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Dicas para melhorar as publicações da sua padaria nas redes sociais
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Confira nossas dicas de como melhorar as suas publicações nas redes sociais para atrair, reter e fidelizar clientes na sua padaria!
As redes sociais já são muito mais do que meros sites de socialização. Essas plataformas e aplicativos se tornaram vitrines e um meio importante de fazer negócios. Por isso, melhorar publicações nas redes sociais é uma estratégia para aumentar o lucro e que pode aumentar a sua visibilidade no mercado e o engajamento do seu público.
Porém, não basta abrir a sua conta e postar conteúdos sem planejamento estratégico. Para ter bons resultados e autoridade no seu mercado, é imprescindível saber tirar o melhor das redes sociais e ter uma estratégia.
Confira o artigo e anote nossas dicas de como melhorar as suas publicações nas redes sociais para atrair, reter e fidelizar clientes na panificação. Acompanhe.
Utilize as funcionalidades do Instagram
O Instagram tem cerca de 72 milhões de usuários brasileiros e foi comprado pelo Facebook. Ficar de fora dessa rede pode fazer com que deixe de aproveitar muitas oportunidades de engajamento e de seguidores.
Esse é um aplicativo predominantemente visual. Por mais que seja possível colocar textos nas suas legendas, são as fotos e os vídeos que chamam mais a atenção. Além das fotos, você pode utilizar as outras funcionalidades para melhorar as publicações nessa rede.
O Stories, por exemplo, permite publicar vídeos curtos com até 15 segundos de duração, ou fotos. O diferencial é que esse conteúdo fica disponível somente por 24 horas. Então, pode ser um bom recurso para divulgar promoções, responder dúvidas frequentes dos seus clientes, ou promover algum novo produto.
Caso queira salvar esse conteúdo, é possível colocá-lo nos destaques. Outra funcionalidade interessante e que pode atrair muitos seguidores é IGTV. Essa é uma plataforma de vídeo dentro do próprio Instagram.
Nela, você pode publicar vídeos mais longos e pode ser utilizado para dar dicas de panificação e promover os seus produtos.
Aposte em outros aplicativos de conteúdo visual
Além do Instagram, existem outros aplicativos de conteúdo visual que você pode utilizar para melhorar publicações nas redes sociais. Essa é uma estratégia para sair do comum e conquistar outros públicos.
O Twitter também é uma rede de poucas palavras, mas que você pode caprichar nas imagens. Você pode aumentar o seu engajamento retweetando publicações de notícias sobre o seu mercado, publicar fotos sobre os seus produtos, serviços e promoções.
O Snapchat não é uma rede muito utilizada por empresas e pode não fazer sentido para você. Porém, talvez você possa aproveitar os recursos da plataforma para gravar vídeos e editar os seus conteúdos para postá-lo nas outras plataformas.
Entenda como tirar fotos atraentes
Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo. Para melhorar publicações nas redes sociais é indispensável investir na qualidade das suas fotos. Imagem de baixa resolução, com paleta de cores desalinhada ao seu negócio e sem uma formatação adequada pode passar uma imagem de que você não é autoridade no seu mercado, ou até de falta de profissionalismo.
Outro fator importante é utilizar diferentes formatos, como os infográficos. Existem diversos aplicativos e plataformas que você pode utilizar para garantir publicações visualmente atraentes e com qualidade adequada — muitos deles são até gratuitos.
Que mais exemplo desse tipo de ferramenta? Experimente o Canva. Ele é um programa que permite a criação de diversas artes e ainda edita fotos e oferece templates gratuitos. Outra dica é contratar um bom fotógrafo, para tirar algumas fotos de boa qualidade da sua padaria e de alguns produtos. Assim, você pode utilizar as mesmas fotos em diversas publicações, vídeos e montagens. Com certeza é um investimento que vale a pena.
Utilize filtros para dar destaque à imagem
Você pode dar um novo significado e mudar totalmente a sua foto simplesmente por utilizar filtros. Essa também é uma maneira de aprimorar a qualidade das suas fotos, já que muitos filtros corrigem imperfeições nas imagens.
As próprias redes sociais já disponibilizam alguns filtros, como o Facebook e o Instagram. Porém, para ir além e melhorar ainda mais as suas publicações, você tem a opção de utilizar programas específicos para editar fotos, como o Lightroom, o VSCO e o PicsArt.
Utilize o Tik Tok
O Tik Tok é uma rede social chinesa que, apesar de existir desde 2018, viralizou em 2020. Esse é um aplicativo que permite a criação e publicação de vídeos curtos. Além de montagens com áudios e filtros. Apesar de muito utilizado por blogueiros e para fins de comédia, há muitas empresas e profissionais viralizando e conquistando muitos seguidores.
Você pode utilizar o TikTok para aumentar, e muito, o engajamento do seu público-alvo e a sua visibilidade e autoridade de mercado. Você pode dar dicas sobre o mundo da panificação, participar de desafios (os chamados challenges) e utilizar hashtags para aumentar o seu alcance.
Você pode ensinar algumas receitas simples, por exemplo, ensinar sobre fermentação natural ou outros temas que os seus seguidores perguntam e pedem nos comentários da sua página. As parceirias com influenciadores digitais também podem aumentar o seu alcance e engajamento.
O Instagram, para entrar nesse mercado, lançou uma plataforma semelhante dentro da própria rede, é o chamado Reels. Esse recurso também permite a criação e divulgação de vídeos curtos.
Conheça o seu público
Além de investir em boas imagens e nos recursos que as plataformas têm a oferecer, é imprescindível conhecer o seu público. Isso é importante para que saiba qual a linguagem adequada, quais são as redes sociais que esse alvo mais utiliza e os conteúdos que são realmente atraentes.
De nada adiantará ter fotos de altíssima resolução, por exemplo, se o conteúdo e a abordagem não são adequadas. Outra recomendação importante é personalizar o seu conteúdo.
Busque por estratégias que tenham um bom diferencial competitivo e tente fugir da linguagem publicitária tradicional. Ou seja, evite somente vender os seus produtos e promover a sua marca o tempo todo. A entrega de valor tende a trazer resultados melhores.
Para melhorar publicações nas redes sociais é importante conhecer todos os recursos que essas plataformas oferecem. Portanto, capriche nas imagens, utilize funcionalidades estratégias e entregue valor ao seu público. Assim, o retorno será engajamento e flexibilidade.
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