Know-How
Alimentação infantil: entenda a importância dos pães para as crianças
Home > Know-How > Alimentação infantil: entenda a importância dos pães para as crianças
Você sabia que os pães também devem estar inclusos na alimentação infantil? Com certeza, você já deve ter visto uma pirâmide alimentar, não é mesmo? Aquelas que vemos e aprendemos desde pequenos na escola.
Pois, nessa representação do que devemos consumir diariamente, os pães estão na base, ou seja, devem ser consumidos em até seis porções diárias. Com isso, o pão de cada dia é uma grande fonte de energia para que as crianças exerçam as suas atividades diárias.
Pensando nisso, preparamos este miniguia sobre a inclusão de pães na alimentação infantil. Continue lendo e confira!
As vantagens da inclusão do pão
O pão é a mais importante fonte de carboidratos, que podem acarretar diversos benefícios se consumidos nas quantidades adequadas. Afinal, apesar de aparecer como vilão em algumas dietas, esse nutriente é a nossa principal fonte de energia.
Além de fornecerem energia, os carboidratos são responsáveis por formar algumas estruturas celulares, garantir o bom humor (já que participa da produção de serotonina) e reduzir o mau colesterol. Com isso, os pães são muito importantes para as crianças, que estão em fase de crescimento e desenvolvimento de diversas funções.
Para elas, o consumo de pães integrais ajuda a diminuir taxa de sobrepeso, pois sacia por mais tempo e garante mais energia para brincar e praticar atividades físicas.
Idade certa para incluir o pão
Quando a criança completa um ano de idade, o pão, assim como o café da manhã, já pode começar a ser incluído na sua alimentação. Entretanto, deve-se tomar cuidado com suas quantidades, já que alguns pães apresentam ricas quantidades de fibras.
Aqui, moderação é a palavra-chave! Inclusive, para facilitar a adaptação, a mastigação e a digestão, comece esmagando pedaços pequenos de pão (uma alternativa é umedecê-los em leite).
Ter uma alimentação saudável depende, em grande parte, de bons hábitos criados na infância. E o pão auxilia na criação desses hábitos, já que a criança não terá tanto costume de consumir biscoitos ou doces.
Para isso, existem diversas opções de pães que você pode incluir na alimentação infantil. Para escolher o tipo certo, deve-se considerar a idade da criança e se ela tem alguma restrição alimentar, como a doença celíaca.
Caso queira fugir do famoso pão branco, confira alguns tipos recomendados:
Tipos de pão mais recomendados
Pão de Centeio
O pão de centeio, como o nome diz, é feito da farinha de centeio, que é da mesma família da cevada e do trigo. Ele apresenta baixas quantidades de gordura e ótimas porcentagens de fibras e proteínas.
Justamente por ser rico nessas propriedades, deve ser oferecido com moderação para as crianças — até por ser mais difícil de digerir e poder sobrecarregar o trabalho do seu intestino e estômago.
Pão de milho
Essa é uma ótima opção se a criança tiver que evitar o consumo de glúten. Rico em fósforo, zinco, potássio, ferro e fibras, o pão de milho ainda tem vitaminas do complexo B.
Pão de aveia
O pão de aveia é rico em beta-glucana e retarda a quebra de moléculas de glicose, o que lhe garante um índice glicêmico menor, ajudando a prevenir a diabetes. Ele também é rico em minerais e proteínas.
Pão de linhaça
A linhaça é uma grande fonte de ômega 3, que é muito importante na alimentação infantil e feminina. Além disso, seu pão é rico em gorduras boas, fibras e nutrientes. Isso garantirá, com certeza, muita energia para a criança.
Pão integral
É preciso quebrar a ideia de que pão integral é ruim — muito pelo contrário, ele pode ser muito gostoso e agradar até as crianças que têm um paladar mais seletivo.
Esse tipo de pão é uma ótima fonte de energia, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo, o que já ajuda na redução de peso. Aliado a isso, ele apresenta menor teor de açúcares e gordura.
Pão feito com fermento natural
O fermento natural é produzido a partir de leveduras e lactobacilos, que evitam que bactérias indesejadas se desenvolvam naquele meio. Assim, pães produzidos com esse tipo de fermento têm menor índice glicêmico, são digeridos mais facilmente, e oferecem diversos nutrientes, além de poderem ser guardados por mais tempo.
Torradas
Sobrou pão? Ele ficou um pouco duro ou seco? Nada de jogá-lo fora! Use-o para fazer deliciosas torradas, ainda melhor se forem de pães integrais. Afinal, além de aproveitar as sobras de pães, essa é uma forma diferente de consumi-los.
As torradas podem ser acompanhadas por chás, o que tornará mais fácil incluí-las na alimentação infantil.
Faça pão em casa
Com as facilidades de encontrar produtos industrializados, o hábito de fazer pão em casa tem se perdido para o de comprar e se alimentar fora do lar. Contudo, essa é uma prática saudável, econômica e que pode ser bem divertida para as crianças.
É possível controlar a adição de açúcar e sódio, além de escolher a qualidade dos produtos. E incluir as crianças nessa atividade fará com que tenham mais interesse em consumir pães, já que estarão envolvidas em todo o seu processo de preparo.
Para deixar tudo ainda mais divertido, deixe-as misturar os ingredientes e colocar a mão na massa. Explique os ingredientes e para que serve cada um deles. Procure, também, fazer os pães em formas divertidas, como em formato de bichinhos ou deixando a criatividade dos pequenos fluir.
A importância do café da manhã
Você já deve ter ouvido que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, certo? Pois essa afirmação vale também para a alimentação infantil. Afinal, é nessa refeição que adquirimos grande parte da nossa fonte de energia para o dia, principalmente no carboidrato encontrado nos pães.
O café da manhã é fundamental para o desenvolvimento das crianças — inclusive para que tenham bons rendimentos escolares, pois garante substâncias essenciais para a aprendizagem. Sendo assim, ele não pode se resumir a frutas ou leite. Deve ser o mais completo possível, o que inclui pães, leite e seus derivados, e cereais.
Enfim, como vimos, a inclusão de pães na alimentação infantil garante ótimos hábitos alimentares no futuro, e ainda mantém a nutrição das crianças nas diversas etapas do seu crescimento. Para garantir isso, não se esqueça de escolher pães nutritivos e saudáveis!
Então, gostou do nosso post? Agora, se você está buscando por alimentos e ideias para agradar o público infantil, aproveite para ler também estas dicas simples de alimentação para a garotada!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog