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Veja como inovar na sua padaria com as embalagens de produtos
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Qual é o diferencial da sua empresa? Essa é uma resposta difícil de ser dada de cara, já que exige uma análise rígida tanto do trabalho e produtos feitos quanto da concorrência. A verdade é que se manter atualizado e ter destaque é essencial para o sucesso de um negócio. Por isso, vamos ensinar como inovar na sua padaria.
O que veio na sua cabeça quando foi questionado sobre o diferencial do negócio? Qualidade dos produtos? Preço mais baixo? Tradição? Tudo isso pode ser verdade, mas é importante saber que nenhum diferenciativo é eterno. Se a inovação não for uma proposta frequente na sua padaria, ela pode ser ultrapassada uma hora ou outra.
Nesse sentido, embalagens modernas são o destaque que seu negócio precisa. Afinal, um embrulho criativo pode atrair a clientela. Se você quer manter sua panificadora no topo, continue a leitura!
Por que é importante ser inovador?
Se você acredita que em time que está ganhando não se mexe, cuidado! Todo líder precisa ter uma visão a longo prazo sobre o sucesso da empresa e deve buscar sempre ser o melhor.
O motivo é que não é novidade para ninguém que os clientes estão cada vez mais exigentes. Além disso, com a facilidade de compra por diversos canais, as chances de ter compradores fiéis são menores, já que eles tendem a pesquisar opiniões e priorizar vários aspectos, não apenas a qualidade e o preço do produto.
Satisfação com o atendimento, compromisso com a natureza, opções saudáveis de comida e até mesmo as embalagens contam pontos na hora da tomada de decisão de compra. Pode parecer supérfluo, mas o embrulho utilizado no produto faz toda a diferença.
Imagine que sua padaria tem uma torta linda à venda, que é exatamente o que Vanessa procura. No entanto, o embrulho disponível em sua loja é muito frágil para ela, que vai para casa de ônibus. Pronto, uma venda foi perdida por não pensar na funcionalidade de uma caixa de papel.
E não para por aí. As embalagens também demonstram o cuidado e até o frescor de cada alimento, casa seja transparente e limpa. Um exemplo prático são as cervejas que trazem invólucro no gargalo.
Se você está a caminho da praia e passou no mercado para comprar as bebidas, vai escolher a lata de cerveja que precisa ser lavada para colocar na boca ou aquela que veio protegida e está pronta para o consumo?
Como produzir embalagens modernas?
A funcionalidade das embalagens é o fator principal a ser pensado, mas há outros critérios que devem ser levados em conta. Abaixo, trouxemos algumas dicas. Veja!
Design
Pensar no formato e no visual dos embrulhos que serão usados para inovar na sua padaria é o primeiro passo. Nessa etapa, o interessante é tentar aliar a criatividade com a funcionalidade. Pense em materiais que cumpram bem o papel de proteção do alimento e, se possível, aposte em formas não tão óbvias. Para repensar suas embalagens, uma boa prática é ouvir a opinião da clientela. Ela pode te ajudar a ter ideias inovadoras aliadas à praticidade.
Cores
Você já ouviu falar em psicologia das cores? Cada cor transmite um efeito diferente ao cliente e isso pode ser explorado. Por exemplo, o vermelho causa agitação e até fome. Já o azul-claro remete a produtos naturais e lights, dando uma ideia de algo sadio. Essas cores podem mudar a primeira impressão do cliente em relação ao produto.
Se você quiser deixar em evidência o frescor do alimento ou até mesmo sua beleza, invista nos embrulhos transparentes. Eles conferem a sensação de honestidade da empresa com o comprador.
Porção
Se a sua padaria trabalha com embrulhos padronizados, não se esqueça de oferecer opções variadas. Em vez de fazer todos os saquinhos com duas baguetes, prepare alguns com uma ou três. Assim, você garante que seu produto atenderá as necessidades de todos os clientes.
O mesmo se aplica para as combinações de sabores. Por exemplo, seus donuts são um sucesso e em cada embalagem vem um de doce de leite e outro de chocolate. Para muitos isso é ótimo, mas e para quem não gosta de doce de leite?
Compromisso sustentável
A população está mais preocupada com o meio ambiente e as pesquisas comprovam isso. Sendo assim, adotar medidas sustentáveis na sua empresa é uma forma de conquistar esse tipo de comprador, sem contar que a natureza agradece, não é mesmo?
Adotar embalagens recicláveis e biodegradáveis é uma ótima forma de posicionar a sua marca. Assim, você mostrará para seu público o quanto a padaria se importa com a comunidade. Outra opção é adotar embrulhos reutilizáveis. Que tal vender bolos de pote em recipientes de vidro, que posteriormente podem se tornar um porta objetos?
Tema
Ser criativo na hora de pensar na caixa do alimento faz toda diferença. Uma ótima sugestão é investir em embrulhos temáticos para dar outra cara — e outro valor — ao seu produto. Cestas de café da manhã, por exemplo, são feitas com tudo o que já tem na sua loja e ainda se torna uma opção de presente.
As datas festivas também são ótimas oportunidades. Que tal, no Dia dos Namorados, vender seus tradicionais bombons em caixas de coração enroladas em fita vermelha? O visual atrai o comprador e cria outras possibilidades de uso.
O que o estabelecimento ganha com isso?
Inovar na sua padaria com embalagens pode até parecer algo de menor importância, mas saiba que os benefícios dessa ação são diversos. Em primeiro lugar, essa é uma das atividades mais em conta para atrair compradores.
Isso porque ela não ele exige tanto investimento quanto uma grande ação de marketing com publicidade, por exemplo. Além disso, também não requer qualquer modificação nas receitas do produto ou no modo de preparo. Também não é necessário comprar novos equipamentos, o que é uma grande vantagem.
Para o cliente, a mudança é visível: o embrulho é a primeira impressão sobre o alimento. E não se trata apenas da idealização do sabor, as embalagens têm o poder de mudar a percepção de quem compra, apelando para seu lado estético e até emocional. Tudo isso representará um diferencial entre você e os demais concorrentes.
Viu como pode ser simples inovar na sua padaria? As embalagens são um ótimo começo, uma vez que são investimentos de baixo custo e causam os impactos esperados para se tornar um diferencial no ramo. Afinal, estar atualizado é essencial para garantir mais sucesso para seu negócio.
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