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Tudo que você precisa saber sobre tecnologia na panificação
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É da área da panificação e precisa se manter atualizado sobre o assunto? Então, acompanhe este post e fique por dentro!
É da área da panificação e precisa se manter atualizado sobre o assunto? Então, acompanhe este post e fique por dentro!
Assim como todas as áreas do mercado têm introduzido inovações e novas tecnologias em seus processos, a panificação não fica para trás. A tecnologia na panificação engloba também novos modelos de trabalho e reinvenção da produção.
Para isso, têm surgido novas máquinas, equipamentos, recursos e práticas, com a finalidade de aumentar a produtividade e diminuir o tempo de produção, para, assim, alavancar as vendas, chamar a atenção dos consumidores e sair na frente da concorrência.
Com isso, preparamos um miniguia para você de como a panificação e a padaria estão mudando com as novas tecnologias. Confira:
O futuro da padaria
Você sabia que o seu pão de cada dia tem cerca de 12 mil anos de história?
Para entendermos melhor as inovações e como será o futuro da padaria, vamos fazer uma breve recapitulação do seu surgimento.
De acordo com estudos e resquícios encontrados em 2002, uma equipe descobriu restos do que seria uma espécie de padaria no Egito. Foram descobertos utensílios e ferramentas para o crescimento da massa. E esses achados podem datar de até 30 mil anos atrás.
Entretanto, a receita do pão que conhecemos hoje difere bastante das primeiras usadas nas padarias. Os pães eram mais secos e duros, e a farinha era misturada com um fruto do carvalho, que, por ser muito amargo, precisava ser lavado diversas vezes antes de ser consumido.
O segundo povo que mais influenciou as padarias como conhecemos hoje foram os romanos. Como eram detentores de um vasto império, tinham mais de 70 receitas adquiridas por meio dos gregos.
Após muitas mudanças e histórias, a Itália começou a lançar técnicas e tecnologias na panificação. No Brasil, em meados de 1835, foi inventada a famosa receita do pão francês, que, apesar de levar esse nome, é brasileira.
Agora, vamos ao futuro?
Apesar de a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em padaria ser o pão, há muito tempo que não é só ele que encontramos. Atualmente, as padarias oferecem serviços de confeitaria, cafeteria, sanduicheria e até mesmo happy hours — sem nos esquecermos das padarias gourmet e industriais. Essa mudança e aumento em serviços disponibilizados se dá em função da crescente necessidade dos consumidores.
Sendo assim, as formas de trabalho também sofreram melhorias, pois, antigamente, o único trabalho que o padeiro tinha era entender sobre a massa, ter força e habilidade manual.
Contudo, com a evolução e as necessidades, passaram a ser exigidos, além da prática, preocupação com a segurança, com a saúde e limpeza. Isso é devido à crescente preocupação dos clientes com a higiene e questões alimentares antes de optarem por entrar e comprar em algum estabelecimento.
A tecnologia da panificação, assim como o seu futuro, prevê novos formatos de lojas. Sendo assim, são esperados quatro novos tipos de lojas.
A primeira delas é a butique de pão, ou boulangerie. Esse tipo de estabelecimento terá um público-alvo muito específico e exigente. Para isso, serão comercializados produtos de alta qualidade com processos especiais de fermentação que, como consequência, terão um alto valor agregado.
Outro formato esperado para o futuro são as padarias gourmet, um tipo de comércio em que você poderá encontrar produtos de conveniência, serviços de fast-food e café, pizza, vinhos e até mesmo hortifrúti.
Como terceiro modelo de padaria do futuro, temos estabelecimentos menores (de 100 m² a 300 m²) em que o principal serviço será a comida a quilo e uma gama de opções de pães. Apesar de disponibilizarem outros produtos, como os de conveniência, isso se dará em menor escala, pois esse não é o foco desse tipo de loja.
Há, ainda, um outro formato de loja, com menos de 100 m², cujos produtos serão congelados, disponibilizados por grandes indústrias, ou seja, esse tipo não se responsabilizará pela produção de pães. Esse modelo ainda não existe no Brasil, mas, com os avanços e as novas carências do mercado e dos consumidores, ele se tornará necessário.
O congelamento de pães já é uma prática muito usada para o abastecimento, mas tende a crescer, justamente pela facilidade, redução de custos e melhor administração de estoque. Com isso, aumentarão também as parcerias das padarias com as indústrias de matéria-prima e de distribuição.
A padaria 2.0
As padarias estão, cada vez mais, deixando de ser somente lojas que vendem pães, biscoito, bolos e serviços de café da manhã. Estão se tornando verdadeiros centros de gastronomia e mercados que estão prontos para atender seus clientes, seja dia ou seja noite.
Sendo assim, com a crescente exigência dos consumidores, principalmente devido às altas do custo de vida e do preço dos produtos, as confeitarias e panificadoras têm se preocupado muito em oferecer um ambiente completo e aconchegante para os seus consumidores.
Para acompanhar as novas necessidades dos clientes, é questão de sobrevivência se adequar e renovar os seus produtos, serviços e processos. Afinal, as padarias não sobrevivem mais só do pão.
Assim sendo, a preocupação de reduzir custos e aumentar as vendas deve estar aliada às novas tecnologias e necessidades dos clientes. Estabelecimentos que não seguem essa escala evolutiva em seus serviços tendem a ter o seu espaço dominado pelos concorrentes mais antenados.
Existe sempre espaço para inovar, usar a criatividade e, assim, alavancar o seu negócio. Para isso, vamos abordar, a seguir, as principais inovações na tecnologia na panificação, assim como as novidades desse mercado essencial. Confira:
Produtos
Como já dito, as padarias têm vivido do chamado “multicomércio”, ou seja, disponibilizam serviços de almoço e jantar, comercializam produtos de varejo e até mesmo oferecem bufê.
Outro exemplo? Certamente você deve conhecer alguma padaria que funcione 24 horas, não é mesmo?
Dessa forma, “diversificação” tem a sido a palavra-chave do sucesso da área da panificação. Com isso, algumas estratégias têm se tornado necessidade, e não mais uma opção de diferencial.
O aumento da preocupação das pessoas com a saúde afeta diretamente os estabelecimentos alimentícios. Os consumidores estão, cada vez mais, preocupados em ter uma alimentação que seja saudável, sempre de olho na tabela nutritiva do que comem.
Isso inclui alimentos sem conservantes nem processos químicos, o mais naturais possível e que contenham grãos e cereais integrais, assim como os reduzidos em gorduras, açúcar e sódio.
Atente também para sua gama de produtos, pois há pessoas com necessidades específicas — as que não podem consumir produtos com glúten ou lactose e açúcar, por exemplo.
Embalagens
A tecnologia na panificação e as inovações desse mercado não param por aí! As embalagens também vêm mudando de acordo com as necessidades tanto do meio ambiente quanto dos consumidores.
As embalagens são o primeiro contato que temos com um produto ou alimento, não é mesmo? Sendo assim, essa “capa” influencia fortemente o valor comercial do que está sendo oferecido ao consumidor, assim como na decisão de compra dele.
Com isso, já podem ser encontradas diversas embalagens comestíveis, como xícaras de café ou sorvete feitas de chocolate. Assim, é agregado mais valor a um simples cafezinho de padaria, além, é claro, de conquistar os corações dos clientes amantes do chocolate.
Tanto o plástico quanto as embalagens renováveis estão sendo, cada vez mais, alvo de estudos. Isso se dá devido à crescente preocupação de muitas pessoas em relação ao desgaste e impacto ambiental que embalagens não recicláveis vêm causando.
Dessa forma, o leite vendido nas padarias e setores da panificação também tem passado por inovações. As tradicionais caixas cartonadas da indústria láctea surgiram com a ultrapasteurização, pois, com essas embalagens, é possível conservar e distribuir a grandes distâncias o leite de cada dia.
O que queremos dizer com isso? Com as mudanças e evoluções alimentícias, as embalagens, consequentemente, também mudam, assim como, antes, a maioria das garrafas era de vidro e passou a ser de PET.
Embalagens com informações completas, mais fáceis de abrir e, principalmente, mais chamativas têm sido a preferência dos clientes.
A preocupação com os processos que influenciam na escolha e compra de um produto passa por sua fabricação, formato, design e cor. Entretanto, o cuidado e a responsabilidade também partem das indústrias de embalagens. A razão disso se deve ao fato de que, antes, as embalagens devem conquistar os empresários, donos de padarias, panificação e comércio em geral.
Dessa maneira, as estratégias vão desde o formato até o tamanho. Um exemplo? Você sabia que as embalagens de manteiga e leite, por exemplo, são quadradas para facilitar o empilhamento, pois, assim, cabem em mais quantidade nas prateleiras?
Sabia que as embalagens de leite estão vindo com dosador do tipo garrafa, com o intuito de facilitar o manuseio do consumidor final? O mesmo processo pode ser visto em relação às informações nutritivas, que vêm cada vez mais explícitas nas embalagens, para, assim, conquistar o cliente antes mesmo de ele consumir o produto.
Já as embalagens dos pães e produtos da panificação também têm evoluído do simples e tradicional saco de papel. Embalagens artesanais, que passam a ideia de ter dado mais trabalho e de mais cuidado ao serem feitas, têm ganhado espaço nas prateleiras.
Para isso, são usadas caixinhas com amarrações em barbantes, laços e decorações que lembram as receitas da vovó — e até mesmo as embalagens personalizadas.
Processos e equipamentos
Nos primórdios, o fogão a lenha que era usado para assar os pães. Eram colocados pedaços de madeira e tocos para fazerem o fogo. Esses fogões eram fechados na frente e feitos de barro, para, assim, conservarem todo o calor dentro deles. As fornadas de pães, bolos e biscoitos saíam e faziam a alegria dos clientes.
Com as evoluções e tecnologias da panificação, foram aparecendo fornos a gás que comportavam cada vez mais pães por produção, e os alimentos assados neles saíam com mais rapidez, aumentando, assim, a produção e diminuindo o tempo.
Com a procura por melhorias na produção, redução de tempo e aumento de produção, foram desenvolvidos os fornos elétricos.
Entretanto, não foram somente os fornos que passaram por melhorias e inovações. Os maquinários utilizados nos processos também, e, consequentemente, a forma de trabalho e os processos mudaram.
Você deve se lembrar de quando tudo era feito manualmente, com a força do padeiro e habilidade manual. Desde a mistura dos ingredientes até a sova da massa e a modelagem. Depois foram surgindo os liquidificadores, batedeiras, estufas e refrigeradores.
Dessa forma, foi possível melhorar a segurança, rapidez, qualidade e agilidade em todas as etapas dos processos. Contudo, essas mudanças não acarretaram benefícios somente para as formas de trabalho, também diminuíram custos de toda a produção.
Esses novos equipamentos, além de serem mais práticos e modernos, são capazes de diminuir os custos com gás, energia e água, já que, quanto mais velhos e antigos os equipamentos, mais gastos eles trarão, pois haverá a necessidade de realizar muitas manutenções.
Com isso, a importância da nova tecnologia na panificação também está relacionada ao baixo consumo de energia e a uma maior facilidade de operação e produção.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é o termo usado para caracterizar as atividades, atitudes e ações que têm como objetivo atender às necessidades humanas sem prejudicar o meio ambiente, para, desse modo, preservar as condições para as futuras gerações.
Com isso, é fato que empresas que apresentam crescente e constante preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente estão sendo a preferência na escolha dos clientes. São as chamadas “empresas verdes”.
Sendo assim, a consciência sustentável e ambiental começa nos processos e vai até a entrega para o cliente. A tarefa de causar menos impacto, produzindo menos lixo, consumindo menos água e energia e disponibilizando materiais e embalagens recicláveis ou biodegradáveis, passa por práticas até simples, como as listadas, mas que mostram ao consumidor o nível de responsabilidade da empresa em relação ao meio ambiente.
As inovações tecnológicas na panificação e nas empresas, em geral, além das melhorias nos processos e equipamentos, como já citado, buscam também realizar práticas sustentáveis e ecologicamente corretas.
Com isso, além dos aspectos ambientais, estão inclusos os culturais e sociais e um conjunto de ações econômicas.
Dessa forma, a adesão a práticas sustentáveis acarreta benefícios para o bolso do empreendedor, já que, evitando o desperdício e fazendo o uso racional dos recursos, conquista-se economia de insumos e tempo e, consequentemente, uma redução de custos.
Algumas práticas
As padarias, confeitarias, cafeterias e empresas alimentícias como um todo podem adotar algumas práticas na sua rotina. Como:
Descarte de resíduos
Os detritos e rejeitos orgânicos devem ser descartados de forma cuidadosa. Prefira embalagens que possam ser vedadas, para, dessa forma, evitar a proliferação de ratos e insetos, pois esses animais podem trazer contaminação e doenças ao seu estabelecimento e às pessoas que o frequentam.
Coleta seletiva
Fique atento e separe o plástico, o metal, o papel, orgânicos, o vidro e demais materiais que podem ser reciclados. Com isso, você evita que eles sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente ou jogados na rua.
Reaproveitamento de água
Sabe a água que você usa para lavar alimentos ou higienizar embalagens que serão comercializadas no seu estabelecimento? Em vez de jogá-la fora, o que acha de reaproveitá-la nas privadas, por exemplo? Outra forma de fazer isso é construir sistemas que captem água da chuva ou que direcionem a água de pias e lavatórios para a privada ou baldes.
Lâmpadas fluorescentes ou de LED
Qual é o tipo de lâmpada das suas lojas? Opte pelas fluorescentes ou de LED, pois elas são consideravelmente mais econômicas e duram muito mais.
Freezers e geladeiras
Atente para a vedação dos freezers e geladeiras do seu estabelecimento, pois, quando não estão bem fechados, há um consumo maior de eletricidade, já que a geladeira precisa de mais energia para manter sua baixa temperatura.
Sacola plástica
Alguns supermercados, assim como padarias, já extinguiram a disponibilização de sacolinhas plásticas para que os clientes levem as compras. Para isso, você pode substituir as normais por sacolas biodegradáveis ou retornáveis. Alguns estabelecimentos fazem campanha para que os clientes tragam as suas sacolas no ato da compra, para, assim, incentivar a reutilização.
A adoção de práticas desse tipo na rotina do seu empreendimento garante que, em curto espaço de tempo, você comece a causar menos impacto ao meio ambiente e reduza consideravelmente os seus custos e gastos. Além de que, com essas ações, a sua empresa será cada vez mais bem-vista por seus clientes.
Design do ambiente
Quem nunca passou por alguma loja ou estabelecimento e teve vontade de entrar só porque ele era bonito e aconchegante?
Com isso, as inovações e tecnologias na panificação também passam pelo design do ambiente. Os empresários estão buscando, cada vez mais, ambientes e decorações mais iluminados, aconchegantes e bonitos. Afinal, não basta só colocar os equipamentos e algumas cadeiras, é preciso refletir sobre o espaço disponível e cuidar de cada detalhe.
A criação de ambientes específicos para serviços de padaria, áreas de mercado, almoço e café conquista os clientes. Para isso, procure montar espaços com mesas e cadeiras aconchegantes, bancadas organizadas e que chamem a atenção do consumidor.
Procure colocar cores que transmitam calma e elegância, combinando-as com os móveis e equipamentos que ficarão à vista. Aposte também em ambientes iluminados, pesquise pelos novos formatos de vitrines e balcões que estão em alta.
Com isso, procure montar ambientes com acomodações arejadas, pois as padarias já são, por natureza, locais quentes, devido ao grande volume de fornos e fogões.
Para sobreviver nesse mercado tão competitivo, é preciso se adequar com as novas tecnologias, para, então, poder conquistar cada vez mais clientes e o seu lugar no mercado. Dessa forma, preze por espaços inovadores e que proporcionam uma experiência de fácil acesso aos produtos.
Os equipamentos indispensáveis na nova padaria
Com os novos formatos e tecnologias na panificação, surge também a necessidade de novos equipamento para suprir as necessidades dos processos e novas demandas que surgem. Assim, foram aparecendo novos equipamentos, mas os antigos ainda são muito úteis.
Existem alguns equipamentos indispensáveis nesses novos formatos. Acompanhe os exemplos.
A amassadeira, ou masseira, é indispensável se a sua padaria for produzir os pães, em vez de comprá-los congelados. Esse equipamento é de cunho profissional e serve para sovar grandes quantidades de massa.
A batedeira planetária, apesar de já ser conhecida e encontrada, é indispensável nas novas padarias, pois pode ser usada para o preparo de diversas massas, especialmente de bolos, inclusive para trabalhos mais pesados quanto para os mais leves e simples.
Prefira os equipamentos feitos de aço inox. Esse material, apesar de ter um valor mais alto, preserva melhor os alimentos e é mais fácil de limpar e conservar, já que não permite que a ferrugem estrague o aparelho. Sem falar de sua elegância e beleza.
A modeladora é necessária também para as padarias que forem produzir alguns tipos de pão, já que essa máquina é usada para modelá-los.
As inovações e tecnologias na panificação passam também pela qualidade dos produtos e equipamentos. Por isso, é de extrema importância ficar atento a equipamentos como fornos industriais, freezers, fritadeiras e de armazenagem.
Para escolher e conhecer qual o forno ideal para o seu negócio e para as suas necessidades, você pode conferir este vídeo e tirar todas as suas dúvidas.
As câmaras de frio e freezers são indispensáveis para a conservação dos produtos, pois todo cuidado com alimentação é pouco. Esses equipamentos promovem a maior durabilidade desses produtos.
Para padarias ou indústrias que vão produzir os pães, será necessário adquirir estufas de fermentação. Com esse tipo de equipamento, você evita que a massa não cresça, pois ele fará sozinho todo o controle de temperatura e tempo, deixando, assim, o seu produto final com mais qualidade.
As novas tecnologias na panificação estão acompanhando a crescente necessidade e preocupação de seus consumidores em diversas questões. Com isso, não basta mais somente produzir ou vender um pãozinho, é preciso cuidado com cada processo e cada produto comercializado, desde a embalagem até a entrega para o cliente.
Então, o que você achou de saber mais sobre as novas necessidades dos consumidores e a tecnologia na panificação? Conte para a gente nos comentários!
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