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9 características ao escolher o ponto comercial de sua padaria
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Ponto comercial: um guia dos principais aspectos para a melhor escolha
Definir o local onde será estabelecida a sua nova padaria gera muitas dúvidas, não é mesmo? Todo empreendedor que deseja investir no ramo de panificação sabe como pode ser complexo encontrar o ponto comercial adequado para o seu plano. Como essa é uma decisão que tem impacto direto sobre a abertura e a manutenção do negócio, deve ser pensada com bastante critério.
Para começar, é preciso estabelecer a persona que o negócio deseja atingir e conquistar. Ou seja, conhecer a fundo o cliente ideal é algo indispensável, pois é justamente esse potencial consumidor que movimentará o seu ponto de vendas. Com base nessa informação bem estruturada, é possível ir atrás de um imóvel adequado para montar a sua casa de pães.
No entanto, quais são os principais aspectos que devem guiar a escolha do ponto comercial para a sua padaria? Vamos responder essa pergunta com as dicas a seguir. Acompanhe a leitura até o fim e conheça 4 pontos determinantes para a sua tomada de decisão!
1. Analise o mercado
Comece a sua busca pelo ponto comercial certo entendendo as peculiaridades do setor em que deseja entrar. Esse entendimento fará com que você trabalhe com mais segurança e possa elaborar estratégias objetivas e eficazes para a criação da sua loja conforme o seu planejamento.
Busque conhecer as tendências que movimentam o ramo de panificação na sua localidade, visite estabelecimentos com modelo de negócio similar ao que você deseja abrir, converse com outros empresários e leia conteúdos de qualidade.
Também é importante conhecer detalhes sobre o cliente que você quer atingir. Estudar algumas questões, como hábitos de consumo, frequência de compra, produtos que são mais atrativos e formatos de atendimento, é necessário.
Se não souber exatamente como fazer tudo isso, considere contratar uma empresa especializada em análise de mercado. Essa opção é uma garantia de profissionalismo, portanto, não pense nela como um gasto, mas como um investimento determinante para a escolha do imóvel adequado para a sua padaria.
2. Observe a vizinhança
Após entender quais são as necessidades do seu futuro negócio, naturalmente, você começará a fazer visitas a possíveis espaços. Nessa fase, observe a movimentação dos bairros onde se encontram os pontos comerciais da sua lista de opções.
Veja alguns quesitos que você pode conferir:
- horários em que há mais circulação de pessoas;
- tipos de comércios que funcionam na região;
- presença de pontos de ônibus e táxi nas proximidades do imóvel;
- existência de serviços educacionais e hospitalares nas imediações.
Todos esses elementos são decisivos para o fluxo de compra e venda. Eles indicam momentos de pico, tipos de consumidores que circularão em cada momento, acessibilidade à loja e, até mesmo, parcerias comerciais que podem ser feitas.
3. Considere a concorrência
A existência de concorrentes sempre vai existir e, sem dúvidas, sempre haverá formas e estratégias de diferenciação para a sua panificadora. No entanto, é imprescindível levar isso em consideração antes da escolha do ponto comercial pequeno, especialmente quando há muita variedade de estabelecimentos parecidos, a presença de grandes redes ou centros comerciais.
Afinal, isso pode dificultar ou até mesmo inibir a atuação de sua padaria na região e, consequentemente, aumentar os desafios para se diferenciar e oferecer experiências mais vantajosas ao consumidor.
Como dica, faça um pequeno levantamento dos estabelecimentos concorrentes, seus principais diferenciais e se, de fato, há oportunidades a serem trabalhadas naquela região.
4. Verifique a infraestrutura
Mais do que uma rua bem localizada, a sua padaria precisa de um espaço condizente com o seu plano de negócios. Logo, garantir que a sua loja estará em um ambiente seguro, confortável e bem preparado faz parte da escolha do ponto comercial.
Para isso, é interessante pensar na tríade formada entre administração, produção e atendimento. Entenda como cada uma dessas frentes impacta na decisão do imóvel.
4.1. Administração
Gerir um comércio de alimentação é uma tarefa que vai além da simples oferta de mercadorias. Você precisa seguir o plano de finanças, monitorar as rotinas da equipe, checar os aspectos legais, verificar o sucesso do atendimento, negociar com fornecedores, conhecer produtos — isso só para dar alguns exemplos.
Todo esse serviço é como uma espécie de “por trás das cenas” de um filme. Ou seja, são tarefas essenciais para gerar um resultado incrível e, por isso, precisam de espaço adequado para serem realizadas com eficiência.
Desse modo, na definição do ponto, é bem importante priorizar uma sala para escritório, onde você possa organizar toda a documentação da padaria e resolver quaisquer burocracias relacionadas à gestão do negócio.
4.2. Produção
A qualidade das mercadorias oferecidas no seu estabelecimento certamente é um dos determinantes para a conquista e a fidelização de clientes. Logo, pense que a sua área de produção precisa ser planejada adequadamente para que cada fornada seja bem-sucedida.
Analise se o imóvel tem metragem adequada para a instalação de fornos, câmaras frias, amassadeiras, bancadas e os demais equipamentos necessários para a produção. Pense também na área de circulação: de nada adianta encher um cômodo com maquinário de qualidade se a sua equipe não tiver conforto para trabalhar bem.
Durante esse estudo, dê prioridade para verificar instalações elétricas e hidráulicas e também o estado geral do imóvel, verificando possíveis infiltrações, por exemplo. Se houver quaisquer problemas com esses quesitos, você terá de arcar com os custos ainda antes de abrir o negócio. Portanto, preste atenção!
4.3. Atendimento
Padarias são ambientes tradicionalmente conhecidos não só por vender produtos, mas por receber o público. São espaços em que as pessoas fazem pausas para lanche, sentam por algumas horas para resolver trabalhos no laptop, chamam os amigos para colocar as novidades em dia etc. Então, é preciso oferecer uma experiência única!
Verifique se:
- o imóvel tem um bom salão para acolher as pessoas;
- a iluminação oferece conforto visual;
- o espaço é compatível com a instalação de balcões, prateleiras e caixas;
- o imóvel já está adequado às legislações de acessibilidade (rampas, barras de apoio etc.).
É claro que você terá de fazer melhorias para imprimir a identidade visual do seu negócio ao espaço. Porém, se esses pontos já estiverem encaminhados, facilitarão o seu planejamento de layout do ponto de vendas.
5. Estude os antecedentes do ponto comercial
Imagine que você já observou todos os pontos sobre os quais comentamos até o momento e encontrou o local perfeito. Porém, se ele é tão bom assim, por que está vazio? As possibilidades são variadas e é seu papel analisá-las para evitar riscos que tragam prejuízos logo no início.
Pensando positivamente, o local pode ter sido recém-construído ou, então, o dono precisou largar o imóvel porque já estava pequeno para as suas operações. Por outro lado, é possível que o antigo empreendedor tenha descoberto um grave problema de infraestrutura ou percebido que o local não garante boa circulação.
Você só descobrirá situações como essas se buscar mais informações sobre o lugar. Além de conversar com os corretores de imóveis, busque fazer contato com os antigos usuários do local, fale com pessoas de estabelecimentos vizinhos, tente encontrar dados públicos sobre o endereço. Todos esses cuidados são fundamentais para abrir sua padaria com mais chances de sucesso.
6. Considere a viabilidade do ponto comercial pequeno
Não é necessariamente o tamanho de sua padaria que vai medir o seu sucesso, porém, é preciso considerar a viabilidade do ponto comercial pequeno escolhido por você. Ou seja, isso engloba a capacidade operacional de produção diária, o espaço para estoque de materiais, a circulação dos clientes e a disposição dos produtos.
Certamente há padarias muito bem-sucedidas e instaladas em pontos comerciais pequenos. No entanto, o que queremos dizer é que a escolha do local deve considerar todos esses fatores, muito além da localização e do fluxo de pessoas que transitam pela região diariamente.
7. Avalie os custos do ponto comercial pequeno
Em geral, um ponto comercial pequeno tende a ter um aluguel mais em conta em comparação a grandes espaços. No entanto, se tratando de panificadoras, é imprescindível considerar outros custos além do contrato de locação.
Por exemplo, se será preciso fazer obras de adaptação, se o espaço está apto para receber equipamentos profissionais de panificação, se os ambientes permitirão um trabalho confortável e seguro dos profissionais, se há dívidas ou multas pendentes, se o locatário exige outras taxas extras, entre outros.
8. Verifique os níveis de acessibilidade
Abrir uma panificadora não se resume apenas a encontrar um bom ponto comercial e dominar a arte da panificação. Assim como qualquer outro negócio comercial, se destaca o gestor que considera cada detalhe e busca soluções para todos os seus públicos.
Isso engloba também a questão de acessibilidade da loja! Para isso, observe os detalhes de acesso, desde rampas e escadas para pessoas de pouca locomoção, até estacionamentos próximos para idosos, famílias etc.
9. Atente aos serviços públicos também
Seu ponto comercial pequeno pode ser perfeito para a instalação de sua panificadora, mas se o Estado não ajuda muito ao redor, sem dúvidas, isso pode influenciar no seu sucesso.
O que queremos dizer é que você deve considerar também a segurança pública do bairro, os acessos e proximidades de transportes da cidade e até mesmo os serviços básicos como coleta de lixo e limpeza urbana.
Pode até ser que esses serviços não agreguem valores diretos para o seu negócio, mas indiscutivelmente, a ausência deles pode afastar clientes a todo momento.
Por fim, independentemente de decidir por aluguel ou compra da loja, tenha em mente que, antes de assinar qualquer contrato, você deve averiguar todas as possibilidades que comentamos por aqui. Jamais feche negócio com dúvidas! Além disso, o sucesso de um ponto comercial pequeno não está necessariamente associado ao tamanho do estabelecimento, mas sim à capacidade de oferecer experiências e produtos de maior qualidade ao público!
Por fim, independentemente de decidir por aluguel ou compra da loja, tenha em mente que, antes de assinar qualquer contrato, você deve averiguar todas as possibilidades que comentamos por aqui. Jamais feche negócio com dúvidas! Além disso, o sucesso de um ponto comercial pequeno não está necessariamente associado ao tamanho do estabelecimento, mas sim à capacidade de oferecer experiências e produtos de maior qualidade ao público!
Se você gostou deste conteúdo sobre a escolha do ponto comercial e está interessado em aprender ainda mais para abrir já a sua casa de pães, temos mais uma ótima dica! Leia também o post “Monte o mix de produtos ideal para padaria seguindo estes 7 passos” e veja como impulsionar as suas vendas!
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