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Quando contratar um serviço de dedetização para a padaria?
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Quando foi a última vez que você dedetizou sua padaria? Nesse post, damos dicas e informações úteis sobre esse tipo de serviço! Confira.
Assim como todo estabelecimento comercial, sua panificadora precisa contratar um serviço de dedetização de tempos em tempos. Afinal, ambientes onde há manipulação de alimentos sempre são mais passíveis de atrair roedores, insetos e outras pragas.
No entanto, para garantir uma maior eficiência desse serviço, é fundamental estar atento a alguns detalhes, como a periodicidade adequada, os locais indispensáveis a serem dedetizados e informações gerais sobre como funciona essa prática.
Se você quer saber tudo isso e conhecer algumas dicas de como dedetizar sua padaria ou confeitaria, fique conosco até o fim do post e tome nota dos conselhos a seguir. Podemos começar?
Afinal, pra que serve o serviço de dedetização em padarias?
Certamente você já ouviu ou viu propaganda sobre serviços de dedetização de ambientes. Porém, você sabe de onde vem esse termo “dedetizar” e como funciona esse tipo de trabalho na prática? Pois bem! Em geral, a dedetização consiste em um procedimento profissional para eliminar ou evitar pragas em locais diversos, sejam residenciais, sejam comerciais, como as padarias.
Essas pragas seriam insetos e roedores de todos os tipos, como baratas, cupim, formiga, ratos, entre outros, além claro, de seus ovos e larvas. A origem do termo se dá a partir dos anos 60, quando o pesticida mais eficiente para a dedetização dos locais se chamava DDT e ficou mundialmente conhecido como a solução perfeita para o serviço.
Com o passar dos anos, novos produtos surgiram, assim como técnicas e especializações, mas o nome se manteve para a prática. Hoje, é também possível encontrar termos ainda mais específicos, de acordo com cada colônia a ser tratada, como descupinização, desratização etc.
E como o serviço funciona na prática?
Na prática, a dedetização é considerada uma prática profissional e especializada, sendo então realizada por empresas capacitadas e com mão de obra qualificada. Em outras palavras, paliativos como o uso de sprays aerossóis, armadilhas, venenos e outras técnicas não devem se encaixar no mesmo tipo de serviço ou solução.
Inclusive, a eficácia e eficiência dessas alternativas não são comparáveis a um serviço profissional de dedetização em sua padaria.
Em relação ao funcionamento da prática, em geral, a empresa contratada deve fazer uma inspeção prévia do local, identificar se há colônias de pragas já instaladas ou riscos, e por fim, indicar as melhores técnicas e produtos a serem aplicados.
Vale ressaltar que há diferentes produtos e técnicas específicas para cada tipo de colônia. Além disso, o serviço de dedetização não elimina de imediato essas pragas. Normalmente, os insetos e roedores se alimentam desses pesticidas e retornam aos seus esconderijos, contaminando todos os demais.
E como fazer a dedetização em padarias?
Por se tratar de um estabelecimento comercial, em que há manipulação de alimentos e grande circulação de pessoas, recomenda-se contratar serviços de dedetização especializados e de confiança. Pesquise em sua região se há algum prestador específico para padarias, restaurantes, lanchonetes etc.
Em geral, após a aplicação dos pesticidas, indica-se não lavar ou limpar a superfície dedetizada por, pelo menos, uma semana, para não remover ou influenciar na eficácia do produto. Ou seja, no caso de padarias, esse procedimento precisa ser estratégico e muito cauteloso, para que não haja contato ou contaminação dos alimentos.
Além disso, empresas especializadas em serviço de dedetização costumam orientar os estabelecimentos a aplicarem o chamado CIP (Controle Integrado de Pragas), que é uma série de medidas preventivas para evitar a proliferação e infestação dessas pragas após o procedimento.
E quando dedetizar a sua padaria?
Não existe uma regra para isso, porém, indica-se a realização do serviço de dedetização de tempos em tempos. Além disso, pode haver a necessidade de soluções emergenciais, das quais a periodicidade também pode variar de caso a caso.
Há uma resolução da Anvisa (RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004), que orienta sobre procedimentos e boas práticas para higienização e controle de pragas em estabelecimentos alimentícios, mas não indica uma periodicidade obrigatória para a contratação do serviço.
Sendo assim, cabe a cada proprietário ou gestor estabelecer o período ideal, conforme as necessidades de seus negócios. E lembre-se também de que cada estado ou município pode ter regras e normas específicas por região, sendo recomendado assim uma pesquisa e orientação diretamente nos órgãos regionais.
No entanto, como dicas para manter os ambientes longe dessas pragas e para manter o estabelecimento em dia com as normas e boas práticas de controle e higiene, sugerimos o seguinte:
- procure saber em sua prefeitura se há normas e leis regionais para a dedetização comercial;
- crie um calendário fixo e periódico para a implementação do procedimento (mensal, trimestral, a cada estação etc.);
- na identificação de pragas, solicite um serviço de dedetização emergencial;
- realize inspeções constantes para averiguar a presença de pragas ou vestígios como ovos, embalagens rasgadas, larvas, fezes etc.;
- crie políticas de armazenamento dos produtos e ingredientes na cozinha e nos estoques;
- invista em treinamentos e na capacitação de sua equipe em relação a esses cuidados diários;
- aplique avisos ou distribua cartilhas aos funcionários sobre boas práticas e procedimentos de prevenção;
- cuide da arrumação, limpeza e organização de seus ambientes;
- esteja em dia com as obrigatoriedades da Vigilância Sanitária;
- evite lixos abertos, restos de alimentos espalhados, embalagens abertas e outros chamarizes de pragas;
- evite alternativas menos profissionais de combate e controle de pragas, como armadilhas, produtos químicos e perigosos para o consumo humano.
Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a necessidade de contratação de um serviço de dedetização de sua padaria. Conforme vimos, refere-se a um procedimento profissional, que requer conhecimento e responsabilidade, especialmente tratando-se de panificadoras ou estabelecimentos alimentícios. Portanto, preze pela seriedade e qualidade do prestador e leve em consideração todos os conselhos e detalhes que abordamos ao longo do artigo.
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