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Diferenciação de produtos: saiba como deixar seu produto atrativo!
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Uma das grandes “magias” do setor industrial de panificação é fazer a diferenciação de produtos. Essa técnica consiste em enriquecer a apresentação deles e torná-los mais atrativos.
Aqui, o principal objetivo é despertar o interesse de potenciais consumidores e potencializar as vendas. É basicamente uma técnica de marketing juntamente aos dons da área de panificação. O melhor dessa prática é que ela pode ser feita sem precisar de grandes investimentos.
Sabendo da importância de diferenciar e se destacar no mercado, é fundamental buscar novas formas de chamar a atenção do seu público. Você sabe como fazer isso no setor?
A diferenciação de produtos trabalha os sentidos do seu público, ou seja, pode acontecer no estímulo visual, do olfato ou do paladar. Para que isso aconteça, é importante conhecer o seu público, entender o que é mais relevante para ele e como chamar a atenção dessas pessoas para o seu produto.
Continue a leitura deste post e veja algumas das dicas mais seguidas para quem busca fazer a diferenciação de produtos e destacar no mercado de panificadoras.
Conheça as preferências do público
Como já adiantamos anteriormente, o primeiro passo é entender os desejos dos seus clientes, mas a busca não para por aí. É preciso conhecer os hábitos e comportamentos dessas pessoas.
O consumidor pode não deixar claro, de primeira, o que ele precisa ou o que espera, mas à medida que você compreende a rotina e as preferências dele, é possível incluir e/ou descartar ideias de diferenciação. Não adianta, por exemplo, oferecer um produto inovador que não gere interesse por parte do seu cliente.
Utilize a tecnologia ao seu favor
Se a transformação digital já faz parte da nossa realidade, por que não incluí-la no segmento da panificação? É isso mesmo! Quanto mais inovador o seu negócio for, maiores são as chances de ter um novo produto que se destaque no mercado.
Se a sua ideia for apresentar os seus produtos de uma nova forma, as redes sociais e novas estratégias de marketing podem ser grandes aliadas. Uma boa imagem, com conteúdo rico e atraente, faz com que seu produto atraia a atenção do consumidor — no feed do Instagram ou do Facebook, por exemplo.
Tenha uma boa identidade visual
A identidade visual envolve os elementos gráficos e o tom da sua marca. Em outras palavras, significa a maneira que a panificadora vai ser vista e conversar com o público. Sendo assim, antes de divulgar qualquer produto, preste bem atenção aos detalhes visuais.
As cores utilizadas para divulgar seus produtos são interessantes? Os produtos chamam atenção? É importante se atentar a esses detalhes para que a comunicação com o seu público seja objetiva e interessante.
Tome cuidado para não exagerar nos elementos gráficos — com muito texto, emojis e cores gritantes, por exemplo, porque o resultado pode ser o contrário do desejado. Opte por uma identidade visual acolhedora e que, ao mesmo tempo, chame a atenção.
Invista em fotografia
Ainda sobre a pauta visual: nada de escolher fotos ruins para apresentar seus produtos. Garanta que, ao tirar as fotos, os produtos tenham uma boa apresentação. Preze, também, por uma iluminação mais natural e pela qualidade da imagem.
Podemos até achar que nosso público não se importa com isso, mas não é uma boa ideia apresentar um pão, por exemplo, com a imagem escura e tremida. Provavelmente esse seu novo lançamento não vai atrair interessados, muito menos despertar o desejo de consumo.
Ofereça benefícios
A ideia, aqui, é incluir benefícios ligados ao seu produto quando forem apresentados. Não estamos falando apenas de descontos ou de outro produto complementar. Vamos pensar fora da curva!
Que tal gerar um conteúdo sobre o produto em questão? Quais serão os benefícios, por exemplo, ao optar por consumir um pão mais saudável? Assim, o cliente enxergará todos os valores agregados aos seus produtos.
Outras opções são os mecanismos de pagamentos e entregas. Sabemos como a pandemia mudou a forma de vendas, então, por que não investir mais no serviço delivery ou em novas condições de pagamento?
Inove no mercado
Obviamente, quando falamos do segmento de panificação, estamos trabalhando com itens que são popularmente consumidos no Brasil — entre eles, pães, roscas, pães de queijo, entre outros.
Uma ideia bacana é, além de oferecê-los, trazer novidades. Para isso, é interessante que seu time de produção apresente novas ideias — desde que estejam alinhadas ao perfil do seu público.
Se você consegue criar algo único e mostrar ao consumidor todas as vantagens daquele item, está feita a diferenciação de produtos em relação ao mercado!
Em uma pesquisa feita pela McMaster University e pela Pennsylvania State University, notou-se que produtos de ponta e exclusivos geram cinco vezes mais interesse em seus consumidores.
Trabalhe com um plano de marketing
Já falamos aqui sobre inovações tecnológicas, e o plano de marketing também tem relação com o assunto. Desde a criação dos seus produtos até o lançamento deles no mercado, é interessante ter um planejamento.
É possível, por exemplo, fazer uma análise de mercado e identificar os melhores canais para atingir o seu público. Se a sua ideia é apresentar inovações e chamar atenção, um planejamento será fundamental para garantir o sucesso de vendas.
Não existe uma receita mágica para conquistar o mercado. Quanto melhores forem as suas tomadas de decisão no que diz respeito ao lançamento de novidades, mais precisa será a sua atuação no mercado.
A diferenciação de produtos é uma prática que tem como objetivo estimular as vendas. Quando feita com base em um planejamento, ela pode se encaixar na realidade financeira da sua panificadora e gerar excelentes resultados. Entre as suas práticas de gestão, deve estar o lançamento — assim como a manutenção — de produtos.
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