Know-How
Saiba como escolher o tipo certo de batedeira
Home > Know-How > Saiba como escolher o tipo certo de batedeira
Preparamos, neste artigo, as principais singularidades e utilizações das batedeiras comuns, orbitais e planetárias. Confira quais são!
Para manter a qualidade de seus produtos, é muito importante contar com as ferramentas corretas em todo o processo de preparação. No mercado, existem inúmeros tipos de batedeira, com diferentes funções e utilidades.
Contudo, é preciso que você conheça as características dos diversos modelos. Isso porque, apesar das inúmeras funções, cada uma é indicada para diferentes variedades de massas e preparos.
Pensando nisso, preparamos, neste artigo, as principais singularidades e utilizações das batedeiras comuns, orbitais e planetárias. Continue a leitura e confira quais são!
Quais são os tipos de batedeira disponíveis no mercado?
Batedeira comum
Também conhecido como portátil, esse tipo de batedeira é comumente o preferido para uso doméstico ou para poucas utilizações.
O modelo costuma ser bem leve e prático, vindo acompanhado de tigelas menores — de 3,5 litros, em média —, um corpo de apoio e um par de batedores. Ainda que seja portátil, é possível encontrar opções com o corpo fixo.
Massas e receitas indicadas
Essa batedeira é indicada para massas leves e práticas, como bolos, claras em neve, mousse, pequenas quantidades de sorvete, panquecas, chantilly, cremes e recheios leves.
Velocidade
Por serem ideais para massas e preparos leves, as batedeiras comuns não têm muita potência ou diversas opções de velocidade. Por isso, elas não são indicadas para uso constante e para procedimentos que demandem muito esforço, ou seja, receitas pesadas.
Tipos de movimentos
Apesar de fornecerem massas homogêneas, as batedeiras comuns só fazem um tipo de movimento, que é o de rotação, sempre em seu eixo. No entanto, como alguns modelos disponibilizam o deslocamento dos batedores em relação ao corpo, é possível fazer movimentos em todo o perímetro da tigela.
Batedeira orbital
Esse tipo de batedeira é indicado para usos frequentes. Ele vem acompanhado de tigelas maiores e mais resistentes e, com isso, pode ser usado tanto em casa quando em padarias.
O modelo costuma ser mais pesado do que as batedeiras comuns e disponibiliza três tipos de batedores: um para massas leves, outro para misturas médias e um próprio para preparos um pouco mais pesados.
Massas e receitas indicadas
A batedeira orbital suporta o preparo de massas um pouco mais pesadas do que o modelo anterior. Sendo assim, você pode preparar massas de pizza, pães não muito pesados e bolos mais densos nela.
Velocidades
Esse tipo apresenta maior potência e mais opções de velocidades, que podem ser combinadas de acordo com o tipo de receita, de preparo e do batedor que você utilizará. No entanto, ainda assim, ele não suporta todos os pesos de massas.
Tipos de movimento
Outra vantagem da batedeira orbital é a variação de movimentos: ao contrário do modelo anterior, ela faz movimentos circulares e de translação. Com isso, você pode fazer com que os batedores alcancem o entorno da tigela.
Batedeira planetária
Dentre os tipos de batedeira citados, esse modelo é o mais completo e profissional. Ele vem acompanhado de tigelas e batedores resistentes e sofisticados, sendo mais eficiente e indicado para usos intensos e pesados.
Por ser mais potente, a batedeira planetária é, também, mais pesada e de tamanho maior. Muitas características são próprias do modelo, mas outras especificações podem variar de acordo com a marca, o peso, o material das tigelas, os batedores e os acessórios disponíveis.
Outro diferencial desse tipo de batedeira é uma peça chamada de alimentador. Ela se encaixa facilmente na tigela e permite que você adicione ingredientes enquanto o equipamento está ligado, mas sem fazer sujeira.
Seu preço é mais alto do que o de outros modelos, mas, considerando o custo-benefício em relação à orbital, essa pode ser uma opção bem interessante.
Massas e receitas indicadas
O batedor mais simples, chamado de globo, pode ser usado em massas ou misturas leves e aeradas, como:
Já o batedor em forma de raquete é próprio para massas de densidade mediana. Os cookies e a “massa podre” (para o preparo de empadas e tortas) são algumas das iguarias que podem ser feitas, pois exigem um pouco mais de força.
Cada modelo disponibiliza um material que pode ser combinado com diferentes preparos. Os batedores de silicone, por exemplo, ajudam na raspagem de ingredientes que, geralmente, ficam acumulados nas laterais e no fundo da tigela. Então, nada de desperdício!
Contudo, tal tipo de batedor costuma desgastar-se rápido. Isso ocorre porque, na maior parte das vezes, ele é produzido por um material mais fino, mesmo dando conta do recado.
Há, ainda, os batedores em forma de gancho ou espiral — dependendo da marca de sua batedeira —, utilizados no trabalho pesado. Sendo assim, eles são indicados para massas mais densas e que precisam ser sovadas, como pães e massa folhada.
Velocidades
Dependendo da marca, a batedeira planetária pode disponibilizar até 10 velocidades. Cada uma é utilizada conforme o batedor e o alimento que será preparado.
Tipos de movimento
O próprio nome da batedeira já indica qual é seu principal movimento: o de translação, o mesmo dos planetas. No entanto, os batedores têm a capacidade de rotacionar. Esse conjunto resulta em uma massa muito bem sovada, misturada e bonita.
Como escolher o modelo ideal para você?
Se os diferentes tipos de batedeira já fazem parte do dia a dia da cozinha de uma residência, imagine como estão presentes nas padarias e nos empreendimentos da área da panificação e confeitaria?.
Se você é da área e utiliza tanto preparos mais leves quanto os mais pesados, saiba que os tipos de batedeira planetária — até mesmo os modelos industriais — garantem mais versatilidade e uma infinidade de preparos (e em grandes quantidades), já que são maiores e suportam mais peso.
Sendo assim, a escolha da batedeira ideal para o seu caso deve levar em consideração a frequência de utilização, as massas e os ingredientes que você precisará processar. Além disso, é fundamental definir se seu uso será doméstico ou profissional.
Os tipos de batedeira mencionados garantem mais rapidez, menos esforço e um aumento da produtividade tanto em massas pesadas quanto nas leves. Para isso, existem diversos modelos que podem atender à sua necessidade — basta levar em consideração seu objetivo com esse aparelho.
Quer ficar por dentro de mais dicas sobre o mundo da panificação e confeitaria? Então, assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog