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Serviço de delivery: tudo o que você precisa saber para implementar!
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Neste artigo trazemos tudo o que precisa saber sobre o sistema de delivery e ter ainda mais sucesso.
Nos últimos tempos, vimos o quanto o serviço de delivery é fundamental para o negócio. As empresas que ainda não tinham o sistema, correram para implementá-lo como uma alternativa à crise econômica. Sabendo disso, você já pensou em implantar a entrega em seu estabelecimento?
Entenda que essa é uma maneira efetiva de manter o faturamento e conquistar novos clientes. Se você ainda não sabe por onde começar um delivery, não se preocupe. Neste post, trazemos tudo o que precisa saber sobre o sistema e ter ainda mais sucesso. Continue a leitura e confira!
Qual é a importância de implantar um delivery?
O delivery é uma forma prática e cômoda em que o cliente tem de fazer a sua compra sem precisar sair de casa. Para muitas pessoas, ele faz parte do estilo de vida, sendo usado diariamente. Para o empreendedor é uma ótima oportunidade de aumentar o faturamento sem precisar expandir o espaço físico do salão.
Dessa maneira, é uma maneira mais em conta de ampliar o negócio e, até mesmo, de conquistar mais consumidores. Isso porque, muitas vezes, as pessoas não vão até o local por falta de tempo ou outro impedimento, mas podem fazer o pedido e receber em casa ou no trabalho.
Independentemente de qual seja a situação socioeconômica do seu público-alvo, oferecer o serviço de entrega em domicílio pode ser uma ideia muito viável e lucrativa. Como os dados não mentem, vale a pena dizer que o mercado delivery movimenta cerca de 1 bilhão de reais por mês e quase 11 bilhões por ano!
Grande parte desse sucesso se deve ao fato de que muitos consumidores brasileiros dão preferência aos estabelecimentos que oferecem o serviço de delivery. A modalidade é tão importante que muitos restaurantes e lanchonetes operam somente com entrega, sem espaço físico para consumo.
No sistema de entrega, o cliente faz o pedido por aplicativo, site, telefone ou WhatsApp e recebe o produto no endereço desejado. A partir daí, a responsabilidade do estabelecimento é preparar o alimento e levar até o consumidor de maneira rápida e com qualidade, o que pode ser um grande desafio.
Por isso, antes de implementar modelo de delivery, é importante estar por dentro do assunto para oferecer o melhor serviço. Afinal, esse tipo de atendimento pode trazer visibilidade para empresa e atrair muitos clientes.
Quais são os benefícios de um sistema de delivery?
Como você pode ver, o serviço de delivery é uma tendência cada vez maior e que ajuda os estabelecimentos a enfrentarem à crise. A seguir, confira os benefícios de se render à modalidade de venda.
Oferece comodidade
Um pão fresquinho no lanche da tarde é uma delícia, não é mesmo? O seu cliente pensa o mesmo. No entanto, nem sempre ele vai ter disponibilidade de ir até o seu estabelecimento comprar o produto. Com o delivery, você proporciona ao consumidor esse prazer de uma maneira muito prática e cômoda, o que faz com que ele gosta ainda mais do seu negócio.
Amplia a clientela
A captação de clientes por meio do sistema de delivery é uma realidade. Como dissemos, aquele cliente que não tem oportunidade de ir até sua loja, pode ter a chance de conhecer os seus produtos. Tendo um bom atendimento de entrega, você fideliza esse consumidor.
Ajuda no atingimento de metas
Sabemos que nem sempre é fácil atingir as metas de vendas para fechar o mês no azul e expandir o negócio. Mas você sabia que o serviço de delivery pode ajudar nessa missão? Ele pode alavancar as vendas e aumentar o faturamento possibilitando atingir os objetivos.
Aumenta o faturamento
Para aumentar o faturamento é preciso expandir o negócio, mas isso não significa ampliar o espaço físico de atendimento presencial. Dá para fazer isso com o serviço de delivery, e o melhor: com pouco investimento. Se você acha que essa não é a melhor hora para fazer grandes investimentos, o delivery é uma ótima opção.
Melhora o atendimento
Já parou para pensar quantos dos seus clientes preferem receber os produtos em casa do que ter que ir até o estabelecimento comprar? Como vimos pelos dados, boa parte deles, não é mesmo? Dessa maneira, você consegue “desafogar” a loja, reduzindo filas e podendo prestar um melhor atendimento presencial.
Como saber se o sistema de delivery é ideal para a empresa?
Antes de dar o pontapé para o serviço de delivery em seu estabelecimento é preciso analisar se a modalidade é, de fato, ideal para a sua empresa. Por mais que o sistema de entrega tenha muitos benefícios, pode acontecer de ele não ser necessário para o seu negócio. Para ter ideia, se faça as seguintes perguntas.
- Meus clientes gostariam de ter os produtos recebidos em casa?
- O serviço de delivery é um diferencial frente aos concorrentes?
- A região é propícia a esse serviço ou encontrarei muitas dificuldades em oferecer um produto de qualidade para entrega?
Para responder às questões, você pode analisar o perfil do seu negócio e fazer uma pesquisa de mercado com os próprios clientes. Além disso, é importantíssimo verificar se a cozinha tem capacidade para atender a demanda extra.
De nada vai adiantar disponibilizar delivery se o serviço não tiver qualidade ou, ainda, se deixar o atendimento presencial cair. Se for necessário, adquira os equipamentos e aumente a equipe para melhor atender os seus consumidores.
Quais são os custos de um delivery?
Qualquer passo dado em uma empresa deve ter seus custos calculados antes. Para implementar o delivery é preciso considerar quais serão os investimentos necessários e os gastos mensais. Assim, você consegue ter a noção da viabilidade da implantação do serviço e como colocar preço nele.
Dos fatores a considerar, veja a necessidade de contratação de funcionários ou a restruturação das funções dos colaboradores e as mudanças no layout da cozinha, como equipamentos ou ampliação do espaço da cozinha e de montagem dos pedidos.
Além disso, é preciso verificar a aquisição de veículos, local para carga e descarga, software de cadastro de clientes, equipamentos eletrônicos para fazer os pedidos, treinamento do pessoal etc. Os gastos recorrentes também devem ser colocados no papel, como a manutenção dos veículos, o combustível e o pagamento dos entregadores.
Como planejar as entregas?
Bom, agora que você já sabe o que precisa considerar antes de implementar o serviço de delivery, chegou a hora de entender como fazer um bom planejamento. A seguir, confira um passo a passo para montar um plano de entregas.
Tenha um sistema de cadastro dos clientes
Ter um cadastro de cada cliente é imprescindível para evitar erros e agilizar os futuros atendimentos para os cadastrados, poupando tempo e desgastes desnecessários. Esqueça caderno e caneta, pois não são nada práticos. Conte comum software de delivery que apresente essa funcionalidade.
Assim, você consegue manter os dados dos clientes em sigilo, o que é superimportante para a credibilidade da sua empresa. Dados como nome, telefone de contato, endereço e ponto de referência são fundamentais tanto para a entrega quanto para contabilizar programas de fidelidade, caso o estabelecimento tenha um.
Planeje os roteiros de entrega
Planejar os roteiros de entrega é muito importante para evitar atrasos, agilizar as entregas, prevenir problemas, como buracos e trânsito, e otimizar o gasto de combustível. Fazer isso manualmente pode ser um tanto quanto dispendioso e demorado, principalmente, em um fluxo grande de entregas.
Por isso, informatizar o sistema usando um software de delivery para fazer essa gestão também é uma ótima solução. O programa consegue montar um roteiro de entregas de forma automática, sendo que alguns permitem o acompanhamento das atividades ao vivo.
Verifique as melhores embalagens para os seus produtos
Antes de sair entregando os seus produtos por aí, é preciso testar as embalagens para os seus produtos. Nada é mais desagradável que receber um alimento amassado, quebrado ou com aparência ruim. Sendo assim, busque por recipientes que permitam transportar seus produtos sem modificar as suas características.
Aposte em vários meios de comunicação
Se antigamente o delivery era feito por telefone, hoje temos outros tantos canais que facilitam a comunicação. Dessa maneira, os clientes têm maiores possibilidades de fazerem os seus pedidos. Para não perder vendas, ofereça vários meios, como WhatsApp, aplicativos de delivery (como iFood e Rappy), aplicativo próprio, redes sociais e site.
Veja a possibilidade de terceirização
Antes de comprar veículos e contratar entregadores, já colocou na ponta do lápis se terceirizar a entrega não seria mais vantagem? Muitas vezes, vale a pena ter uma frota própria, mas em outras é mais vantajoso contratar o serviço de entrega.
Monte uma boa equipe de entrega
Se você optar por montar uma equipe de entrega, saiba que os primeiros meses são de ajustes. A rotina do delivery pode ser dinâmica conforme a demanda. Em alguns dias o movimento é maior precisando de mais entregadores, em outros a quantidade de pedidos é menor, o que diminui a necessidade de colaboradores.
Ter um bom número de pessoas na entrega evita os atrasos e, consequentemente, a insatisfação dos clientes relacionada ao delivery.
Quais são os principais aplicativos que podem ser utilizados?
Há alguns anos foram lançados os aplicativos de delivery, que são sucesso até hoje. Eles são como uma vitrine na palma da mão, onde o cliente consegue “passear” pelos restaurantes, olhar os cardápios, fazer o pedido e, até mesmo, o pagamento.
Dessa forma, eles são ótimos aliados para conquistar novos clientes, já que o estabelecimento fica exposto junto aos outros. Para aderir a esse serviço é preciso pagar taxas e comissões, além de seguir alguns protocolos. A seguir, confira os aplicativos de delivery mais populares do país.
iFood
o iFood é um dos responsáveis por tornar esse tipo de aplicativo mais famoso por terras brasileiras. Nele, vários tipos de estabelecimentos do ramo alimentícios podem se cadastrar, como padarias, hortifrutis, supermercados, lanchonetes, docerias e outros.
Ao aderir a esse serviço, é preciso que você saiba que os usuários podem avaliar o atendimento e a comida. Boas notas sempre são referência para outros clientes, portanto, é importante manter uma boa avaliação. Para cadastrar a empresa no iFood, você deve acessar o site, preencher os dados e assinar o contrato digital.
Logo após, a plataforma orienta sobre as configurações do restaurante dentro do aplicativo e você pode escolher a data para dar início ao serviço pelo iFood. Existem dois tipos de plano, sendo que ambos têm mensalidade gratuita no primeiro mês.
No plano básico, o empreendedor atua com os próprios entregadores e paga uma mensalidade de 100 reais, caso ultrapasse os 1,8 mil reais em vendas por mês. Há ainda uma taxa sobre o valor de cada pedido, que é de 12%, e outra de 3,5% sobre os pedidos pagos com cartões, que é referente à transação.
No plano entrega, que está disponível em apenas algumas regiões, o entregador é disponibilizado pelo iFood. A mensalidade é de 130 reais para estabelecimentos que vendem mais de 1,8 mil reais por mês e a taxa é de 27% sobre o valor de cada pedido. Os valores dos pedidos feitos pelo aplicativo são pagos à sua empresa por transferência bancária em até 30 dias.
Uber Eats
O Uber Eats não trabalha com entregadores próprios, mas ajuda os estabelecimentos a encontrarem esses profissionais autônomos. Para se cadastrar no aplicativo, é preciso preencher os dados online. Há uma taxa de ativação que corresponde a um kit de boas-vindas, que contém software de restaurante, sessão de fotos e um tablet.
Uma ótima vantagem é que você não precisa montar uma equipe de entrega se não quiser, já que o aplicativo conta com vários entregadores parceiros. Porém, se você quiser um time de entregadores próprios, não há problema em utilizá-lo.
Rappi
O Rappu é um aplicativo de delivery um pouco diferente dos anteriores, pois não foca apenas em produtos alimentícios. O cliente pode solicitar entrega de vários outros tipos de estabelecimentos, como farmácias e supermercados.
Se você quiser se cadastrar, precisa mandar um e-mail (sejaparceiro@rappi.com) para o setor responsável e esperar a equipe do Rappi entrar em contato. Feito isso, você precisa fazer um download do aplicativo de empreendedores, o RappiAliado. No programa, você consegue cadastrar e configurar os produtos e entregas.
Como cobrar a taxa de entrega?
Uma das maiores dúvidas de quem quer começar um sistema de delivery é como cobrar a taxa de entrega. Primeiramente, é preciso considerar a região que será atendida. Lembre-se que lugares muito longe podem ter um custo alto e que os clientes podem não aderir ao serviço por conta disso.
Por isso, é interessante iniciar o delivery em bairros mais próximos e de fácil acesso para que você consiga oferecer um bom atendimento com valor acessível. Para ter a noção do quanto cobrar, inclua nos cálculos as despesas com manutenção dos veículos, as embalagens especiais de entrega e, obviamente, o pagamento dos entregadores.
Uma dica é não embutir a taxa de entrega nos produtos. Essa prática, embora usual, pode fazer com que o cliente ache os itens muito caros. Portanto, o ideal é descrever o valor da taxa de entrega no momento em que o consumidor fizer o pedido.
Como fazer o marketing do delivery?
Não há dúvidas de que o marketing é algo fundamental para o bom andamento do negócio. Afinal, é por meio dela que as pessoas ficam sabendo sobre os produtos vendidos e os serviços oferecidos. Por esse motivo, é essencial que você divulgue a entrega, o que pode atrair mais clientes. A seguir, confira algumas dicas importantes:
- aposte no Whatsapp Business como meio de comunicação e de divulgação;
- inclua o serviço no site da empresa de uma forma visível, de preferência, que redirecione para algum canal de comunicação;
- utilize material gráfico, como folders, cardápios e folhetos, tanto na panfletagem quanto nas embalagens de entrega, assim, os clientes ficam por dentro de todas as opções de produtos que você oferece;
- ofereça uniforme aos entregadores e personalize os veículos. Eles rodam toda a cidade e pode ajudar a levar o nome da empresa a quem ainda não conhece;
- faça postagens nas redes sociais sobre o novo serviço. Essas mídias são muito acessadas pelos brasileiros e é um canal de baixo custo para divulgação;
- crie um programa de fidelidade para incentivar os clientes a fazerem novos pedidos. Um exemplo desse tipo de plano é oferecer um produto grátis para o consumidor que atingir um número determinado de pedidos;
- invista em fotos profissionais, pois valorizam os produtos e atraem os clientes;
- interaja com os seguidores nas redes sociais para ganhar engajamento e, consequentemente, maior alcance;
- ofereça cupons de desconto, se possível.
Quais são os cuidados ao oferecer o serviço de delivery?
Alguns cuidados são imprescindíveis na hora de oferecer um serviço delivery para assegurar a saúde dos clientes que consumirão os produtos. Por isso, tudo começa na manipulação dos alimentos seguindo à risca o manual de boas práticas e as técnicas de higienização de padaria para não ter problemas com a vigilância sanitária.
Já na entrega, é preciso prestar atenção em alguns hábitos para garantir a segurança dos alimentos. Primeiramente, disponibilize álcool em gel 70° para os entregadores higienizarem as mãos e desinfetar objetos utilizados no serviço de delivery, como máquina de cartão de crédito, capacete, guidão e volante. Além disso, é preciso que:
- as embalagens se mantenham intactas, limpas, lacradas e bem-acondicionadas;
- os entregadores evitam o contato direto com os clientes;
- as caixas de entrega e os veículos estejam limpos;
- os cuidados no manuseio dos alimentos e na entrega sejam redobrados.
Cuidados para os clientes
É importante também orientar os clientes quanto aos cuidados ao receber um produto delivery. Essas orientações podem ser passadas pelo site, rede social ou atendente no momento da tiragem do pedido. Incentive o pagamento online para evitar o contato com a máquina de cartão e com o dinheiro na entrega. Além disso, é importante que ele confira a integridade das embalagens para evitar mal-entendidos.
Como fazer um bom serviço de delivery?
Não basta apenas oferecer o serviço de delivery, ele deve ser eficiente e agradar aos clientes. Para o cliente, de nada adianta receber o produto em casa, porém em más condições ou com demora na entrega. Por isso, é importante ficar atento a algumas boas maneiras. Veja.
Preze pelo bom atendimento
Um bom atendimento faz toda a diferença, principalmente, na hora de fidelizar clientes. Nem sempre o estabelecimento é melhor entre os concorrentes, mas só de prestar um atendimento atencioso e agradável, as pessoas tendem a preferi-lo.
Se você ainda não tem o costume de treinar os funcionários periodicamente em relação a essa questão, é interessante começar a ter. A seguir, conheça alguns requisitos para atender bem o público:
- falar de maneira simples e objetiva a fim de não deixar o cliente com dúvidas;
- saber ouvir e entender o consumidor;
- conhecer o perfil do público da empresa para dar o tratamento adequado;
- ser cordial e respeitoso;
- entender as necessidades dos clientes para tentar solucioná-las.
Cumpra os prazos
Se tem algo que irrita um consumidor que pediu delivery é a demora na entrega. As pessoas estão contando com o produto para o horário estabelecido pela empresa e ficam frustradas quando ultrapassa o limite.
Uma entrega com rapidez e qualidade é muito valorizada pelos consumidores. Determine um horário que possa cumprir. Isso passa confiança no trabalho da sua empresa e ajuda a fidelizar os clientes.
Tenha vários meios de pagamento
A questão do pagamento é algo muito importante. Ultimamente, as pessoas têm evitado andar com dinheiro em espécie e usam os cartões de crédito/débito e de benefícios de alimentação e refeição. Por isso é importante que você ofereça mais de uma forma de recebimento.
Além das maquininhas de cartão, é interessante oferecer o meio de pagamento online. Algumas pessoas se sentem mais seguras em colocar os seus dados diretamente em sites confiáveis.
Disponibilize horários alternativos
Uma forma de driblar a concorrência é ampliando o horário de atendimento. Se o delivery das padarias concorrentes se encerra às 18h, que tal terminar o expediente da sua às 20h? Essas duas horas a mais podem ser o suficiente para aumentar as suas vendas, já que os consumidores terão a sua empresa como referência na hora de fazer o pedido.
Só coloque na ponta do lápis se essa alternativa é viável, pois o custo operacional pode ser maior que o faturamento, não compensando.
Como você pode conferir, o serviço de delivery é algo cada vez mais necessário para as empresas. Os consumidores têm uma rotina muito agitada que os dificulta ir até o estabelecimento. Por isso, muitos deles preferem fazer o pedido e receber em casa. Dessa maneira, é interessante que você estude a ideia como uma forma de alavancar as vendas, ampliar o negócio e aumentar o faturamento.
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