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O melhor guia sobre gestão de padaria!
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Saiba como fazer uma boa gestão de padaria e eleve a qualidade do seu negócio a partir de agora!
Você sabia que uma boa gestão de padaria ou confeitaria pode mudar o rumo da empresa de modo positivo se o negócio for bem administrado, seja ele grande ou pequeno? Em vista disso, a empresa vai acumular características de seus empreendedores, seja no âmbito cultural ou organizacional, na hora de tomar decisões do cotidiano.
Assim sendo, é possível dizer que é por meio do perfil da gestão de uma empresa que se consegue compreender melhor quais são os passos que devem ser seguidos no dia a dia.
A seguir, você vai conhecer o melhor guia de gestão de padaria para nortear o passo a passo de uma administração forte e eficiente, a fim de ter uma padaria de sucesso. Acompanhe!
O que uma boa gestão tem a ver com o sucesso do negócio?
Não há dúvidas que no momento em que se tem uma boa gestão, os resultados costumam ser bastante eficientes em todas as etapas do negócio. Ainda é importante destacar que o papel do gestor é extremamente importante, uma vez que faz o acompanhamento de equipes e identifica as melhores adequações em todo o processo.
Logo, ao fazer com que o empreendedor identifique e defina modelos de organização que gerem mais resultado, é possível adequar o planejamento estratégico, gerando mais competitividade no setor. Desse modo, os riscos são minimizados, sendo que a parte financeira se manterá mais organizada. Afinal, todas as decisões são direcionadas para a redução de custos e otimização de processos.
Então, a aplicação tanto das técnicas quanto das habilidades de gestão de projetos é essencial para assegurar o sucesso. Para isso, é necessário ficar atento a três importantes grupos, que são:
- habilidades técnicas de gerenciamento de projetos;
- habilidades de liderança;
- habilidades de gerenciamento estratégico e do negócio.
Ao aplicá-las no dia a dia, torna-se mais fácil alinhar a equipe e aumentar a chance de o projeto ser entregue no prazo estipulado. Além disso, o controle sobre retorno dos investimentos é administrado com mais qualidade, uma vez que se sabe quanto custa cada etapa do projeto e o que gera maior visibilidade de lucros para a padaria.
Também é possível antecipar problemas, considerando-se que os pontos mais críticos já foram diagnosticados. Assim, agiliza-se a tomada de decisões futuras, o que também favorece a comunicação entre equipe e clientes, uma vez que suas necessidades são atendidas de maneira mais rápida.
Nos dias atuais, a fim de se alcançar um alto patamar de organização — independentemente da estrutura ou do tamanho da padaria —, a gestão empresarial é muito importante, especialmente na busca por mais destaque frente à concorrência.
Finalidade da gestão empresarial
A gestão empresarial tem a finalidade de coordenar as políticas internas, assim como as ações e as estratégias da empresa, ao promover ganhos para os acionistas e colaboradores. Ademais, também promove a harmonia entre os diversos níveis hierárquicos e define os objetivos sociais da organização.
Entretanto, é necessário considerar todas as particularidades da instituição, a fim de atender seus objetivos e avaliar seu crescimento, sem ignorar as atividades externas intrínsecas ao negócio, como a participação dos investidores.
Portanto, para haver um bom planejamento do projeto é imprescindível entender as metas e analisar as práticas da gestão de modo que a área comercial torne-se mais transparente e direcionada para as questões administrativas e suas atividades em geral.
Quais as consequências de uma gestão ruim em padaria?
Todo o empreendedor sonha em colocar em prática uma grande ideia, não é mesmo? Mas, para que isso aconteça, é necessário contratar pessoas, adquirir mobiliário adequado e registrar marcas e patentes, entre outras tarefas. Tudo parece muito simples até saber que, para o negócio dar certo, também é preciso fazer toda a parte burocrática, pagar as contas, ter uma equipe treinada e capital para investir.
Muitas ideias, por melhores que sejam, acabam não dando certo por conta de diversos fatores. Uma a cada quatro empresas brasileiras fecham as portas até o seu segundo ano de vida, devido à má gestão de negócios — entre elas, as padarias. Em vista disso, é muito importante estar ciente que o trabalho precisa ser árduo para que seu negócio funcione bem. Por isso, acompanhe algumas dicas para não deixar seu negócio afundar logo de cara!
Importância do plano de negócios
A falta de planejamento pode, sim, comprometer uma gestão de qualidade. Ele não deve ser feito somente para abrir o negócio, mas também para dar continuidade a todo o processo. Mesmo que o estabelecimento já esteja aberto e funcionando normalmente, é muito importante criar um planejamento.
Se não houver o planejamento, isso pode levar você a tomar decisões erradas tanto nas questões referentes às finanças quanto na utilização do tempo. Portanto, a dica é elaborar um plano detalhado, o qual contenha seus objetivos, lista dos concorrentes e o dinheiro necessário para manter o negócio em operação.
Não misture as finanças
É preciso ter em mente que as finanças pessoais não são o mesmo que as finanças da empresa. A dica é não usar o caixa da empresa para adquirir itens pessoais. Então, utilize o dinheiro para fazer uma reserva, a fim de manter o caixa sempre no positivo, principalmente em caso de queda de vendas, crise econômica e outros imprevistos.
Outra dica é definir um salário para você, tal qual o de um funcionário. No entanto, você não deve calcular o salário conforme seus gastos pessoais, pois essa prática é bastante perigosa, podendo resultar em naufrágio do seu negócio. É bom lembrar que o que sobra da empresa é apenas da empresa!
Entenda seu mercado
O consumidor é diferente em cada canto do país. Por isso, não adianta pensar que por ter um conhecido que vende coco em alguma praia no Nordeste e ganha muito dinheiro com isso, você também vai lucrar ao comercializar o mesmo produto em São Paulo, por exemplo.
Sendo assim, é importante estudar seu público e seus concorrentes, assim como seus fornecedores. Esteja ciente que o comportamento de cada consumidor muda rapidamente, além de saber o que a concorrência está fazendo para atrair e fidelizar clientes.
Tenha uma equipe qualificada
Você sabia que uma equipe mal treinada pode arruinar a sua empresa? Afinal, pessoas não qualificadas para os cargos, desmotivadas e mal educadas fazem com que o negócio emperre ao longo do tempo, gerando a insatisfação dos clientes e, consequentemente, prejuízo para a padaria.
No momento de montar a equipe, a dica é procurar profissionais que gostem de pessoas, que tenham espírito de equipe e também saibam trabalhar ajudando uns aos outros. Então, confira se o indivíduo apresenta o perfil da sua empresa pois, caso contrário, terá que demiti-la.
Também aposte em treinamentos e condições adequadas para os funcionários, porque eles vão produzir com mais eficiência, uma vez que trabalham motivados e alinhados às novidades do mercado. Uma das consequências disso é o aumento de lucros para sua empresa.
Mas atenção! A dica mais importante é atuar sempre com responsabilidade. Administrar uma padaria, independentemente do porte, não é uma tarefa fácil. Você é responsável pelas pessoas que trabalham no local e, por isso, deve atuar com seriedade, valorizando sempre os funcionários e o público.
Do que se trata um plano de negócios e qual a sua importância?
Um ponto favorável ao empreendedor de panificação é o fato de que esse é um segmento em expansão, que tem grande destaque junto ao público. As padarias e confeitarias são empresas que estão presentes no dia a dia das pessoas, principalmente no cotidiano dos brasileiros.
O desafio é fazer com que elas, no meio de tantas opções, optem por comprar na sua padaria, fazendo com que voltem ao local no dia seguinte e assim por diante. Ou seja, é necessário atraí-las e torná-las fiéis ao seu negócio.
Logo, é importante perguntar-se o que é preciso fazer para que as pessoas frequentem sua padaria. O primeiro passo é definir muito bem uma estratégia de mercado. Saiba que os clientes buscam por comodidade e facilidades! Um comércio desse tipo, para ser eleito pelo cliente como primordial, precisa comprovar que é o melhor e que atende a todas as expectativas dos clientes no momento da compra.
Alguns fatores são essenciais para que o consumidor vá até sua padaria. Entre eles, podemos destacar:
- proximidade da residência e/ou do trabalho;
- boas condições de higiene e limpeza;
- atendimento rápido e personalizado;
- confiança e credibilidade perante os clientes;
- qualidade dos produtos;
- variedade e inovação de produtos;
- disponibilidade de pão fresquinho toda hora;
- ambiente agradável;
- facilidade de pagamento e preço convidativo;
- boa gestão de estoque.
Agora que já sabemos o que o consumidor deseja, ao montar o perfil do negócio outros dados também devem ser levados em conta. É fundamental, por exemplo, pesquisar sobre:
- o lugar no qual a padaria será instalada;
- o perfil do público-alvo;
- o que os clientes desejam;
- quais são os concorrentes;
- como é o acesso e a estrutura do local.
Ao conhecer todos esses itens, vai ficar mais fácil saber como atrair e fidelizar o consumidor. Porém, vale lembrar que as respostas não estão prontas, mas soluções bem pensadas advêm da pesquisa junto a outras padarias — tanto as que fazem sucesso quanto as que não deram tão certo, a fim de saber o que não se deve copiado.
O que não se deve pensar é que os clientes frequentam uma padaria apenas porque ela é nova. Apesar de as novidades atraírem os consumidores em um primeiro momento, a qualidade é o fator determinante para o sucesso em longo prazo. Se você não provar para o público que pode surpreendê-lo positivamente, as pessoas não voltarão ao local — muitas vezes, nem saberão que sua empresa existe, afinal, dificilmente ouvirão outros clientes falando bem de seus serviços. Portanto, invista em um bom plano de negócios!
Que boas práticas de gestão podem ser adotadas em uma padaria?
Administrar uma padaria de sucesso é a meta de todo empreendedor que atua no segmento de panificação, concorda? Entretanto, alcançar o êxito não é uma tarefa simples, uma vez que existe muita concorrência.
Logo, é possível imaginar que, ao se diferenciar nesse setor, é necessário ser criativo e inovador para ter sucesso. Para isso, você vai precisar combinar doses de trabalho e dedicação, manter a qualidade dos pães, além de gerenciar perfeitamente seu negócio com destreza e seriedade.
Portanto, acompanhe as principais dicas de gestão de padaria que vão ajudar você a se tornar referência na arte da panificação.
Invista em embalagens criativas
Certamente, o primeiro contato do público com a sua marca é visual, o que torna necessário apostar em embalagens diferenciadas, que representem a empresa. Além disso, tanto o tamanho quanto o tipo da embalagem são responsáveis por boa parte das decisões de compra.
Levando isso tudo em conta, para administrar uma padaria adequadamente não basta apenas apostar em um produto de qualidade, mas também se preocupar em como ele vai ser entregue ao cliente. Então, pergunte-se se a embalagem é fácil de ser transportada, se ela mantém o produto acondicionado sem amassar, se a apresentação está bonita, atrativa e higiênica, entre outros fatores essenciais.
É fundamental, ainda, que a embalagem mantenha as características do produto, como a crocância dos pães. Lembre-se que uma aparência alinhada com a identidade visual da sua padaria também é importante, do mesmo modo que a conveniência — as embalagens que vão diretamente para o freezer ou micro-ondas costumam encantar os clientes!
Conheça o público-alvo
Outro tópico relevante para se tornar destaque no mercado de panificação é conhecer muito bem seu público-alvo. Assim sendo, saber quem são os clientes que mais consomem no local, além de seus gostos e necessidades, vai permitir que você realize adaptações necessárias para a empresa vender mais.
É possível fazer isso por meio de pesquisas junto aos clientes mais leais e, até mesmo, pela observação dos hábitos da sua clientela. Confira quais são os produtos com mais saída e aqueles que ficam muito tempo guardados no estoque. Além disso, identifique quais os hábitos de consumo do público e pense nos serviços que podem melhorar a vida deles de maneira mais prática e confortável.
Se a padaria estiver situada em um bairro com muitos idosos, por exemplo, imagine a possibilidade de implementar um serviço de entrega a domicílio, a fim de que essas pessoas não precisem se deslocar para adquirir seus produtos!
Diversifique produtos e serviços
Já faz algum tempo que o consumidor se dirigia até uma padaria somente para comprar o pão quentinho do dia a dia. Sem dúvidas, ter sempre uma fornada deles saindo continua sendo importante, mas, para ser destaque em um segmento cada vez mais competitivo, é fundamental oferecer mais opções para os consumidores.
Ao identificar quem é seu cliente de fato, busque diversificar a gama de produtos oferecidos com a finalidade de suprir as necessidades dele, assim como surpreendê-lo positivamente também.
Portanto, estar atento às mais novas tendências para padarias é um ponto crucial para potencializar o crescimento do seu negócio. Por exemplo, investir em alimentos orgânicos é uma prática cada vez mais presente na vida do consumidor moderno, sendo que apostar nesse nicho de mercado tornou-se algo extremamente lucrativo!
Então, por que não investir em uma linha de pães integrais e outros acompanhamentos mais saudáveis — ou, ainda, para quem têm restrições alimentares — como os produtos light e diet? Ao apostar nas tendências, você agrada seus clientes, assim como aumenta as chances de conquistar novos consumidores.
Opte por bons fornecedores
Independentemente das tendências do mercado de alimentos e da variedade de produtos, os clientes querem itens que prezem pela qualidade. Por isso, para ter uma padaria de sucesso, é necessário investir em uma boa gestão de fornecedores.
Do mesmo modo que acontece em empreendimentos de outras áreas, buscar preços competitivos é fundamental, sempre tendo cuidado para o valor do produto não interferir na hora de precificar o produto final.
Fique de olho ao que o mercado pede e observe o que os concorrentes estão vendendo, pois assim é possível ter a certeza de que você vai oferecer os melhores produtos e serviços.
Dê atenção à mão de obra
Como já dissemos acima, uma má equipe pode ser o ponto fraco de uma padaria, uma vez que, na maioria das vezes, a rotatividade da mão de obra é grande, o que pode comprometer o atendimento. Então, a fim de não ter problemas com essa questão, fique atento à contratação do seu time.
Aposte em funcionários que, realmente, estejam comprometidos e alinhados com a missão e os valores da empresa. Além disso, eles precisam demonstrar disposição para cumprir as regras do negócio. É importante destacar, ainda, que o treinamento é outro tópico relevante, pois para oferecer o melhor atendimento, é necessário conhecer bem os produtos que são comercializados diretamente.
Por exemplo, o funcionário vai poder recomendar para o cliente o pão mais adequado para suas necessidades, além de produtos complementares e até serviços que realmente atendam suas expectativas.
Seja diferente
Para obter o tão almejado sucesso, é necessário se destacar, não é mesmo? Portanto, não deixe de averiguar o que seus concorrentes estão fazendo, quais são os produtos mais vendidos, as promoções e descontos que oferecem etc. Ao saber o que os demais fazem, torna-se possível ter ideias inovadoras e criativas com o objetivo de encantar seus clientes.
Lembre-se que uma padaria de sucesso não é feita somente com amor. É preciso aliar todo esse sentimento com as melhores práticas de gestão.
Como essas práticas se tornarão vantajosas para o negócio?
O êxito do negócio e a sua permanência no mercado alimentício vão depender de uma boa gestão de padaria. Dessa maneira, sua eficiência tende a proporcionar maior controle financeiro, soluções de problemas e um bom gerenciamento de equipe.
A boa gestão também permite que o administrador conheça melhor a empresa, o que é essencial no momento de fazer investimentos, contratar profissionais hábeis e serviços adequados, assim como adquirir recursos e tomar decisões relevantes.
Levando isso tudo em consideração, realizar uma gestão empresarial de qualidade não é algo fácil, principalmente ao se tratar de administrar um negócio com atuação específica, como a área de panificação, que exige conhecimentos específicos e muita dedicação.
Apesar dos desafios, apostar em uma boa gestão ainda é a melhor maneira de garantir o sucesso da empresa. Confira a seguir as vantagens que ela vai proporcionar ao empreendimento!
Centralização da gerência
Ter a gestão do negócio centralizado em um determinado departamento é sempre a melhor saída para manter o controle da padaria. Por exemplo, centralizar a gerência permite que os gestores se ocupem apenas com a administração, e assim possam desenvolver habilidades que assegurem que esse controle esteja sempre nas mãos de profissionais extremamente preparados.
Além disso, centralizar a gestão de padaria promove maior conhecimento sobre o funcionamento geral do negócio, saúde financeira, funcionários e metas. Desse modo, o foco é voltado para as necessidades do mercado.
Definição de metas
É imprescindível que a padaria saiba quais são suas principais metas. Afinal, uma boa gestão viabiliza a definição de seus objetivos conforme as necessidades da empresa.
Ademais, com metas bem definidas é mais fácil fazer com que toda a equipe saiba o que deve ser feito para atingi-las, além de manter o foco no trabalho de maneira integrada para garantir excelentes resultados.
Redução de gastos
Conhecer profundamente as finanças da empresa somente é válido para saber reduzir gastos desnecessários, o que é atribuído geralmente ao bom gestor. A redução de gastos ajuda a balança econômica da empresa a se manter sempre equilibrada. Uma boa gestão pode cortar gastos e reduzir custos sem afetar a qualidade daquilo que é oferecido no dia a dia.
Aumento da produtividade
Com a gestão centralizada e o controle sobre a equipe e o financeiro da empresa, torna-se mais fácil compreender a dinâmica da produção. Logo, é possível estudar maneiras de alavancar a produtividade e melhorar o rendimento total do empreendimento.
Melhora no controle da gestão
Uma boa gestão é capaz de levar em conta todos os aspectos que envolvem a padaria, adequando-as às necessidades do setor. Atualmente, observa-se que muitas padarias amargam grande prejuízo por não conferir aspectos básicos, tal qual o controle financeiro e a contratação de mão de obra adequada.
Ao longo do artigo, você pôde aprender quais são as vantagens que uma boa gestão de padaria pode trazer para seu negócio. Então, comece a se planejar agora mesmo para ter uma empresa de sucesso capaz de gerar ótimos lucros daqui para a frente!
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