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Planejamento estratégico: saiba como se preparar para as datas comemorativas
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Um artigo sobre a importância de se preparar para atender as demandas dos dias festivos
Se você lidera uma empresa, já deve ter notado como o planejamento estratégico e antecipado de cada ação ajuda no sucesso do negócio. Seja qual for o ramo, o gestor deve estar preparado para todas as situações, sendo capaz de prever riscos e enxergar oportunidades.
No quesito oportunidades, as datas comemorativas são um verdadeiro bônus para os comércios. É que, dependendo do ramo, a loja consegue alavancar significativamente as vendas.
Neste artigo, trataremos sobre a importância de se preparar para atender as demandas dos dias festivos. Para isso, trouxemos dicas práticas para seu negócio aproveitar ao máximo essas ocasiões. Confira!
Faça um planejamento estratégico
Estar preparado para as sazonalidades de um negócio é importante e requer muito planejamento, mas a verdade é que se organizar não é tão simples assim. Se você pretende estar pronto para qualquer contratempo, saiba que vai precisar trabalhar duro.
A melhor forma de se planejar para as datas comemorativas é montar um calendário de ações que dê conta de todos os eventos do ano. Essa curadoria deve ser feita com a maior antecedência possível, para que tudo corra bem.
No caso de uma padaria, a demanda por pães tende a ser regular durante todo o ano, entretanto, há dias específicos em que a procura é maior por certos alimentos. Uma grande panificadora deve estar preparada para produzir panetones no Natal, por exemplo, logo, essa data deve estar prevista na agenda anual do estabelecimento.
A função do planejamento estratégico, então, é de prever o aumento potencial de demandas durante o ano, para que, assim, a equipe possa se programar para atendê-la. É importante lembrar que nem todo dia comemorativo traz reflexos para o negócio, variando conforme o ramo do estabelecimento.
Para não errar, o ideal é se basear não só nas datas do calendário, mas também no histórico de vendas da sua loja. Imagine os últimos anos e pense: quais ocasiões merecem atenção especial para suprir a demanda?
Para uma padaria, Natal, Páscoa, Dia dos Pais e Dia das Mães podem ser importantes, mas apenas uma análise individual da sua empresa poderá garantir isso.
Prepare o estoque
Depois de identificar as datas com grande potencial para o seu estabelecimento, é hora de se organizar para atender a demanda esperada. Afinal, não tem nada pior para um empresário do que ver a busca por um produto que não está disponível no estoque.
Seguindo o exemplo de uma panificadora, vender mais bolos e pães significa um aumento na produção. Para isso, é necessário ter mais funcionários, matéria-prima e até tempo de expediente. Questões como essas devem estar resolvidas muito antes de o evento chegar.
Converse com sua equipe e monte uma escala de hora extra ou contrate mão de obra temporária, combine com fornecedores a necessidade de maior quantidade de produtos nos dias específicos e cuide de todos os detalhes.
Ainda assim, não se esqueça de analisar as possibilidades do seu empreendimento e apenas investir nas datas que sua loja é capaz de dar conta. Nada de se precipitar e trocar os pés pelas mãos, ok? Lembre-se de que ações como essa visam o lucro, e não prejuízos.
Organize as ações de marketing
Tudo bem que existe a expectativa de um maior fluxo de clientes nos dias de festa, mas investir na divulgação da sua loja nessas épocas nunca é de mais. Assim, clientes que sequer haviam pensando no seu estabelecimento como uma possibilidade passarão a considerar a ideia de fazer uma visita.
Defina, junto da sua equipe de marketing, o tema de campanha, o objetivo a ser alcançado e as ações que serão feitas para isso. Uma dica é apostar na exposição via redes sociais, já que elas têm se mostrado um espaço vantajoso para as empresas.
Além de divulgar os produtos, outra possibilidade é oferecer descontos exclusivos para os seguidores da página, fazer sorteios ou até mesmo implementar o delivery para abocanhar mais compradores nas datas comemorativas.
Invista em eventos
Na Páscoa, por exemplo, as famílias tendem a procurar os quitutes tradicionais da data, como pães recheados, tortas de bacalhau, bombons e outros alimentos. Para uma padaria, essa é outra ocasião com bastante potencial, no entanto, há dias mais fracos que podem ser aproveitados de forma criativa.
Quer um exemplo? No Dia das Crianças, ninguém pensa de cara em uma panificadora, certo? Mas e se ela oferecer cupcakes de graça para os pequenos? E ainda contratar personagens vivos como o Homem-Aranha e a Cinderela? As chances de atrair o público infantil são maiores, certo?
O segredo, então, é ter um planejamento estratégico realmente afiado, de modo que, além de conseguir dar conta do aumento de demanda já esperado, também consiga traçar estratégias e soluções para alavancar as vendas em momentos não tão propensos assim.
Aposte no relacionamento com o cliente
As datas comemorativas são grandes oportunidades de expandir as vendas, mas o trabalho não acaba por aí. Empresas que seguem um planejamento estratégico precisam investir também no pós-venda e no relacionamento com o cliente.
Alguns clientes podem ter conhecido sua marca no Natal, mas o objetivo de qualquer gestão é que ela continue sendo lembrada por todo o ano. Por mais que aquela pessoa só faça compras na sua loja no fim do ano, ela precisa ver você como uma referência. Assim, as chances de ela voltar ao seu estabelecimento daqui a 12 meses são maiores.
Então, como fazer isso? Há várias formas de fortalecer o relacionamento da marca com o cliente, e — o mais importante — se mantendo no imaginário daquele comprador. As redes sociais são ótimas nisso. Sua equipe de marketing pode compartilhar conteúdos relevantes para o público-alvo, de forma que eles pensem em você como uma referência no ramo.
E-mails marketing também são uma estratégia interessante. Nesse caso, quanto mais personalizado for o conteúdo, maiores as probabilidades de ele ser lido e aproveitado. Por isso, pesquise quem são seus clientes e do que eles gostam. Receitas? Dicas fitness? Só uma pesquisa apurada dirá.
O importante, em todo caso, é fazer com que sua loja seja vista. Isso serve tanto para fidelizar clientes quanto para conquistar novos compradores.
Então, conseguiu perceber a importância de um planejamento estratégico para sua empresa? Ter metas alinhadas e organizar bem o modus operandi do seu negócio é essencial para alcançar o sucesso e, claro, tirar bom proveito das datas comemorativas.
Gostou deste artigo? Então continue por dentro do tema e veja como aproveitar a sazonalidade para vender mais!
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