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Quais são as competências necessárias para ser um bom gerente?
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A gerência é uma tarefa que envolve muitas responsabilidades, como a supervisão de equipes, controle de indicadores e resultados, lidar com conflitos, dificuldades e desenvolvimento dos funcionários e da empresa.
Afinal, como ser um bom gerente? Como desempenhar esse cargo com excelência? A gerência é uma tarefa que envolve muitas responsabilidades, como a supervisão de equipes, controle de indicadores e resultados, lidar com conflitos, dificuldades e desenvolvimento dos funcionários e da empresa.
Para isso, é imprescindível que o indivíduo tenha algumas habilidades e competências que são necessárias para desempenhar esse cargo tão importante para o crescimento de um negócio. Se você precisa contratar um gerente para sua padaria ou é quem desempenha esse papel, confira a seguir algumas atribuições importantes.
Planejamento e organização
A organização e a capacidade de fazer planejamentos é uma habilidade importante para qualquer tipo de cargo, mas como gerente são duas competências fundamentais para o sucesso dos processos e, consequentemente, da empresa.
Já imaginou um gerente de padaria totalmente desorganizado? Que não consegue instruir os repositores quanto à organização das mercadorias nas prateleiras ou que não consegue manter um cronograma e gestão de matérias-primas, por exemplo?
Além de manter a ordem do estabelecimento, o gerente precisa ter um bom planejamento de suas tarefas para que não deixe de pagar as faturas, fornecedores, salários, impostos e despesas da padaria.
Essas competências também são essenciais para que o gerente consiga gerenciar as contas a receber para garantir que ninguém deixou de pagar o que deve, evitando os prejuízos na empresa. Então fique de olho nisso para evitar problemas no futuro.
Conhecimento da área de atuação e dos processos
Como ser um bom gerente se você não conhecimento da sua área de atuação e segmento da empresa em que trabalha, não é mesmo? Sendo assim, é imprescindível que, para ser um profissional de excelência, o gerenciamento da empresa fique por conta de uma pessoa capacitada, bem treinada e que tenha completo conhecimento sobre a função que exerce, processos que devem ser feitos e tarefas que precisam ser realizadas diariamente.
O mercado tem mudado a todo o momento, com uma velocidade impressionante. Os métodos de gerenciamento ficam ultrapassados em pouco tempo e logo surgem novos estudos e estratégias para otimizar e melhorar os resultados de uma empresa.
Com isso, além de o gerente precisar ter aptidão e experiência de gestão e administração, é preciso que busque sempre por atualizações, novos conhecimentos, procure por cursos de reciclagem e que incentive a sua equipe a fazer o mesmo.
Resiliência
A resiliência é definida como a capacidade de retornar à sua condição e forma inicial após passar por condições extremas. Portanto, é a habilidade de seguir em frente e resolver os problemas em meio às adversidades e obstáculos que encontra no dia a dia.
A rotina de um gerente é repleta de desafios, frustrações e resultados que acontecem diferente do que se espera. No entanto, é preciso que o gerente tenha resiliência nesses tipos de situações para que elas não ocorram novamente. Para isso, é importante que o setor da gerência tenha a capacidade de:
- não ter medo de receber críticas;
- sempre tentar de novo;
- implantar novas estratégias para não cometer os mesmos erros;
- ensinar e ajudar os funcionários a serem mais resilientes.
Além disso, quando um gerente é resiliente, toda a organização estará mais motivada, criando um ambiente construtivo, saudável e de superação das dificuldades.
Capacidade e facilidade de comunicação
Como ser um bom gestor sem saber se expressar e conversar, não é mesmo? O cargo de gerência é aquele que vai instruir, treinar, ajudar e supervisionar diversas tarefas dos funcionários. Sendo assim, é preciso ter facilidade em comunicar-se com os outros e ter clareza nas ideias que quer transmitir.
Para isso, o indicado é ser o mais objetivo possível e evitar muitos rodeios na conversa para garantir que o colaborador entendeu o que você queria transmitir. Além disso, para ter uma boa e direta comunicação, o gestor deve saber ouvir e interpretar as reclamações, dores e necessidades do funcionário. Assim, conquistará a confiança deles e permitirá um ambiente mais agradável e com bons resultados.
Confira a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar nisso.
Simpatia
Usar um tom amigável, simpático e tranquilo tem a capacidade de encorajar o outro, fazendo com que o funcionário se sinta mais confiante em expressar suas dúvidas ou angústias. Essa dica também vale para a comunicação por e-mail e telefone.
Linguagem corporal
A comunicação não verbal também precisa de atenção para conseguir expressar o que deseja. O contato visual, a gesticulação das mãos e até mesmo o tom de voz são capazes de ajudar ou dificultar a compreensão do outro. Então, olhe nos olhos de quem está dialogando com você e sempre mostre que está focado e interessado no assunto.
Empatia
A empatia, assim como a resiliência é uma capacidade humana. Nesse caso, trata-se de saber se colocar no lugar do outro. Em comércios, como as padarias e panificadoras, um gerente lidará com pessoas o tempo todo. São clientes de diferentes perfis e colaboradores com personalidades distintas.
Compreender a dor do outro como se fosse a sua é a melhor maneira de chegar às soluções rápidas e justas para ambas as partes.
Raciocínio rápido
Em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas acontecem situações, problemas, dúvidas e erros a todo o momento. Cliente não gosta e não deve ficar esperando. Um pedido de desculpas sem uma solução ou resposta não resolverá o problema dele.
Então, para ser um bom gerente é importante ter raciocínio rápido, ter eficiência na resolução de impasses e proatividade ao executar as mais variadas atividades. Acabou uma matéria-prima ou produto antes do previsto? O gestor deverá pensar em possibilidades imediatas para agir e resolver o problema.
A resposta de como ser um bom gerente está na dedicação e desenvolvimento dessas habilidades e capacidades que citamos. Elas são imprescindíveis para ter sucesso no trabalho e na empresa. Afinal, a gerência é um dos cargos que está diretamente ligado aos resultados das vendas, pois, é ele quem busca bater metas, gerenciar equipes e resolver problemas que prejudicam o lucro do empreendimento.
Algumas estratégias são fundamentais para o crescimento do seu negócio. Quer saber quais são? Então confira as nossas 6 dicas de gestão para ter uma padaria de sucesso!
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