Know-How
Por que devo investir em produtos sem glúten e sem lactose?
Home > Know-How > Por que devo investir em produtos sem glúten e sem lactose?
Se você é dono de padaria ou empreendimento no segmento, esse pode ser o seu diferencial para aumentar a lucratividade do seu negócio, já pensou nisso?
É clara a crescente procura por alimentos saudáveis e principalmente por produtos sem glúten e sem lactose. Se você é dono de padaria ou empreendimento no segmento, esse pode ser o seu diferencial para aumentar a lucratividade do seu negócio, já pensou nisso?
Muitas pessoas buscam por produtos sem glúten e sem lactose por opção e pela vontade de emagrecer ou consumir produtos mais saudáveis. No entanto, existe uma parcela considerável da população que necessita desses produtos por questões de saúde.
Para isso, vamos mostrar neste post como e o porquê de investir nesses produtos. Confira:
Crescimento do mercado
Segundo o diretor da Gluten Free Brasil, Gustavo Negrini, entre os anos de 2015 e 2016 o mercado de produtos sem glúten cresceu em média de 30% a 40% no Brasil e tende a crescer cada vez mais. Isso é em reflexo da grande procura desses alimentos pelo desejo de emagrecer ou por restrição médica.
Com isso, as marcas têm investido muito nessa característica dos alimentos, o que beneficia os consumidores, já que as opções são maiores e mais acessíveis. Tem surgido no mercado muitas empresas alimentícias que vendem somente produtos sem glúten, sem lactose e integrais, e os resultados são animadores para os empresários.
Sendo assim, para aumentar a variedade de produtos e atingir diversos consumidores é recomendável que você não fique de fora desse mercado, aumentando assim a sua lucratividade.
Investimento das padarias
O maior percentual de glúten e lactose é encontrado nas padarias, não é mesmo? Isso se dá em razão dos pães, bolos e sobremesas.
Com certeza o primeiro pensamento de quem é diagnosticado com a doença celíaca ou quem é intolerante à lactose é: ficarei sem meu pãozinho ou bolo de todos os dias! Entretanto, já é possível adaptar esses alimentos a essas restrições.
Para isso, muitas padarias têm investido e disponibilizado pães, tortas, bolos e doces sem glúten, sem lactose e sem adição de açúcar refinado. Os clientes interessados têm dado cada vez mais preferência para esses estabelecimentos.
Já é possível encontrar produtos como biscoitos finos, cookies, brownies, muffins, bolos, pães, tortas, sobremesas diversas, queijos, iogurtes e leites especialmente desenvolvidos para esse público. Há, ainda, alimentos sem adição de açúcares, sódio e menor teor de carboidratos.
O resultado disso é o crescimento dos negócios. Empresas alimentícias como a Grano Brasilis apresentou crescimento de 100% a cada período de seis meses de 2013 até 2016.
Podemos perceber, com isso, que esse ramo só tem crescido e tende a continuar. Sendo assim, padarias e mercados que não disponibilizam esses produtos estão perdendo clientes e, consequentemente, dinheiro.
A busca das pessoas com restrições
Essa grande procura que citamos vem de onde? Como dito, há pessoas que, por opção, não querem consumir produtos com glúten ou lactose e procuram por alimentos integrais. No entanto, há pessoas que são diagnosticadas com algumas doenças e passam a ser restringidas de consumir certos alimentos. Este é o caso das pessoas celíacas e das que são intolerantes à lactose.
As pessoas celíacas não produzem a enzima necessária para quebrar e digerir as moléculas de glúten que são encontradas em alimentos feitos a partir da farinha de trigo, centeio, cevada e malte. Com isso, o organismo reage atacando as mucosas do intestino, causando lesões e sangramentos.
Já as pessoas intolerantes à lactose não produzem a enzima lactase, que digere a lactose e, quando ingeridos alimentos com essa propriedade, podem causar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais e inchaços.
Essas pessoas não podem, de forma alguma, consumir alimentos com glúten ou lactose. Com isso, elas estão sempre em busca de alternativas para substituir os alimentos comuns e continuar consumindo, principalmente, pães e bolos.
No entanto, essas pessoas ainda encontram algumas dificuldades, pois ainda é complicado encontrar estabelecimentos que disponibilizem produtos sem glúten e sem lactose. O mais comum é achar alimentos sem adição de açúcares e gorduras. Então, quando essa parcela da população encontra padarias que vendem esses alimentos, fazem delas referência e preferência.
Produtos para substituição
Com as dificuldades para encontrar produtos sem glúten e sem lactose, tanto os consumidores como as padarias apostam em substituições que sejam nutritivas. Confira algumas delas:
Fubá ou farinha de milho
Pães e bolos feitos a partir do fubá ou farinha de milho fornecem o dobro de fibras da farinha de trigo. Além disso, é ela é rica em vitaminas B1 e B3 e betacaroteno, que é um antioxidante importantíssimo para o funcionamento do organismo. É possível preparar tanto receitas doces quanto salgadas, e pode também ser usada para empanar.
Polvilho doce e azedo
O polvilho é outro alimento que pode ser usado para substituição. Feito a partir da mandioca, o polvilho doce ou azedo é rico em carboidrato e apresenta zero glúten. Porém, é pobre em fibras, sendo assim, deve ser consumido com moderação. Com o polvilho é possível fazer o conhecido pão de queijo, tapioca e bolos.
Grão de bico
Outra opção para substituir a farinha comum é a farinha do grão-de-bico. Rica em aminoácidos e proteínas, o organismo utiliza dela para a produção de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade. Entretanto, não é muito fácil de ser encontrada, mas pode substituir também por outros grãos como a farinha de feijão-fradinho.
Leite de arroz
É comum de ser encontrado em padarias, mercados e supermercados. Substitui o leite de vaca e pode ser usado tanto puro quanto em receitas.
Leite de coco
Com certeza é o leite mais conhecido e de mais fácil acesso para a população. Pode ser usado puro e em substituição do leite de vaca em receitas doces e salgadas.
Leite de quinoa
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quinoa é considerada um alimento completo por conter todos os tipos de aminoácidos, além de ser rico em cálcio, fibras, proteínas, carboidratos e ferro. Seu leite é comumente encontrado em pó e basta misturar duas colheres a cada 200 ml de água.
Se você disponibilizar produtos sem glúten e sem lactose na sua padaria ou estabelecimento, atingirá dois públicos: o grupo dos que possuem restrições e os que querem uma vida mais saudável. Com isso, você pode aumentar a gama de consumidores e, consequentemente, o lucro no fim do mês.
Quais as maiores dificuldades que você encontra em disponibilizar esse tipo de produto em seu estabelecimento? Conte pra gente aqui nos comentários!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog