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Guia prático de gestão de redes sociais para panificadoras e confeitarias!
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Você faz produtos incríveis na sua padaria, investe em inovação, tanto nas receitas quanto na forma de apresentar os produtos. Porém, não adianta inovar e trazer o que há de mais novo no mercado alimentício se, no final, as pessoas não conhecem o seu estabelecimento, se elas não sabem as coisas incríveis que você faz.
É aí que entra a gestão de redes sociais para panificadoras e confeitarias. Utilizar os meios digitais a seu favor pode ser uma forma de apresentar o seu produto aos potenciais clientes, saindo da propaganda apenas por meio do boca a boca para alcançar novos patamares e atingir ainda mais clientes.
Quer saber tudo sobre como gerenciar as redes sociais do seu negócio? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!
Qual a importância das redes sociais para panificadoras e confeitarias?
Muitos donos de padarias ou confeitarias não veem o potencial do negócio online para o setor. Afinal, os clientes que chegam até a padaria moram na localidade ou estão passando pelo lugar e, ao ver o estabelecimento, aproveitam para comprar pão para o café da manhã ou fazer um lanche.
Porém, esse é um conceito um pouco antigo de padarias e confeitarias. O perfil do cliente mudou nos últimos anos e isso trouxe uma nova demanda para esse tipo de negócio. Afinal, na atualidade, os clientes não querem apenas o tradicional pão francês ou a receita convencional de pão de queijo. Eles buscam novidades, inovação, produtos que permitam que eles saiam da rotina e tenham uma nova experiência gastronômica. Isso sem falar na comodidade e praticidade que os consumidores de hoje buscam.
É aí que entra a importância das redes sociais para padarias e confeitarias! O seu cliente está online, ele tem perfis nas redes sociais e utilizam essas plataformas diariamente, tanto para se comunicar com amigos e familiares quanto para conhecer novas empresas e produtos que podem ser de seu interesse.
Portanto, se você quer que o seu negócio se destaque no mercado, não basta inovar nos produtos de padaria, mas também atender a essa nova demanda imposta pelos consumidores e se posicionar nas redes sociais.
Isso não significa que você precisa começar a oferecer vendas online ou entregas para os clientes. Isso pode não ser viável dependendo do seu modelo de negócio. Porém, é importante usar as redes para divulgar conteúdos e produtos, apresentar a sua marca a potenciais clientes, despertando a curiosidade deles para que venham até a sua loja.
Quais são os benefícios em investir em redes sociais para padarias e confeitarias?
Como você já deve imaginar, existem diversos benefícios em colocar a sua padaria ou confeitaria nas redes sociais. Descubra agora quais são os principais deles!
Aumenta a divulgação do seu negócio
Um dos benefícios mais nítidos da utilização das redes sociais para padarias e confeitarias, e o aumento da divulgação do seu negócio. Afinal, são muitas as pessoas que estão presentes nesses canais de comunicação e quando você coloca a sua marca e o seu produto lá, é capaz de atingir uma grande quantidade delas de uma só vez.
Com isso, a sua padaria ou confeitaria fica mais conhecida, tanto na sua região quanto em outras localidades.
Cria uma relação de troca com os clientes
Nas redes sociais você tem um canal de comunicação mais direto com os seus clientes. Eles têm mais informações sobre o seu negócio e produtos e ainda podem entrar em contato com você para tirar dúvidas.
Isso aproxima a relação entre a marca e os clientes como um todo, mas ainda pode ir além. Você fornece conteúdos para os clientes e eles também são capazes de fornecer informações valiosas para você. Afinal, você consegue identificar qual o perfil dos consumidores da sua padaria, o que eles gostam, o que não gostam.
É por isso que você cria uma relação de troca, sendo capaz de conhecer melhor os clientes e direcionar as suas estratégias de acordo com o que eles desejam e precisam.
Permite o compartilhamento de conteúdo de forma rápida e barata
Quando se fala em marketing, muitos donos de negócios já pensam em uma grande quantia de dinheiro que deve ser investido para que isso realmente funcione. Contudo, nas redes sociais, não é bem assim.
Elas são gratuitas para o cadastro da sua empresa e, dessa forma, você já poe começar a divulgar conteúdos e produtos sem nenhum investimento financeiro. Há opções de pagamento para potencializar o alcance da sua página, mas você pode planejar isso dependendo dos recursos que a sua padaria tem para investir nesse setor.
Atrai mais pessoas para a sua loja
Você pode estar se perguntando: divulgar conteúdos e a marca e ter uma relação mais próxima com os clientes é bom, mas e os resultados financeiros, onde ficam? A boa notícia é que uma gestão de redes sociais de qualidade pode atrair mais pessoas para a sua loja e, com isso, aumentar as suas vendas e lucratividade.
Afinal, quando mais pessoas conhecem a sua padaria, é possível que elas se tornem clientes do negócio. Além disso, a relação próxima com os clientes e os conteúdos de qualidade podem fazer com que eles se fidelizem, retornando sempre ao seu estabelecimento quando precisarem de produtos de padaria ou confeitaria.
Como é possível gerir as redes sociais de panificadoras e confeitarias?
Criar uma página nas redes sociais para a sua padaria parece interessante, não é mesmo? Mas é possível fazer essa gestão? Por onde começar?
A boa notícia é que é possível fazer uma boa gestão de redes sociais de panificadoras e confeitarias, mesmo que você não tenha muito conhecimento prévio sobre o assunto. O ideal é que você contrate um profissional especializado para isso, mas caso não seja possível, você mesmo pode fazer a gestão desde que se dedique e estude sobre o assunto.
Para começar, comece buscando conhecimentos sobre o funcionamento das redes sociais para os negócios e opções que cada uma delas oferece. Além disso, visite páginas de outras padarias ou confeitarias para ver como os concorrentes fazem isso, o que parece ter sucesso e quais são as estratégias que parecem não funcionar.
Após esse processo, é importante investir em boas práticas de gestão de redes socais e você pode começar a conhecer elas agora mesmo, com a leitura desse artigo!
Quais as estratégias que podem ajudar na gestão das redes sociais?
Você já sabe da importância e até os benefícios de investir na gestão de redes sociais na sua padaria. Mas você sabe como colocar isso em prática? Descubra agora as melhores práticas para alcançar os seus objetivos nesse setor!
Tenha foco
Falar em redes sociais e anúncios digitais e anúncios da sua padaria ou confeitaria online é falar de Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp Business e, até mesmo, do Google. Mas como gerenciar todas essas redes?
É aí que entra o foco. Antes de mais nada é essencial que você selecione quais são as redes nas quais você vai investir, nas quais a sua padaria precisa estar presente. Afinal, é realmente muito difícil que você consiga, logo de cara, investir em todas elas ao mesmo tempo.
Para identificar qual é o seu foco você precisa entender quem são os seus clientes e em quais redes sociais eles estão, quais eles utilizam com maior frequência. A partir disso é que você deve selecionar uma, duas ou, no máximo, três para começar. Entenda como a rede funciona, teste as funções e foque apenas nelas por enquanto.
Saiba quem é a sua audiência
Você precisa conhecer o seu público para escolher a melhor rede social para usar, não é mesmo? Mas esse conhecimento ainda precisa ser usado na hora de criar toda a sua estratégia de gestão das páginas criadas.
Portanto, saiba quem é a sua audiência, com quem você quer conversar. Isso porque toda a sua estratégia deve ser baseada no que chama a atenção dessas pessoas, na linguagem que elas utilizam, no tipo de conteúdo que consomem. Afinal, se você quer atingir potenciais clientes, é preciso conhecê-los para, dessa forma, buscar meios de interação com eles que efetivamente tragam resultados. Você pode fazer isso utilizando uma série de estratégias e técnicas, entre elas, o mapa de empatia.
Defina objetivos específicos de acordo com a rede social
Cada rede social tem um tipo de usuário e funciona melhor com um tipo de informação. O Facebook, por exemplo, funciona bem com imagens mas também aceita textos dos diversos tamanhos, vídeos e outros meios de comunicação. Já o Instagram é bem mais visual, funcionando melhor com fotos e vídeos curtos.
Portanto, é importante que você defina objetivos e, inclusive, estratégias específicas para cada uma das redes sociais que serão utilizadas. Afinal, é preciso entender qual a melhor forma de atingir e chamar a atenção do público de acordo com a plataforma que está sendo utilizada.
Crie estratégias para interagir
Você já definiu as redes sociais a serem utilizadas, conheceu o seu público e descobriu o objetivo da comunicação em cada uma das redes. Agora é a hora de colocar a mão na massa e criar estratégias para interagir com essas pessoas.
Você pode criar vídeos que chamem a atenção, postar fotos dos seus produtos, colocar promoções exclusivas e, até mesmo, realizar sorteios. O importante aqui é descobrir a melhor forma de trazer o público para perto, conversar com essas pessoas e promover uma interação com elas.
Produza conteúdos relevantes
Para chamar a atenção, a sua rede precisa ter conteúdo e ele deve ser relevante para o seu público. Isso que dizer que você precisa criar conteúdos que façam sentido para as pessoas com quem você quer conversar, que sejam realmente interessantes para elas.
Aqui vale recorrer ao estudo sobre os seus clientes de novo. Afinal, é ali que você vai encontrar as informações necessárias para entender o que é um conteúdo relevante para o seu público específico. A partir daí, é hora de criar conteúdos para preencher as redes!
Tenha um calendário de publicação
Não adianta ter uma página no Facebook se você nunca posta nada ou atualiza. A falta de atividade faz com que as pessoas esqueçam da sua página, deixando de interagir com ela.
Dessa forma, é importante que você tenha um calendário de publicação. Nele você deve deixar claro quais são os dias nos quais você publicará em cada uma das redes sociais, qual o tema e o tipo de conteúdo para cada um e, até mesmo, o melhor horário para soltar o conteúdo.
Esse calendário será o seu guia, resumindo o principal da sua estratégia de marketing das redes sociais.
Utilize softwares de apoio
A tecnologia pode ser utilizada a seu favor nesse momento. Isso porque existem softwares que são capazes de ajudar você a criar uma estratégia de gerenciamento das redes sociais, mapear dados, registrar conteúdos e interações dos clientes e, até mesmo, acompanhar o momento de colocar tudo isso em prática.
Portanto, coloca a inovação tecnológica em prática dentro da sua padaria! Aproveite para pesquisas sobre esses softwares e descobrir qual é o que melhor se adapta à sua realidade, de acordo com a sua estratégia.
Esteja atento aos números
Por fim, a gestão das redes sociais, assim como a gestão da padaria como um todo, exige atenção aos resultados, aos números. No caso das redes sociais, o importante aqui é o alcance da sua publicação, ou seja, quantas pessoas viram o conteúdo e quantas reagiram ou, até mesmo, interagiram com ele.
Também pode ser importante analisar esses dados qualitativamente, ou seja, se perguntar quem são as pessoas que seguem a sua página e interagem com os seus conteúdos. Com todo esse processo você é capaz de mensurar, de forma objetiva, o sucesso da sua estratégia de gestão de redes sociais.
Caso perceba que não está alcançando pessoas o suficiente ou que não alcança o público que deseja, pode ser a hora de rever todo o processo, identificando e corrigindo falhas de forma a potencializar o sucesso.
Se prepare caso receba um feedback negativo
Assim como qualquer estratégia de gestão de um negócio, estar presente nas redes sociais gera riscos. O principal deles é em relação ao feedback negativo de clientes, o que pode prejudicar a sua marca no mercado.
É impossível evitar um feedback negativo. Afinal, existem clientes que não se identificam com a forma como a sua padaria funcionam e, com isso, podem comentar nas redes sociais. O importante aqui é estar preparado para lidar com esse tipo de reação.
Nesse momento, se coloque no lugar do cliente e busque entender qual a demanda dele que não foi atendida. Responda com educação e calma. Tente resolver o problema do cliente e aproveite para explorar o problema e entender como você pode fazer melhor da próxima vez.
Como melhorar o alcance das redes sociais da sua padaria ou confeitaria?
Você criou uma página e está postando conteúdo lá, mas quando analisa os números, percebe que não alcança a quantidade de pessoas que deseja. Como resolver esse problema?
Continue a leitura e descubra agora algumas dicas para melhorar o alcance e fazer a sua página bombar nas redes sociais!
Cuide do visual da página
Para ganhar alcance nas redes sociais, é importante contar com uma página atrativa para os seus clientes. Portanto, o visual da página precisa ser impecável, de forma a chamar a atenção do público para o seu negócio.
Isso significa que é importante colocar fotos de qualidade, tanto no perfil quanto nas publicações, que evidenciem o que você tem de melhor na sua padaria ou confeitaria. Também aproveite para montar uma página o mais personalizada possível, investindo em uma identidade visual da sua marca para ganhar coerência e harmonia nas publicações.
Certifique-se de que colocou todas as informações
Imagine que alguém encontrou a sua página no Instagram e ficou interessado nos seus produtos. Porém, não sabe onde a sua padaria fica ou não sabe se ela está aberta ou fechada no momento que ele deseja ir. Isso desencoraja a pessoa a ir até o seu negócio para conhecer.
Dessa forma, é essencial que você se certifique de que colocou todas as informações necessárias para o cliente na página. Preencha todos os dados, incluindo localização, telefone, horário de funcionamento e mais dados adicionais que podem facilitar a vida do consumidor.
Faça postagens chamativas
Você que atua no setor alimentício há anos já sabe que o visual dos seus produtos faz muita diferença para os clientes. Afinal, o paladar tem uma relação bastante íntima com a visão, sendo que ela é responsável por despertar aquela vontade incontrolável de consumir um pão, bolo ou doce que você comercializa.
Portanto, faça postagens chamativas na sua página. Tente chamar a atenção do consumidor com fotos dos seus produtos e do estabelecimento. Além disso, mesmo em um conteúdo escrito, busque usar frases de impacto, que realmente atraia o cliente para a sua página.
Use a localização no mapa
Quando você abre o mapa do Google Maps pode perceber que vários estabelecimentos estão listados, indicados no mapa. Agora imagine que alguém vai até o bairro para fazer uma entrevista ou encontrar um amigo. Essa pessoa pode ver a sua localização no mapa e aproveitar para dar uma passada na padaria e conhecer o estabelecimento.
Portanto, aproveite esse recurso e coloque o seu negócio no mapa. Existem diversos mapas diferentes, como o do Google, Waze, entre outros. Cada um deles tem uma política para mostrar as lojas de determinada região e vale a pena consultar para ver se é uma opção viável para você. Aproveite para incluir o link das suas redes sociais na descrição do seu negócio.
Estimule respostas do público
Quando se fala em redes sociais, o ideal é que seja uma relação de troca. Isso significa que você posta uma foto ou artigo e, idealmente, os seguidores respondem, comentam ou reagem à publicação.
A boa notícia é que existem formas de estimular a resposta do público. Você pode, por exemplo, colocar uma pergunta instigante na descrição de determinada foto como, por exemplo, “Você sabe qual o sabor desse bolo?” ou “Alguém sabe que tipo de pão é esse?”.
Também é possível estimular essa resposta por meio de promoções ou sorteios. Uma opção é oferecer uma promoção para quem apresentar a foto postada na loja. Dessa forma, você estimula as pessoas a responder e, até mesmo, marcar os amigos para que também aproveitem o benefício. Também é possível vincular um sorteio às respostas de determinada postagem, sorteando um entre os seguidores que responderam ou marcaram um amigo para ganhar uma cesta de pães, por exemplo.
Cuide dos seus seguidores
Os seus seguidores vão responder às postagens e podem, inclusive, mandar mensagens privadas para solucionar dúvidas ou ter mais informações sobre o funcionamento do negócio. Para melhorar o seu alcance, é importante que você cuide dessas pessoas, tratando-as com respeito e carinho.
Isso significa que você deve sempre ser cordial e amigável na hora de responder às pessoas nas redes sociais. Responda às dúvidas que surgirem ou comentários interessantes. Incentive-os a continuar interagindo com a sua loja. Mesmo que não seja possível responder todos rapidamente, é importante fazer isso para mostrar que você se importa com os seus clientes.
Considere a utilização de anúncio pago
Existem anúncios pagos, como é o caso do Facebook Ads. Cada um tem um tipo de funcionamento e exigem um investimento financeiro. Porém, se for possível, pode ser importante considerar essa como uma das estratégias de gestão de redes sociais da sua padaria.
Isso porque o objetivo dos anúncios é, exatamente, aumentar o alcance da sua página. Dessa forma, quando você contrata esse serviço, você atinge mais pessoas do que normalmente atingiria — o que é chamado, na linguagem das redes sociais, de fluxo orgânico. É possível inclusive, colocar o seu negócio no Google, no topo dos resultados das buscas!
Nesse artigo você aprendeu tudo sobre a gestão de redes sociais para padarias e confeitarias. Entendeu quais são as melhores práticas para realizar esse processo, como aumentar o alcance da sua página e, até mesmo, os benefícios que uma boa gestão de redes sociais pode trazer para o seu negócio. Portanto, comece agora mesmo a planejar a sua estratégia nas redes sociais e aproveite todas as vantagens que isso pode trazer!
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