CURIOSIDADES

Você sabe fazer o fluxo de caixa da padaria? Veja o passo a passo

Escrito por Massa Madre Blog
15 de julho de 2019

Você sabe quanto dinheiro entra e saí da sua padaria todos os dias? Entende quais são os meses ou semanas de maior movimento e em quais você tem um fluxo menor de vendas?

Todas essas informações são essenciais para que você melhore as estratégias de vendas e garanta a saúde financeira e longevidade do negócio. E a resposta para essas perguntas pode vir de um só lugar: o fluxo de caixa da padaria.

Quer saber o que é e como fazer o fluxo de caixa da padaria? Então continue a leitura e descubra agora mesmo!

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é, basicamente, o controle de toda a movimentação financeira da sua padaria durante determinado período. Geralmente, realiza-se o fluxo de caixa diário, registrando a movimentação ao longo de um dia de trabalho. Ao final, pode-se realizar os cálculos para ter acesso ao fluxo semanal ou mensal, por exemplo.

É por meio desse processo que você passa a entender qual o valor você tinha ao abrir o negócio no início do dia, quanto dinheiro entrou e saiu ao longo da jornada e qual o saldo final no momento de fechamento do negócio. Dessa forma, o fluxo de caixa se mostra como um processo muito importante para garantir a saúde financeira da sua padaria e embasar estratégias de vendas e investimentos.

A importância do fluxo de caixa para a sua padaria

Em primeiro lugar, é por meio do fluxo de caixa que você controla todas as transações financeiras que ocorrem na empresa ao longo de um dia de atividades. Dessa forma, ao final, você tem acesso a informações detalhadas sobre as vendas, gastos e faturamento da padaria no decorrer dos meses e, até mesmo, anos.

Mas a importância desse processo ainda vai além do acompanhamento da situação financeira do negócio. Ele também pode servir de embasamento para que você tome decisões sobre o planejamento financeiro da padaria, identificando o melhor momento para realizar novos investimentos ou cortar gastos.

Por fim, o planejamento financeiro também gera informações sobre as vendas da sua padaria. Por meio dele você é capaz de identificar épocas do mês ou do ano nas quais a venda é maior. Com isso, identifica momentos nos quais precisa expandir a produção e pode traçar estratégias eficientes para aumentar as vendas em momento de baixo faturamento.

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa da padaria

Agora que você já sabe qual a importância do fluxo de caixa para a sua padaria, é o momento de entender como colocar esse processo em prática. Descubra agora o nosso passo a passo!

1. Calcule o dinheiro inicial

Comece o processo calculando quanto dinheiro você possui em caixa nesse momento. Isso significa que você deve contar o troco do caixa e registrar esse valor em um local de fácil acesso.

2. Escolha uma ferramenta e metodologia de registro

Antes de iniciar as atividades, também é importante escolher uma ferramenta e metodologia de registro. Isso significa que você deve definir qual a forma como as informações serão registradas ao longo do dia e quem será o responsável por esse processo.

Caso você escolha o próprio colaborador do caixa para registrar os dados, acompanhe os primeiros dias para garantir que o processo está sendo realizado de maneira correta. Além disso, capacite o colaborador para realizar essa atividade.

Também é importante que você escolha uma ferramenta. Quando se fala em fluxo de caixa, são várias as opções, podendo ser um caderno, software, planilha de Excel, entre outros. O importante aqui é que a ferramenta se adeque às suas necessidades e à realidade da sua padaria.

3. Defina um período

Outra decisão importante quando se fala em fluxo de caixa é o período no qual você vai realizar a análise. Isso porque o fluxo de caixa é um ciclo, então, ele deve acontecer sempre na sua organização. Portanto, se você escolher que o período de análise é 24 horas, o ciclo deve se iniciar todos os dias. Caso opte por um período de 7 dias, por exemplo, o ciclo deve se repetir a cada semana.

Geralmente, para padarias, o período adotado é o de 24 horas. Porém, aqui também vale analisar a realidade da sua padaria e as suas demandas específicas.

4. Registre todos os gastos

Com todas essas definições em mente, é a hora de colocar o fluxo de caixa em prática. Para isso, registre todos os gastos ao longo do período definido, com o máximo de precisão. Lembre-se de utilizar a ferramenta e metodologia escolhidas.

5. Faça o cálculo ao final do ciclo

Ao final do ciclo pré-determinado, é importante que você faça o cálculo de fechamento do fluxo de caixa. Esse cálculo é simples e basta você contar todo o dinheiro que você tem no momento, adicionando os gastos e subtraindo o valor inicial. Com isso, você tem um resultado que mostra qual foi a entrada financeira da sua padaria.

6. Documente o processo

Por fim, é hora de documentar todo o processo. Na ferramenta escolhida, identifique qual era o montante inicial, separando um espaço para esse registro. Também é importante deixar registrado o montante final, o cálculo do faturamento ao final do ciclo e os gastos ao longo do período.

Tudo deve estar registrado de forma segura e clara, possibilitando que essas informações se transformem em dados úteis, capazes de embasar a tomada de decisão na sua padaria.

Erros que você deve evitar ao fazer o fluxo de caixa

Agora que você já sabe o que é e como realizar o fluxo de caixa, é hora de entender quais erros devem ser evitados nesse processo. Descubra agora os principais deles e se policie para não cometê-los!

  • deixar de registrar as transações no momento exato em que elas acontecem;
  • esquecer o dinheiro nas contas do banco;
  • não especificar o destino dos gastos;
  • misturar vendas e recebimentos;
  • não registrar todo o processo.

Agora você está pronto para realizar um fluxo de caixa de excelência. Siga as nossas dicas e aproveite para melhorar ainda mais o controle financeiro da sua padaria, garantindo a longevidade e sucesso do negócio.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra como criar um plano de negócio para a sua padaria !


Massa Madre News


CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes
Massa Madre Blog

COOKIES

Produtos de padaria: veja 4 itens que não podem faltar!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Afinal, quanto custa abrir uma padaria?
Quanto custa abrir uma padaria? Será que vale mesmo a pena investir nisso? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Massa Madre Blog

BRANDING

Manual de identidade: um guia de branding para sua padaria
Quer saber como constituir a marca da sua padaria? Confira os pontos importantes neste artigo.
Massa Madre Blog

CÂMARA FRIA

Veja 8 melhores tendências de itens para pizzaria
Quer saber quais são as melhores tendências de equipamentos para pizzaria?
Massa Madre Blog