida.

Mais ou menos nessa hora eu “acordo” e muitas vezes me deparo com o mesmo motorista me contando uma história sobre algum conhecido que já teve um restaurante e quebrou, uma padaria que não deu certo ou uma lanchonete que preferiu vender.

Lembro do ano de 2016 e das notícias no site da Abrasel:

12/05/2016 – Mais de 3.000 restaurantes e bares sob ameaça de fechar em BH

15/06/2016 – Recessão faz com que 34% dos bares e restaurantes operem no vermelho

03/10/2017 – Alimentação fora do lar indica recuperação

Infelizmente, esse entendimento dos negócios de alimentação como meros fornecedores de itens de primeira necessidade é uma ilusão muito comum entre empreendedores. Abrir um negócio de alimentação baseado somente na necessidade do público geral de se alimentar é quase como fazer uma exposição de “arte pela arte”. A intenção é ótima, mas costuma ser temporária e, na maioria das vezes, vive de patrocínio.

Empreendedores e investidores: O mercado de alimentação é muito bom! MAS TEM CRISE, SIM SENHOR!

O preço dos alimentos aumenta e a possibilidade de repasse diminui porque a capacidade de pagamento do consumidor sumiu. O investimento é alto e o custo de operação não muda tanto assim durante esses tempos.

Sobrevivem os negócios que se planejam, mas principalmente aqueles que oferecem o que o cliente deseja.

Invista muito tempo no planejamento do seu negócio, entendendo o seu público alvo e desenvolvendo as melhores soluções para ele. Este é o verdadeiro segredo dos negócios que dão certo.

A única alimentação fora do lar que tem a certeza de sobreviver pela necessidade é a boa e velha marmita… e ainda assim tem gente que não abre mão dela porque morre de desejo por comida caseira.

Olho vivo e bons negócios!

Sobre o autor:
Bruno Moraleida
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Fernando de Oliveira
Por Massa Madre Blog
Por Diego Barcelos
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.