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Descubra quais são as 6 novas tendências no food service
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1 de setembro de 2023
O setor de panificação é uma atividade de negócio que precisa estar sempre se reinventando. Atualmente, acompanhar as tendências no food service é uma estratégia que as empresas de sucesso nesse setor vêm adotando para se tornarem mais competitivas.
Uma ideia que deve ficar bem clara tanto para empresários iniciantes quando para os mais experientes é que panificação não é apenas fazer pão. Os consumidores e o mercado exigem que essas empresas ofereçam variedades de produtos e de atividades para agregar valor.
Neste artigo, trouxemos informações sobre o que é food service e listamos as 6 principais tendências desse negócio. Seguindo nossas dicas, você conseguirá atrair mais clientes e aumentar as suas vendas. Acompanhe!
O que é food service?
Food service é um conceito empresarial que define o ramo de negócios que se dedica a produzir ou servir alimentação pronta para o consumo. Esse mercado aproveitou os novos hábitos das pessoas para oferecer produtos e ampliar as vendas.
Não importa o local onde será feita a alimentação — no próprio estabelecimento, no escritório, em uma praça em ou na casa do cliente —, o que interessa é que, agora, as pessoas querem ter acesso a alimentos saborosos e saudáveis.
O food service está disponível 24 horas por dia: no café da manhã, da tarde, no intervalo para o almoço, no jantar ou na madrugada após as baladas. Outro motivo para o crescimento desse serviço é que, além do consumo pessoal e familiar, os hospitais, as escolas, os presídios e outras instituições são uma fatia considerável desse mercado.
Como funciona o food service?
O food service funciona como uma cadeia organizada de fabricantes de equipamentos, lojas e comércios que trabalham para fornecer alimentos prontos. Sendo assim, qualquer empresa que desenvolva alguma atividade para alimentação pronta para consumo pode ser considerada parte dessa rede de negócios.
Atualmente, o food service aproveita as diferentes atividades da sociedade para comercializar e entregar seus produtos. Esse setor está sempre atento a todas as oportunidades em que possa atuar.
Comercial
O objetivo é a venda de refeições para o consumidor final. Fazem parte desse setor as padarias, os restaurantes, os bares e demais empreendimentos.
Comércio e serviço
O alimento é um produto agregado a um serviço. Os hotéis, os hospitais, as barbearias e outros estabelecimentos compõem esse setor.
Comércio alternativo
Venda de alimentos de consumo imediato ou posterior. Lanchonetes dentro dos supermercados são bons exemplos.
Food service social
Nesse caso, o lucro não é a finalidade principal para os fornecedores de alimento, como a merenda escolar e os restaurantes populares.
Quais são as tendências no food service?
As tendências do food service são os meios de fornecer alimentos utilizados pelos empreendedores que já perceberam a vantagem dessa modalidade de negócio. Veja quais são as principais a seguir.
1. Autoatendimento
O autoatendimento é uma maneira eficiente de fornecer alimentos para as pessoas com pressa e que não podem ou não querem esperar o preparo dos pratos. Isso acontece, por exemplo, com os profissionais da área de segurança ou da saúde.
Policiais, bombeiros, médicos e enfermeiros, quando estão em serviço ou de plantão, devem se alimentar, mas precisam estar de olho nas ocorrências e chamadas. O estabelecimento que ficar atento a essas condições se torna uma referência.
2. Alimentação saudável
Hoje, a busca por uma alimentação saudável é uma preferência e uma exigência da maioria dos consumidores. Esse é um parâmetro que deve ser considerado como uma das bases do food service, pois se preocupar em fornecer alimentos balanceados e nutritivos é uma forma do estabelecimento aumentar sua clientela.
Sempre que possível, preze por receitas com base nas recomendações de nutricionistas e nutrólogos. O cardápio deve oferecer alimentos que atendam aos mais variados públicos, como crianças, idosos, diabéticos, veganos e vegetarianos, além de indivíduos com intolerância ao glúten e à lactose.
3. Lanches para levar
Os lanches para levar oferecem benefícios tanto aos empreendimentos quanto aos clientes. Como exemplo, podemos citar as empresas que não contam com ambientes próprios para os clientes consumirem os alimentos — em razão da falta de espaço disponível ou pela preferência do próprio empresário.
Outro benefício dos lanches para levar está relacionado ao autoatendimento. De certa maneira, essas empresas atende as pessoas com pressa ou sem tempo, que querem pegar o alimento para consumir depois.
4. Bebidas diferenciadas
A variedade de opções de bebidas para acompanhar os alimentos é um diferencial para os estabelecimentos. Além dos diferentes tipos de cafés, chás e sucos, as cervejas artesanais estão cada vez mais caindo nos gostos dos brasileiros.
Manter prateleiras com bebidas diferenciadas ajuda a complementar a receita do estabelecimento, pois elas costumam ter um maior valor agregado. Essa é uma estratégia que ajudará, principalmente, aqueles que buscam recuperar as quedas das vendas devido aos períodos iniciais da pandemia.
5. Embalagens sustentáveis
As embalagens servem para preservar e manter os alimentos nos momentos de armazenamento e de transporte. Apesar de serem produtos complementares aos negócios, não podem ser negligenciadas. Além da boa qualidade de seus materiais, é interessante que elas sejam sustentáveis.
As empresas que se preocupam com a sustentabilidade demonstram que trabalham com ética. Essa é uma tendência do food service, pois esse setor busca visibilidade no mercado.
6. Conhecimento do público
O conhecimento do público é uma maneira de encurtar os trabalhos para agradar os seus consumidores. Adote a política de fazer pesquisas de satisfação dos clientes para saber quais são as necessidades e os gostos do seu público. Esses dados facilitam a criação de ações para a fidelização dos consumidores.
Perceba que essas recomendações não são difíceis de serem adaptadas para a grande parte dos estabelecimentos que trabalham com panificação. O investimento em cada uma delas trará melhorias para quem pretende entrar no ramo da alimentação fora de casa.
As tendências no food service são formas de inovação que o setor de panificação pode usar para se adaptar ao mercado. Essas estratégias aumentam a rentabilidade dos negócios e o reconhecimento de marca.
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