Know-How
Afinal, como são as padarias de luxo?
Home > Know-How > Afinal, como são as padarias de luxo?
As padarias de luxo têm como marca registrada decoração e arquitetura luxuosas, além de equipamentos de última geração e uma variedade especial de produtos para atender aos mais exigentes gostos.
As padarias de luxo são aquelas especializadas em pães artesanais. Ao contrário das panificadoras comuns (que estão cada vez mais se tornando minimercados), essas opções de luxo — também chamadas de gourmet — têm uma produção diferenciada e voltada para a disponibilização de diversos tipos de pães.
O modelo de negócio vem ganhando espaço em muitas partes do mundo e por isso chama a atenção de um público-alvo bastante específico.
Como funcionam as padarias de luxo?
As padarias de luxo estão normalmente localizadas nas regiões nobres das grandes cidades. Elas têm como marca registrada decoração e arquitetura luxuosas, além de equipamentos de última geração e uma variedade especial de produtos para atender aos mais exigentes gostos.
Essa tendência moderna do setor funciona com o conceito de exclusividade e alta gastronomia, focando no requinte e na qualidade de ingredientes e produtos vendidos — mesmo aqueles tradicionais, como o pão francês.
Esse novo tipo de estabelecimento já faz parte de diversas partes do mundo, como Barcelona, Itália, China e até mesmo Turquia. As padarias de luxo prezam pelo diferencial de mercado e qualidade no atendimento. Elas são muito parecidas com as famosas e tradicionais boulangeries francesas.
Também conhecidas como padarias chiques ou gourmets, não apostam somente na tradição e no famoso “boca a boca” para a divulgação. Esses estabelecimentos contam com fortes estratégias de marketing, consultorias especializadas e fazem grandes investimentos em publicidade.
Quais produtos essas padarias oferecem?
As padarias de luxo são bem diferentes daquelas que costumamos ver em cada esquina, e é quase impossível confundi-las. As opções de produtos para atender clientes exigentes são feitos artesanalmente com opções variadas, com opções:
- integrais;
- zero lactose;
- com baixo de teor de gordura e sódio.
Esses produtos estão em alta no mercado devido às restrições alimentares e à crescente preocupação com os hábitos saudáveis. No entanto, as opções tradicionais também são o forte das padarias de luxo. O diferencial é a matéria-prima de primeira qualidade, como as farinhas e as variedades de pães que dificilmente são encontrados nas padarias comuns.
Alguns exemplos são os pães de fermentação natural, com nozes e amêndoas, os baguetes de fermentação natural e produtos que levam ingredientes orgânicos.
O que as caracterizam como opções de luxo?
Como dissemos, as padarias de luxo têm características bem específicas e requintadas. Nesses estabelecimentos são encontrados:
- equipamentos da mais alta tecnologia;
- profissionais altamente qualificados;
- alto padrão de qualidade tanto na produção dos produtos quanto no atendimento.
As inovações também estão nas embalagens que são modificadas para garantir a qualidade e o valor do produto. Elas podem ser personalizadas ou sustentáveis produzidas com materiais recicláveis e que não degradem o meio ambiente.
A decoração é luxuosa, com móveis impecáveis, e a iluminação é minuciosamente pensada para garantir um ambiente aconchegante e tranquilo. As padarias de luxo são ótimas para um encontro casual e informal.
Qual é o púbico-alvo desses estabelecimentos?
As padarias de luxo contam com um público-alvo bem exigente e específico. Os produtos têm um valor agregado mais alto devido aos ingredientes e embalagens que são utilizados. Em razão disso, os clientes são pessoas com poder aquisitivo mais elevado e que prezam pelo diferencial e qualidade, mesmo que para isso seja preciso pagar mais caro.
Esses estabelecimentos ficam localizados, em sua grande maioria, nas regiões nobres nas cidades, direcionando-se ao seu público-alvo.
A cultura também influencia muito no tipo de lugar que frequentamos. Algumas pessoas não têm o costume de consumir produtos integrais ou não conhecem os pães de fermentação natural, por exemplo. Já outras, são bem seletivas ao tipo de alimento, preparo e ingredientes que são usados, por terem um conhecimento gastronômico mais aprofundado.
Quais são os diferenciais das padarias de luxo?
Como comentamos, esse novo conceito de padaria aposta na qualidade de alimentos da alta gastronomia e na característica artesanal de seus produtos, principalmente dos variados tipos de pães.
Um pão com fermento biológico que é encontrado em padarias comuns por toda parte da cidade leva, em média, três horas para ficar pronto. Em alguns casos, há padarias que encomendam os pães congelados de indústrias e somente os assam.
No entanto, as padarias de luxo fazem isso com fermento natural e processos tão artesanais quanto possível. Esses pães de fermentação natural levam de 12 a 30hs horas, e o resultado é completamente diferente. O processo resulta em pães leves, com sabor diferente, e que não têm aquele miolo massudo.
Dessa forma, podemos afirmar que o diferencial das padarias de luxo é a qualidade e cuidado em todos os procedimentos que envolvem a produção dos alimentos. Além disso, os investimentos em inovação, novas tecnologias, marketing e decoração também fazem parte das especificidades dessa nova tendência de mercado.
Quais são as tendências desse ramo?
São esperadas muitas inovações para as padarias do futuro e, devido a isso, empresários do setor e mestres panificadores devem se manter atualizados sobre o que há de mais novo no ramo.
Quem deseja investir nas padarias de luxo precisa manter um bom portfólio de produtos especiais, como os sem lactose e glúten. Ao mesmo tempo, não se pode deixar a tradição dos produtos comuns, que devem focar na máxima qualidade para atender clientes tão seletivos. Os investimentos no design do ambiente são também um ponto importante para garantir sucesso no setor.
Quais estabelecimentos podem ser vistos como padarias de luxo?
Como dissemos, as padarias de luxo são famosas em outros países. Listamos, a seguir, alguns exemplos de padarias requintadas e projetadas com sofisticação e foco na qualidade, Confira:
- Levain Bakery, em Nova Iorque;
- Poulâine, em Paris;
- Praktik Bakery, em Barcelona;
- Joseph Brot vom Pheinsten, na Áustria.
Como dissemos, as padarias de luxo são estabelecimentos que aliam qualidade a sofisticação. O cuidado com o processo produtivo, espaços milimetricamente planejados e foco no melhor atendimento possível fidelizam clientes pois produzem um grande diferencial.
Viu como as inovações estão chegando na panificação? Para ficar por dentro de assuntos como esse, siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube! Nos vemos por lá!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog